Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2014
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, público presente nesta sessão, quero, nesta manhã, trazer um assunto não muito agradável também, sobre o qual temos falado de forma constante e que inclusive já foi até motivo de aprovação da Indicação n. 0815/2013, aprovada em 11 de dezembro nesta Casa, solicitando ao governo do estado reparação urgente e a melhoria em vários trechos da SC-108.
E um dos argumentos desta indicação, deputado Padre Pedro Baldissera, é justamente de que naquele local da SC-108, nos últimos seis meses do ano passado, ocorreram vários acidentes, sete acidentes graves só naquele local.
E nos sete acidentes, já nos últimos seis meses do ano passado, havia cinco vítimas fatais. Ontem, por infelicidade, novamente neste trecho da rodovia SC-108 que liga Blumenau a Massaranduba, próximo a vila Itoupava, à tarde, houve um acidente com uma vítima fatal. Faleceu um senhor de nome Fernando Schroeder, às 16h. À noite, no mesmo local, na mesma área, na mesma região, um novo acidente envolvendo um caminhão de cebola e um ônibus, com três vítimas fatais.
Ou seja, aquela indicação que nós aprovamos nesta Casa, falando dos sete acidentes com cinco vítimas fatais, infelizmente temos que alterar agora para pelo menos nove acidentes com nove vítimas fatais.
É lamentável a situação naquela localidade, e eu quero aqui pedir ao presidente do Deinfra, Paulo Meller, ao secretário Cobalchini, que realmente analisem com cuidado essa indicação aprovada por esta Casa, porque o local é muito perigoso.
O local é extremamente perigoso e existe lá uma lombada eletrônica que por decisão judicial está desativada, deputado Kennedy Nunes. É o processo das lombadas que desde 2006 não tem nenhuma decisão judicial e a Justiça determinou que a lombada ficasse desligada. Infelizmente, nada é feito nesse sentido e a Justiça não permite que o Deinfra religue as lombadas eletrônicas, então acontece o que aconteceu.
Por causa da burocracia, as pessoas estão morrendo, as pessoas estão sendo vitimas fatais de acidentes. Um ônibus, que não tinha nada a ver com a história, encontrou um caminhão de cebola desgovernado, matando três pessoas. E isso acontece de forma constante.
Então, eu quero pedir ao presidente do Deinfra, Paulo Meller, que realmente olhe com atenção e que apresente para o governador uma proposta concreta para resolver o problema. Não apenas com lombada eletrônica, mas também com a questão da mudança do traçado, a questão da melhoria da pista, enfim, tudo o que for preciso ser feito para acabar com os acidentes que acontecem naquele local deixando vitimas fatais.
Nenhum investimento, nenhum dinheiro do mundo paga as nove vítimas que aconteceram recentemente neste local, ou paga as quatro vitimas do dia de ontem. Nenhum dinheiro do mundo vai trazer essas pessoas de volta.
É por isso que quero, encarecidamente, pedir ao presidente do Deinfra que apresente de forma urgente uma solução para que o governador possa buscar o recurso e resolver o problema. Não podemos mais permitir que pessoas venham a falecer naquele local e que acidentes aconteçam como estão acontecendo.
Eu estou falando aqui dos acidentes de ontem e do ano passado considerando a estatística dos últimos anos. Assim que tiver isso em mãos, deputado Padre Pedro Baldissera, eu quero apresentar, porque com certeza serão muito mais que nove vitimas, que nove acidentes. Vai passar muito longe desse número.
Eu quero fazer este apelo ao presidente do Deinfra para que isso não volte a acontecer. Mas, para que não aconteça, tem que haver uma atitude concreta. Os técnicos do Deinfra têm que apresentar um projeto para o governador como resposta desse documento que nós aprovamos já em dezembro do ano passado, exatamente no dia 11 de dezembro. Assim, poderemos cobrar do governador para que ele execute esta obra que, com certeza, é muito mais importante do que muitas obras que estão no Pacto por Santa Catarina, que são obras fundamentais e obras importantes.
Se nós estamos vivendo neste momento o maior pacote de investimentos da história de Santa Catarina, graças ao trabalho feito pelo governador Raimundo Colombo, graças ao equilíbrio das contas do estado, graças ao trabalho bem feito por vários técnicos, com certeza, neste maior pacote de investimentos da história de Santa Catarina pode constar uma obra que vai salvar a vida de muitos catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)