Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/05/2012
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. parlamentares, srs. parlamentares, cumprimento a todos que nos acompanham pelo plenário e pela Rádio Alesc, pela TVAL em suas residências, cumprimentando também toda comunidade do estado de Santa Catarina.
Quero fazer um registro e parabenizar o nosso jornalista e escritor Moacir Pereira que ontem esteve no município de Blumenau fazendo o lançamento de um livro de autoria do advogado César Pasold.
Um livro que mostra não a biografia de Moacir Pereira, mas que mostra a questão de ele escrever, o seu jeito de produzir as matérias, o seu estilo jornalístico e mostra realmente que ele é, sem dúvida alguma, o jornalista mais completo deste país. É o único jornalista, srs. parlamentares, que consegue ao mesmo tempo unir seis tipos de mídia no seu trabalho diário, desde a questão da escrita de livros, a produção de artigos jornalísticos, até a questão da mídia eletrônica, de como trabalhar com o twitter ou com o blog.
Moacir Pereira é um jornalista completo, e o trabalho feito e lançado ontem, no município de Blumenau, pelo jurista César Pasold, mostra realmente a capacidade e a forma de trabalho desse grande jornalista.
Então, quero aqui parabenizar o autor pelo belíssimo livro que mostra realmente a trajetória do referido jornalista e mostra, de forma científica, a evolução da sua escrita e a importância do seu trabalho não somente para a história de Santa Catarina como para o engrandecimento da imprensa brasileira.
Por isso, além de parabenizar o professor e advogado César Pasold, quero aqui também parabenizar o nosso querido amigo Moacir Pereira por sua trajetória, por seu desempenho como jornalista. E aqui quero aproveitar e repetir uma frase dita ontem - a deputada Ana Paula Lima estava presente naquele momento comigo e com o prefeito João Paulo Kleinübing -, em que o autor do livro, professor César Pasold, disse que tinha um sonho, o qual falou para Moacir Pereira. E esse grande sonho é de que daqui a 20 anos, 30 anos, 40 anos as crianças, os jovens, as pessoas que estiveram estudando jornalismo ou quiserem ter alguma referência sobre o jornalismo catarinense e a imprensa nacional possam ir até a biblioteca e dizer que têm que consultar o livro que fala da vida, dos artigos, do trabalho de Moacir Pereira.
Este é o grande sonho, deputado Ismael dos Santos, v.exa. que também é autor de vários livros, com certeza é o sonho de qualquer autor, ou seja, ser reconhecido no futuro pela sua obra literária, como referência de consulta, uma referência sobre determinado assunto. E esse é o sonho também do professor César Pasold, que no futuro quando os jovens quiserem fazer uma consulta sobre Moacir Pereira, sobre o jornalismo catarinense, consultem essa obra magnífica, muito bem elaborada, que fala de um grande catarinense, de um grande jornalista, de um grande cientista político, de um grande escritor e, acima de tudo, de um grande pai de família, um grande ser humano chamado Moacir Pereira.
Por isso, parabéns ao Moacir e ao professor. Tomara que mais pessoas sigam esse exemplo para que possamos ter mais obras como essa para o bem dos catarinenses.
Quero aproveitar a oportunidade para dizer que infelizmente aconteceu novamente, e agora são 1.333 mortes na BR-470, desde o ano 2000, pois mais um jovem de 21 anos faleceu esta semana, depois de um acidente que envolveu seis veículos. E quero falar novamente que acredito nas palavras e na promessa da presidente Dilma Rousseff, mas não posso deixar de registrar esse acidente na BR-470. É lamentável, pois desde 2000 são 1.333 mortes, pessoas que perderam sua vida por causa de um a acidente na BR-470.
É lamentável e quero dizer que acredito e espero que a presidente Dilma Rousseff possa fazer com que todos os órgãos envolvidos, o ministério dos Transportes, o Ibama, consigam ajudar a presidente a cumprir a sua promessa.
