Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/02/2007
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sra. presidente, srs. deputados e deputadas, ocupo pela primeira vez a tribuna desta Casa Legislativa e aqui quero, com muito orgulho, inicialmente, saudar todos, mas de forma muito especial quero agradecer ao Arquiteto do Universo e a todos aqueles que possibilitaram a este deputado estar utilizando a tribuna neste momento, depois de ter conquistado nas urnas 38.047 votos. Quero de forma especial agradecer a minha família e de forma reverenciosa a minha esposa, eterna guerreira e companheira, que foi fundamental em todo o meu processo eleitoral, desde a minha primeira eleição, como candidato a vereador.
Quero agradecer à equipe de trabalho, que sempre esteve ao nosso lado, aos amigos, aos companheiros do PFL e, por que não, aos companheiros democratas agora, deputado Cesar Souza Júnior, ao nosso Partido Democrata, que muito nos orgulha com sua atitude. E também agradecer a todas as comunidades, às associações de moradores, às APPs, às entidades e organizações não-governamentais; àqueles que estiveram ao nosso lado desde o primeiro mandato de vereador, desde a primeira eleição, quando tive a oportunidade de me eleger vereador com 3.242 votos. Reeleito vereador em 2004, tornei-me o vereador mais votado da história de Santa Catarina, e hoje estou aqui ocupando esta tribuna com os companheiros deputados.
Realmente, quero agradecer a todos, pois é a união que faz a diferença e possibilita-nos estar aqui, neste momento. Juntos conseguimos um mandato de deputado estadual não para sentar numa cadeira confortável e olhar a banda passar, mas, sim, para trabalhar muito em prol do povo catarinense, daqueles que necessitam de um Parlamento forte, daqueles que necessitam do retorno do seu tributo de maneira a garantir a qualidade de vida que o povo merece.
Quero aqui lutar muito pela comunidade e, de forma muito referencial, pela comunidade do Vale do Itajaí, para a qual pretendo fazer várias ações e trabalhar muito neste Parlamento e até, se assim for o desejo do governador e da bancada do PFL, junto à futura secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Lutar como já fizemos no mês de janeiro, quando estivemos na secretaria de Desenvolvimento Sustentável, deputado Peninha, e fomos até o município de Rio do Sul, junto com o governador, assinar uma autorização para que fosse feito o edital de reforma e recuperação das barragens do Vale do Itajaí, buscando realmente uma solução para aquela comunidade com relação às cheias. Lutar pelo sistema de telemetria, para que possamos, de forma definitiva, resolver os problemas das cheias, que é algo muito sério para a comunidade do Vale do Itajaí.
Quero também reafirmar o meu compromisso de garantir algumas questões por que lutei durante a campanha e assumir, publicamente, por exemplo, a manutenção de um simples escritório para atender a comunidade no Vale do Itajaí. Mas manter, deputado Piriquito, um escritório aberto, para que as pessoas mais humildes possam saber onde encontrar o seu deputado, para que elas possam saber onde reivindicar, como cobrar algo, não tendo condições de vir até aqui fazer essa cobrança.
Aí está o papel do deputado, ou seja, o de estar ligado e próximo à comunidade. Tem que haver esse compromisso. E eu tenho esse compromisso de manter um escritório aberto para atender não só o povo catarinense aqui na Assembléia Legislativa, mas também a comunidade do Vale do Itajaí e do município de Blumenau.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não, com muito prazer.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Sr. deputado Jean Kuhlmann, fico muito satisfeito em ouvi-lo. Primeiramente, gostaria de dizer que quando v.exa. teve aquela votação espetacular como vereador do município de Blumenau, terminei perdendo, na verdade, aquela primazia que tinha de ter feito na época, em 1996, 7.500 votos. V.Exa. superou a minha marca e quero parabenizá-lo por isso, como também pela sensibilidade que v.exa. tem e está demonstrando nessa tribuna, em relação ao social, em relação às pessoas menos favorecidas.
A intenção de v.exa. de abrir um escritório para atender a comunidade, para estar mais próximo dela, é uma coisa fundamental, porque v.exa. vai ter a possibilidade de conviver, de forma mais próxima, mais amiúde, com os problemas do povo. Faço isso desde o meu primeiro dia como vereador, em 1992; estou indo para o quinto mandato consecutivo e nunca mais fechei meu escritório. Tanto é verdade, que agora no final deste mandato, quando me reelegi, no dia 3 de outubro e no dia 5 de outubro, o escritório já estava aberto e continua aberto, pois estamos trabalhando.
Parabéns por sua iniciativa! É de pessoas como v.exa. que a nossa comunidade, principalmente aquela carente, precisa.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Agradeço o aparte de v.exa., deputado Nilson Gonçalves.
Quero dizer que realmente um parlamentar manter um escritório aberto para atender a comunidade, não só no período eleitoral, mas sempre, todos os dias do ano, todos os dias de seu mandato e do seu trabalho público é fundamental para manter a sintonia com as necessidades da população. E aí, sim, vir para este Parlamento, para uma secretaria, para o exercício de sua atividade e fazer aquilo que é o anseio mais premente de toda comunidade catarinense e da comunidade da sua região.
Também pretendo lutar muito por outras questões que são fundamentais como a da ampliação do número de policiais. E o deputado Sargento Amauri Soares sabe que existe essa necessidade em todo o nosso estado, pois segurança se faz com policial na rua.
Por isso, quero realmente agradecer a todos e, de forma muito carinhosa, novamente agradecer à minha família e àquelas pessoas que acreditaram no então vereador Jean Kuhlmann, pois, com certeza, sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas quando sonhamos em conjunto esse sonho se torna realidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)