Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, eu gostaria de agradecer a todos a presença e fazer, antes de eu entrar no tema central do meu pronunciamento, alguns registros.
Primeiramente, quero dizer que tive a oportunidade de participar da reunião do Conselho Estadual de Educação, deputado Ismael dos Santos, ocasião em que tomou posse, a convite do sr. governador do estado, Raimundo Colombo, como membro titular do Conselho Estadual de Educação, a pastora Mariane Beyer Ehrat, que foi a primeira pastora sinodal da Igreja Luterana do Brasil que representou o sínodo vale do Itajaí - SLB. Uma pastora realmente que sempre fez um grande trabalho determinado não somente na questão luterana, mas, acima de tudo, um trabalho social. Por isso quero aqui de público parabenizá-la por ser, neste momento, membro do Conselho Estadual de Educação.
Quero dizer, também, que fiquei muito feliz quando vi outras pessoas assumirem o Conselho Estadual de Educação, conscientes efetivamente do posicionamento da importância desse conselho para garantir a qualidade do ensino em nosso estado.
Tenho certeza de que não só a pastora Mariane Beyer Ehrat como também os novos membros e todo o Conselho podem contar com o apoio desta Casa para que se possa estabelecer políticas públicas importantes para a qualificação da educação no nosso estado.
Quero aqui, de púbico, parabenizar a pastora e os novos membros, desejando muito sucesso a todos os membros do Conselho Estadual de Educação, porque tenho certeza de que o sucesso deles representa, acima de tudo, o sucesso do aluno, aquela pessoa que precisa aprender com qualidade. E, além das questões salariais do professor, é preciso que haja um ensino com estrutura, qualidade e tecnologia. E para isso é importante o Conselho Estadual de Educação garantir e aprimorar a forma de ensinar no nosso estado.
Também quero fazer um agradecimento muito especial ao presidente do Deinfra, sr. Paulo Meller. A Vila Itoupava é um bairro cortado pela SC-474, a rodovia Doutor Pedro Zimmermann, que liga Blumenau ao município de Massaranduba. Lá existe um problema muito sério, que é a questão de um trevo onde sempre acontecem acidentes e mais acidentes. Caminhões costumam tombar, e pessoas vêm a falecer naquele local.
Por um pedido da comunidade, há 60 dias tivemos a oportunidade de intermediar junto ao presidente do Deinfra a solicitação de implantação de uma lombada eletrônica naquele local. Essa lombada eletrônica está sendo feita de forma especial para atender àquela localidade, porque ela sai do padrão normal das lombadas aplicadas no restante do estado, devido à questão do trevo. A lombada vai ser colocada como se fosse um "t". Então, ela está sendo produzida especialmente para aquele local, para atender à comunidade da Vila Itoupava e a todos os caminhões e veículos que passam por aquele local, porque realmente existe lá uma curva muito perigosa.
Entendo que essa lombada irá garantir a vida da população de Blumenau e região, de todas as pessoas que transitam pela SC-474 e também de toda a comunidade da Vila Itoupava que tem que passar por aquele trevo. E, com certeza, hoje, ela está numa situação muito perigosa, mas com a colocação da lombada eletrônica vai passar por uma melhoria significativa.
Por isso, quero parabenizar a comunidade pela sua luta e também agradecer ao presidente do Deinfra que se sensibilizou com a movimentação da comunidade e atendeu a um pedido da população de Blumenau.
Gostaria de agradecer aos srs. parlamentares que, nesta tarde, aprovaram a moção. E todos nós já falamos sobre a BR-470; todos nós já trouxemos vários argumentos sobre a importância dessa obra para Santa Catarina. E tenho certeza de que a aprovação de uma moção, neste momento, quando a presidente Dilma Rousseff confirma a sua presença no estado, é extremamente importante para que possamos entregar-lhe esse documento e mostrar a necessidade de execução da obra. E não só o trecho de Blumenau a Indaial, mas quem sabe até o alto vale, podendo garantir, no futuro, a duplicação de toda a BR-470, porque ela é vital não só para o crescimento econômico e o desenvolvimento da região como também para a manutenção da vida das pessoas do vale do Itajaí que passam por aquela rodovia. Quem não teve um parente que já veio a falecer? E a população está cansada de tanta promessa!
E o deputado Darci de Matos foi muito claro e objetivo aqui: o presidente Lula, por mais que teve aprovação no seu mandato, deixou a desejar com relação à BR-470. E nós não podemos permitir que a presidente Dilma Rousseff continue no mesmo caminho! Nós temos que cobrar a realização dessa obra!