Ela veio para Blumenau, fez a promessa que iria duplicar a BR-470, esteve recentemente no sul do estado, estabeleceu um novo cronograma e quero dizer que ficarei muito feliz em poder vir a esta tribuna agradecer à presidente pela obra, porque assim pelo menos não teremos mais 1.333 mortos em cerca de dez ou 13 anos.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Jean Kuhlmann, talvez eu, v.exa. e a deputada Ana Paula Lima sejamos os deputados desta Casa mais cobrados em relação à BR-470, porque, de fato, ela perpassa por todo o território de Blumenau, não apenas pela questão dos trágicos números daquela BR, mas pela questão econômica, porque temos enfatizado aqui que 40% da economia catarinense passa pela BR-470. São quatro mil containers por dia que passam por uma BR que foi projetada para receber dez mil veículos, mas por onde transitam 35 mil/dia. Quer dizer, é realmente impossível e impensável não pensar na duplicação da BR-470.
Eu e v.exa., deputado Jean Kuhlmann, estivemos em Brasília na semana passada e ouvimos a declaração tácita do ministro dos Transportes assumindo o compromisso com o Lote n. 4, de Gaspar a Indaial, para no mês de setembro ser licitado e iniciar as obras até o final do ano, no máximo até janeiro de 2013.
Fico feliz, deputado Jean Kuhlmann, porque o deputado federal Décio Lima esta semana foi aos meios de comunicação e assumiu um papel quase de gerente da obra, dizendo que vai acompanhar passo a passo, ele que está perto da ministra Ideli Salvatti e próximo ao poder. Sendo assim, iremos cobrar dele esse gerenciamento da duplicação da BR-470.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Agradeço o aparte, deputado Ismael dos Santos, e gostaria de dizer que todos somos cobrados, mas faço também uma referência aos deputados federais.
Penso que tanto o deputado Décio Lima, que tem mais proximidade com o PT, com a presidente Dilma Rousseff, quanto o deputado João Pizzolatti vêm fazendo um trabalho de cobrança. E nós parlamentares temos a obrigação de fazer essa cobrança em nome da população do vale do Itajaí, em nome da população catarinense. Tenho certeza de que nós, cinco parlamentares representantes do vale, que acreditamos na promessa da presidente Dilma Rousseff, temos que fazer o papel de cobrança e espero que possamos acompanhar de perto essa obra que não é para um partido político, para um deputado, mas é uma obra que serve a todos aqueles que transitam e que precisam da BR-470 que é, sem dúvida alguma, a obra, hoje, estrutural, com a conclusão da BR-101, mais importante no estado de Santa Catarina. Esperamos realmente que os técnicos do Ibama e do ministério dos Transportes possam auxiliar a presidente Dilma Rousseff a realizar essa obra que é tão falada, tão prometida e que todos os deputados, tanto estaduais quanto federais, vêm lutando e cobrando incansavelmente.
Quero também, aproveitando o restante do tempo que tenho, parabenizar a nossa Universidade Regional de Blumenau, a Furb, o Comitê da Bacia do Vale do Itajaí, por realizar um Fórum de Prevenção de Desastres Naturais que está discutindo as questões dos desastres naturais, levando técnicos para o vale do Itajaí, para que esse assunto seja realmente resolvido, porque se fala muito sobre a implantação e a modernização do sistema de monitoramento e também do sistema de alerta do vale de Itajaí. São os dois assuntos hoje mais discutidos do seminário.
Mas quero parabenizar a Furb, o Comitê da Bacia, os municípios que estão participando desse fórum, porque é somente através dessa discussão em conjunto, de ação coletiva, juntamente com o governo do estado e a Defesa Civil, com o estado fazendo a sua parte, com o governo federal ajudando com recursos, que vamos conseguir fazer alguma ação concreta.
Sobre a questão do trabalho de prevenção de desastres naturais, de enchentes, essas ações não podem ser feitas apenas por uma cidade, mas de forma conjunta por toda a bacia hidrográfica, pelos mais de 50 municípios que envolvem a bacia. Por isso, esse tipo de atitude, esse tipo de seminário, tem que ser valorizado e deve ter também o encaminhamento prático do papel de cada agente público, de cada prefeitura, de cada envolvido no processo, seja ele mais político ou mais técnico, mas cada um tem que terminar o seminário sabendo qual é o seu papel no processo.
Quero parabenizar todos os envolvidos nessa luta e colocar esta Casa à disposição do fórum para que possamos continuar dialogando em conjunto e cobrando as ações do governo do estado e do governo federal.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)