Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. parlamentares, quero cumprimentar todos e, de forma muito especial, o deputado Joares Ponticelli, dizendo-lhe que é uma alegria muito grande guando podemos receber nossos pais nesta Casa.
Desta tribuna, muitas vezes espelhamos a educação que deles recebemos, e é isso o que eles esperam de nós, mais do que como parlamentares, mas, acima de tudo, como filhos, como pessoas que foram criadas com amor e carinho.
Olhando para os seus pais pode-se ver o afeto que permeia sua família, e eles podem ter certeza de que v.exa., quando utiliza esta tribuna, sempre mantém uma postura coerente e íntegra. Existe dentro desta Casa um conceito firmado sobre o deputado Joares Ponticelli de que ele é um homem de palavra, um homem de fibra. Com certeza adquiriu essas qualidades dentro do seio da sua família.
Sr. presidente e srs. parlamentares, hoje pela manhã - e o deputado Manoel Mota me acompanhou -, na solenidade dos 40 anos da Casan, recebi, após meu pronunciamento, o selo comemorativo à passagem dessa data, uma vez que essa empresa pública vem construindo o saneamento e a distribuição de água potável em nosso estado. A Casan hoje é presidida pelo blumenauense Dalírio Beber, uma pessoa que aprendi a respeitar, a admirar, pela fibra, pelo trabalho, pela conduta e pela seriedade.
Quero agradecer o carinho que recebemos na ocasião em que representamos a Assembleia Legislativa naquela solenidade. Além do lançamento do selo comemorativo dos 40 anos da Casan, também foi lançado o I Prêmio Casan de Jornalismo. Esse prêmio pretende valorizar o trabalho integrado com as escolas, através do incentivo à criação de redações que foquem a importância da água no planeta.
A Casan é uma empresa que tem uma história muito forte em Santa Catarina. Com certeza não são quatro semanas, meses ou anos de vida, mas 40 anos. E uma empresa, principalmente quando pública, somente chega aos 40 anos com credibilidade, primeiro, se tiver servidores comprometidos, pessoas que queiram realmente o bem da companhia, que queiram trabalhar, que queiram o bem dos catarinenses. Isso permite aos presidentes que passam pela Casan fazer a sua parte, eis que são transitórios, pois os servidores é que constróem a verdadeira história da Casan. Assim, ela completa 40 anos, porque os servidores assumiram esse compromisso com a instituição.
Cabe-nos, neste Parlamento, valorizar a instituição, os bons exemplos. E com certeza nesta solenidade, hoje, pela manhã, pudemos observar que existe uma credibilidade por parte da população e também pelos mais de 600 servidores que a Casan possui no estado. O presidente Dalírio Beber demonstrou de forma muito clara que a Casan chegou onde está hoje graças ao apoio dos trabalhadores, das diretorias, dos presidentes que por ali passaram.
Hoje, nos 40 anos de existência dessa companhia, muito mais do que refletir e pensar no seu passado, na sua história, no que fez para os catarinenses, deve-se pensar efetivamente qual será o seu novo desafio, o seu papel neste estado maravilhoso, e não apenas na questão do abastecimento de água - que é de qualidade, porém é importante melhorar sempre -, mas também no saneamento básico. Deve-se pensar na importância da Casan no sentido de trazer qualidade de vida aos catarinenses.
Quando falamos em saneamento, falamos em qualidade de vida. Para cada R$ 1,00 que investimos em saneamento, economizamos R$ 5,00. Esses são os números da ONU. Isso demonstra realmente que se deve investir em saneamento. E para isso é importante que a Casan esteja forte, que os servidores que ajudaram a construir os 40 anos da empresa possam neste momento refletir sobre a importância da Casan para o futuro deste estado. Tenho certeza absoluta de que ela tem um papel fundamental nisso.
Por isso, desde a pessoa que faz o cafezinho ou a faxina no gabinete do presidente, que instala a tubulação na rua, enfim, todos, não importa o cargo, a função, têm um papel de destaque no futuro da Casan e do saneamento neste estado. O povo de Santa Catarina só terá qualidade de vida com um saneamento de qualidade se a Casan tiver a parceria dos municípios, a credibilidade e o apoio dos prefeitos, dos servidores, de todas as administrações.
Tenho certeza e convicção plena de que Dalírio Beber, como blumenauense, está empenhado. Como blumenauense também sei da sua fibra, da sua vontade e disposição por fazer o melhor por Santa Catarina. Por isso, quero agradecer, em nome de todos os parlamentares, a receptividade que tivemos na Casan, o carinho que recebemos dos servidores e da diretoria.
Esta Casa está à disposição para ajudar a construir uma companhia forte, para ajudar o presidente nessa difícil missão, que não é apenas de um presidente, de uma diretoria ou dos servidores, mas de Santa Catarina. Porque levar saneamento com qualidade significa levar qualidade de vida para quem mais precisa. E é através de investimento no saneamento que vamos conseguir fazer com que o povo catarinense viva num estado melhor.
Por isso quero agradecer a receptividade da Casan e parabenizar a empresa por esses 40 anos, desejando muito sucesso ao presidente Dalírio Beber que fará uma grande administração, com muita competência, zelo e respeito ao patrimônio público.
Tenho certeza de que o presidente Dalírio Beber tem capacidade para a função e que, pela sua forma de conduta, será realmente um lutador e fará na Casan o que os catarinenses precisam.
Também quero falar, sr. presidente - e eu fiquei muito feliz, pois estava lá acompanhado da equipe do deputado Ismael dos Santos -, sobre a reunião realizada nesta manhã na secretaria da Segurança Pública, junto à comissão pró-segurança pública do município de Gaspar.
Tivemos a oportunidade de agendar, naquela reunião, o problema da segurança em Gaspar, bem como em Blumenau, Indaial, Pomerode. E não só no médio vale de Itajaí, mas em todas as cidades de Santa Catarina é um problema muito sério.
O secretário da Segurança Pública atendeu de forma muito pró-ativa àquela comissão, fez os encaminhamentos necessários com respeito à questão da vigilância, das câmeras, da busca de efetivo, assim como demonstrou compromisso com Blumenau e os demais municípios do médio vale no que se refere à questão da nova delegacia de Polícia, no sentido de tentar fortalecer a Polícia Civil, Militar e os bombeiros. Enfim há o compromisso de ajudar o município de Gaspar.
Quero parabenizar os vereadores de Gaspar e as entidades empresariais que estiveram presentes na reunião dessa manhã com o secretário da Segurança Pública, César Grubba, pedindo pelo município. Todos foram lá com o mesmo intuito, com o mesmo objetivo, que é ajudar a cidade de Gaspar a melhorar a sua segurança pública. Assim como o saneamento, sobre o qual falei anteriormente, também a segurança representa qualidade de vida. Um povo que não tem saúde, educação, saneamento e segurança não tem qualidade de vida. E a segurança é algo fundamental para o município de Gaspar, para o médio vale e para todos nós.
Por isso quero cumprimentar o secretário Grubba pela sua postura, conduta e pela resolutividade das questões da reunião, onde prometeu as câmeras de vigilância, através de encaminhamento junto à prefeitura. Mas quero, acima de tudo, parabenizar a comunidade que soube mobilizar-se e pedir com respeito e educação, tratando o assunto de forma muito pró-ativa em benefício de todos os gasparenses.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)