Por isso, quero agradecer por este Parlamento ter aprovado, por unanimidade, essa moção que, com certeza, deverá ser recebida pela presidente Dilma Rousseff. E ela deverá se conscientizar cada vez mais da importância dessa obra.
O meu pai e minha mãe me ensinaram que quem não pede, não luta, não reivindica e não tem os seus direitos conquistados. E é dentro desse contexto que estamos pedindo essa obra e queremos que a presidente Dilma Rousseff garanta os nossos direitos.
Também quero registrar que, no dia de ontem, srs. parlamentares, estive em Blumenau numa solenidade no Instituto Gene. Na oportunidade, o representante do Sebrae, juntamente com o representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, do deputado Paulo Bornhausen, fez a entrega de recursos para o Instituto Gene na ordem de, aproximadamente, R$ 700 mil. O convênio total tem a participação do Sebrae, do governo do estado, do Instituto Gene e da iniciativa privada, para garantir o aporte financeiro para o Instituto Gene, que tem uma preocupação muito forte com a questão do desenvolvimento tecnológico de Blumenau e região, deputado Ismael dos Santos.
Aliás, falando em desenvolvimento tecnológico, quero fazer o registro de uma ação do deputado Paulo Bornhausen, numa visita à Associação Comercial e Industrial de Blumenau, em que o presidente da associação, o empresário Ronaldo Baumgarten, recebeu o deputado. E tivemos a oportunidade de discutir na Acib a criação do Distrito da Inovação, um novo conceito de Parques Tecnológicos para Santa Catarina. E o governador, na sua visita à Espanha, esteve visitando o 22@Barcelona, um projeto inovador que pegou uma área totalmente degradada e transformou-a numa área totalmente positiva, com geração de empregos de qualidade. E queremos também levar para o município de Blumenau esse projeto do Distrito da Inovação, que eu entendo que é algo extremamente importante para o crescimento e para a revitalização do bairro Itoupava Seca.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Jean Kuhlmann, de fato a questão da gestão pública passa, necessariamente, pelo planejamento. Acho que a palavra chave da proposta que v.exa., ontem, de uma forma inusitada até para Blumenau, colocou é a perspectiva de planejar a cidade de uma forma especial para os próximos anos, e quem sabe até para 2050. Sem planejamento não há gestão pública eficiente. E queremos estar juntos nessa proposta de que haja uma Blumenau diferente e um vale do Itajaí com desenvolvimento e progresso, enfim, planejando Blumenau, planejando o vale e planejando Santa Catarina para as próximas gerações.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Deputado Ismael dos Santos, o governador Raimundo Colombo, na sua visita à Espanha, teve a oportunidade de conhecer o 22@Barcelona, um projeto inovador em que se pegou uma área totalmente degradada, que estava morrendo economicamente, e conseguiu-se, através desse Distrito da Inovação, renová-la e gerar muito emprego. E não somente empregos em termos de quantidade, mas principalmente empregos em termos de qualidade e de aprimoramento científico e tecnológico. Realmente queremos fazer com que o governador traga essa ideia para Blumenau.
Quero desafiar todas as entidades empresariais de Blumenau e também a Furb para que tenhamos essa ideia do Distrito da Inovação em Blumenau. E aí quero desafiar que isso seja feito no bairro Itoupava Seca.
Pelo que verificamos, esse projeto tem que ter um tripé vocacionado, no sentido de a universidade estar ao seu lado, assim como o governo e a iniciativa privada. Com esses três eixos de desenvolvimento, governo, universidade e iniciativa privada, poderemos criar, sim, em Blumenau, o Distrito da Inovação, um local propício onde se possa trazer as empresas da área de tecnologia e da área cultural, enfim, todas aquelas empresas que vão, de alguma forma, inovar, gerando riquezas e conhecimento para Blumenau e Santa Catarina.
Entendo que como o bairro Itoupava Seca fica próximo ao Instituto de Pesquisa Tecnológica da Furb, IPT, podemos trazer empresas para aquele local e criar em Blumenau o Distrito da Inovação. E lá existe mais de 70 laboratórios, uma universidade com mais de 100 doutores, 100 alunos de mestrado, pessoas realmente com conhecimento na área de tecnologia.
Essa é uma ideia na qual, juntamente com a Associação Comercial e Industrial, a Furb e o governo do estado, quero trabalhar fortalecendo e incentivando Blumenau a acreditar nela, porque quando Blumenau acredita, consegue e faz o melhor!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)