Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2008
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sra. deputada Ana Paula Lima, nobres deputadas e srs. deputados, quero aqui primeiro agradecer a manifestação de todos os parlamentares favoráveis à moção.
Realmente, deputado Joares Ponticelli, como v.exa. colocou aqui, muitas vezes o presidente da República termina assinando um ato motivado por burocratas que ficam presos num gabinete e não conhecem os sentimentos da população. E aí a luta dos deputados de Joinville: Darci de Matos, Kennedy Nunes e Nilson Gonçalves. Inclusive eu, quando secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, vi isso de perto e senti a angústia da população, dos comerciantes, daquelas pessoas que tiram daquela região o sustento econômico da sua família, eis que não vivem trancadas num gabinete em Brasília simplesmente despachando questões burocráticas.
Vi essa angústia e tenho a certeza de que a colocação do deputado Joares Ponticelli é pertinente, quando leva o problema para o estado como um todo em outras áreas. A questão dos campos de altitude é algo que tem que ser debatido não apenas por esta Casa, mas, acima de tudo, por quem quer o bem no futuro de Santa Catarina.
Não podemos admitir que apenas algumas pessoas, que entendem que preservar por preservar irá salvar este estado, decidam. É necessária, sim, a preservação, agora não só a preservação do meio ambiente, mas, acima de tudo, a preservação da condição de sustento da família catarinense. E a preservação através do desenvolvimento econômico e com as questões ambientais, gerando aí, sim, qualidade de vida para todos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)