Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 104ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/12/2007
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, nobres deputadas e deputados, quero cumprimentar o público que nos acompanha aqui presente e também nas suas residências.
Primeiramente, quero agradecer aos companheiros desta Casa Legislativa pela confiança depositada neste parlamentar, que retornou há poucas semanas ao plenário deste Poder, e até pela condução à Presidência da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, sendo que lá estarei atuando juntamente com os deputados Joares Ponticelli, Dirceu Dresch, José Natal, Elizeu Mattos, Renato Hinnig e Professor Grando, ex-prefeito da capital.
Portanto, é uma alegria muito grande coordenar os trabalhos dessa comissão, sendo que teremos grandes desafios pela frente. Temos certeza, nobres deputados, de que essa comissão vai trabalhar muito!
Sabemos que está para ir ao debate o Iprev, e certamente será uma discussão forte, intensiva, mas que vai ser algo extremamente importante não apenas para o servidor público, mas também para o estado de Santa Catarina. Com certeza, vai haver a necessidade de envolvimento de todo o Parlamento e de toda a sociedade nessa discussão. Mas, através dessa comissão, juntamente com os demais deputados, tenho certeza de que faremos um grande trabalho.
Queremos aqui, nesta tarde, relatar algo que fizemos durante o ano todo junto à secretaria de estado do Desenvolvimento Sustentável, que foi a coordenação dos trabalhos - e houve a exigência, por parte do governo, de que houvesse realmente um trabalho efetivo - de prevenção e do controle na questão das enchentes no vale do Itajaí, deputado Kennedy Nunes, que, historicamente, sofre com esse problema.
E sofreu não só nos anos de 1980, mas desde a existência da colonização do vale há problemas sérios com relação à enchente. A comunidade de lá sempre foi afetada, sofreu e teve grandes prejuízos com relação às perdas que aconteceram no caso de uma enchente. Todos nós sabemos que nenhum cidadão pode ir contra a lei da natureza. Agora, o cidadão mais humilde, aquele que sofre o problema da enchente, ser pego de surpresa e ver aquilo que ele levou a vida inteira para construir ser perdido, às vezes, por inoperância do estado, por inoperância das pessoas que fazem parte do governo, é algo lamentável.
Por isso trabalhamos muito e durante este ano conseguimos reativar as obras de recuperação das barragens de: Taió, Ituporanga e Ibirama, em José Boiteux, que são extremamente importantes e vão garantir a segurança para a comunidade do vale do Itajaí.
Conseguimos, recentemente, a assinatura de um convênio entre o governo do estado e a Furb, em Blumenau, para que seja reconduzido e reconstruído todo o processo do sistema de telemetria do vale do Itajaí, que vai reintroduzir o modelo matemático e eficiente para fazer o controle da questão do nível do rio, no caso de grandes chuvas. E aí esse sistema funcionando - e ele deve estar operando daqui a um ano, aproximadamente, a partir do final do ano que vem - vai garantir que o cidadão possa, pelo menos com oito a dez horas de antecedência, saber exatamente qual será o nível do rio no caso de uma chuva muito forte. E ele vai saber se precisa ou não tirar os seus pertences da sua residência.
O Sr. Deputado Edson Piriquito - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KULHMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Edson Piriquito - Deputado Jean Kulhmann, o assunto que v.exa. traz à baila neste momento tem uma pertinência tremenda. Infelizmente, hoje presenciamos um fato muito triste na cidade que eu resido, Balneário Camboriú, o que demonstra, sem dúvida nenhuma - e é claro que, às vezes, as intempéries pegam de surpresa e acabam sendo um pouco mais acentuadas -, a falta de planejamento na cidade. Pontos críticos tornaram-se crônicos ao longo de 20 anos do PSDB no comando dos trabalhos político-administrativos. Ao invés de receber uma solução, ficou demonstrado, no dia de hoje, que as coisas pioraram na região do shopping novo, dos bairros dos Estados, dos Municípios e das Nações. É lamentável que tenhamos que presenciar e viver com essa falta de responsabilidade dos administradores públicos na falta de execução de políticas públicas que venham dar uma resposta a nossa comunidade, ao nosso povo, a nossa gente.
Eu me solidarizo com o assunto que v.exa. traz. É claro que gostaria que fosse realizado todo um trabalho para que se conseguisse vencer esse grande problema, inclusive da perda do bem mobiliário da comunidade.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Obrigado, deputado Edson Piriquito.
Quero dizer a v.exa. e aos demais parlamentares que o nosso trabalho não foi apenas na questão da enchente. Por exemplo, conseguimos, durante o ano, a assinatura de convênios para fazer o sistema de telemetria, a modernização de todo esse processo para que o morador do vale do Itajaí possa ser avisado sobre o nível do rio; para não só a questão da recuperação das barragens, mas também a questão do PI5, na Fortaleza, em Blumenau, sendo que tivemos, em três processos, um investimento superior a R$ 5 milhões em parceria com as instituições universitárias e com os próprios governos federal e estadual.
Mas em todo o vale do Itajaí, deputado Edson Piriquito, desde o alto vale até a foz, no vale, nós temos esse problema, e há necessidade, sim, de que o governo não apenas inicie esse processo. Por isso nós, através da tribuna deste Parlamento, com o apoio de todos os parlamentares, temos que cobrar a sua continuação para que ele possa ser concluído, pois daí, sim, poderemos garantir à comunidade dessa região muita segurança.
Quero aqui também registrar a alegria que tive no momento em que obtive, na última semana, um certificado no Instituto Pódio, devido a uma pesquisa realizada em Blumenau, como o político mais atuante daquela cidade. Portanto, agradeço à comunidade e ao Instituto por essa homenagem que, com certeza, veio em boa hora, mostrando o nosso trabalho...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)