Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. parlamentares, aqueles que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital e os que nos acompanham neste recinto.
Sr. presidente, gostaria de tocar, nesta tribuna, num assunto que, tenho certeza, é extremamente importante não apenas para mim, mas para todos os parlamentares desta Casa, que é a passagem dos 161 anos do município de Blumenau, comemorados no dia de amanhã, 2 de setembro.
Por que digo isso? Porque se trata de um povo que construiu uma cidade forte, um povo trabalhador, um povo organizado, que tem objetivos e metas, mas que, acima de tudo, vem superando os inúmeros desafios que surgiram desde sua colonização até os dias de hoje.
Refiro-me mais especificamente à catástrofe de 2008. É claro que não há como não ver os seus reflexos até hoje, mas quem lá chega não pode nem imaginar o que aconteceu naquele ano trágico, quando várias vidas foram perdidas e a região ficou com muitas seqüelas graves.
Ressalto o jeito de ser do blumenauense, o jeito forte de reagir aos percalços, seja ele nascido em Blumenau ou tenha adotado aquela cidade para viver. E por isso quero deixar aos blumenauenses de coração e aos de nascimento os meus parabéns, porque Blumenau a cada dia orgulha mais, srs. parlamentares, não apenas Santa Catarina, mas todo o Brasil.
O Sr. Deputado Dado Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não, deputado Dado Cherem.
O Sr. Deputado Dado Cherem - Deputado Jean Kuhlmann, cumprimento a nossa bela cidade de Blumenau através de v.exa., que é um representante legítimo daquele povo, ungido que foi pelas urnas. E aproveito a oportunidade para externar os meus cumprimentos a todo o povo blumenauense, através do prefeito João Paulo Kleinübing.
Deputado, quando acabei a minha pós-graduação, em 1984, fui trabalhar no Hospital Santa Catarina e na prefeitura de Blumenau. Durante um ano convivi com aquele povo aguerrido, que tantas e tantas dificuldades e intempéries climáticas tem enfrentado nos últimos anos.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Deputado, a cidade de Blumenau tem uma característica muito forte, que é o jeito do seu povo maravilhoso, trabalhador, que sabe superar os desafios.
Tenho certeza de que, hoje, uma nova história começa a ser escrita, pois o prefeito João Paulo Kleinübing vem trabalhando muito e a cidade já conseguiu resolver muitos problemas na área da saúde e da educação. Ainda existem muitos problemas, mas o prefeito vem trabalhando no sentido de equacioná-los.
Os próximos gestores de Blumenau terão um grande desafio pela frente, que é a questão estrutural da cidade, a questão viária, ou seja, possibilitar o crescimento da cidade para a região norte, permitir o seu desenvolvimento, propiciando qualidade de vida ao seu povo. Para isso, haverá necessidade, sim, de fortalecer o projeto Blumenau 2050, e não somente até 2050, mas fazer um planejamento para 100 anos, quando a cidade terá 500 ou 600 mil habitantes. Temos que trabalhar com essa visão e esse é o grande desafio.
Nessa data de comemoração do aniversário de Blumenau precisamos não apenas comemorar o que já se construiu, mas parar para pensar o que temos que fazer para que a cidade tenha uma visão de longo prazo, garantindo segurança, saúde, educação e, acima de tudo, qualidade de vida a todos os blumenausenses no futuro.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar v.exa., eminente deputado, pois conheço o povo guerreiro do município de Blumenau, que supera problemas graves como as enchentes e continua trabalhando e reconstruindo.
Blumenau realmente é uma cidade que orgulha todos os catarinenses. Sou do sul de Santa Catarina, mas conheço a coragem daquele povo para superar qualquer problema e contribuir com o processo de desenvolvimento do nosso estado.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, aproveito para abordar outro assunto que também tem a ver com o aniversário de Blumenau. Entre as comemorações dos 161 anos de emancipação, destaca-se a Gincana Cidade de Blumenau. Assim, cumprimento todos os participantes da 19ª edição da Gincana Cidade de Blumenau, pois esse evento, srs. parlamentares, serviu de exemplo para várias cidades do Brasil - Curitiba, Fortaleza e Barueri -, que criaram suas gincanas espelhando-se na nossa.
A primeira edição da Gincana Cidade de Blumenau teve a participação de 366 jovens; já este ano mais de mil jovens se inscreveram e formaram 16 equipes. Foi uma grande expressão de alegria e de diversão, mas, mais do que isso, a Gincana Cidade de Blumenau tem um cunho cultural, de valorização da história do município, e um cunho social, de ajuda às entidades do município e ao próximo.
Para os srs. parlamentares terem uma ideia do que estou falando, para todos os catarinenses que nos acompanham saberem qual a importância desse evento, que é muito mais do que uma integração de jovens, é a valorização social no municípios, este ano os cerca de mil jovens arrecadaram mais de nove toneladas de alimentos, que foram destinados a 19 entidades sociais do município.
Havia uma prova que obrigava que os componentes das equipes doassem sangue para o banco de sangue da cidade. Mais de 400 jovens fizeram a doação em nome da Gincana Cidade de Blumenau. Além disso, mais de seis mil itens de higiene e limpeza foram arrecadados para as entidades sociais do município.
Então, quero realmente parabenizar todos os gincaneiros, que demonstraram grande espírito esportivo; quero agradecer ao governo do estado, que ajudou com R$ 50 mil para que a gincana pudesse sair do papel; e quero parabenizar a prefeitura de Blumenau, através do prefeito, que disponibilizou a estrutura da Vila Germânica. Enfim, quero agradecer e cumprimentar todos aqueles que participaram, não importando se o fizeram financeiramente ou com trabalho voluntário, pois o importante não é o tamanho da ajuda, mas a vontade de ajudar o próximo.
Nesse evento fazemos com que o jovem aprenda a valorizar as nossas entidades sociais e a ter, cada vez mais, amor por Blumenau, uma cidade que nos orgulha e mostra o quanto vale à pena ter nascido lá ou tê-la escolhido para viver!
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)