Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/02/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, sr. presidente, eu quero, antes de entrar propriamente no assunto do meu pronunciamento desta tarde, registrar - a bancada do PT vai achar estranho, deputado Dirceu Dresch, mas eu gosto sempre de adotar uma postura de coerência - que estive em Blumenau fazendo uma visita ao Instituto Federal Catarinense de Educação e fiquei surpreendido com o objetivo do trabalho deles, pela preocupação com o corte no Orçamento da União, porque eles querem investir na educação técnica, no aprimoramento de novos cursos. Eles vieram conversar comigo justamente sobre um novo relacionamento entre o Instituto Federal, juntamente com a prefeitura, com os munícipes, no sentido de fazer uma convergência das ações entre a cidade, o estado e a União.
Por isso eu quero fazer aqui este registro de agradecimento ao reitor e a toda instituição pela receptividade e dizer que, com certeza, para o bem dos catarinenses nós temos que trabalhar em conjunto.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Deputado Jean Kuhlmann, muito obrigado pelo aparte.
Eu quero somente registrar que de fato ontem o deputado Darci de Matos também fez um elogio à nossa bancada por todo o trabalho feito com relação ao piso mínimo regional. Então, é positivo e nós também reconhecemos como é necessário o trabalho da sua bancada aqui na Assembleia em vários momentos.
Com certeza o governo federal vai estudar possibilidades para fortalecer cada vez mais os nossos institutos, em todas as regiões de Santa Catarina.
Portanto, quero cumprimentar inclusive o deputado por participar, acompanhar e visitar o Instituto Federal, que é um órgão muito importante para Santa Catarina e para a preparação dos nossos futuros profissionais, nas mais diversas áreas.
Muito obrigado, deputado!
O SR. DEPUTADO JEAN KULHMANN - Deputado Dirceu Dresch, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia trabalha de uma forma muito formal com os alunos do 2° grau. Eu sou oriundo da Furb, universidade de Blumenau, o deputado Ismael dos Santos conhece bem a Etevi, Escola Técnica de 2° Grau da Furb, e sabe que eu fui técnico em processamento de dados. Então, eu sei quanto o ensino técnico, em nível de 2° grau, é importante para o desenvolvimento de um profissional. Ele é importante para que a pessoa saiba exatamente qual a faculdade que vai fazer, qual o conhecimento que tem que adquirir. E muitas vezes a pessoa acaba utilizando esse conhecimento técnico que adquiriu no 2°grau na universidade e na formação da sua vida.
Por isso, entendo que temos que apoiar essa gestão que é de extrema importância não para um partido, para a instituição em si, mas para os alunos que precisam desse conhecimento.
Também quero aqui parabenizar o prefeito de Blumenau, os clubes de caça e tiro que lançaram o projeto Dia do Turista, no município de Blumenau. Quem sabe um dia um grupo de turista possa ir lá fechar um clube de caça e tiro e viver a verdadeira tradição. Tradição que não é exclusiva de Blumenau, mas que é de toda a cidade de origem germânica que possui clubes de caça e tiro, seja em Blumenau, em Pomerode, em Indaial, em Ibirama, deputado Aldo Schneider.
Então, essa iniciativa de abrir um clube de caça e tiro para o turista é bem interessante. E uma agência, por exemplo, como a CVC, pode fechar um pacote com 20, 30, 40 turistas. E esses turistas terão a oportunidade de viver o dia dentro de um clube de caça e tiro fazendo a competição de bolão, de bocha, de tiro, vivendo, realmente, como alguém da cidade, como alguém que conhece a tradição, fazendo inclusive a marcha e recebendo, no fim do dia, uma medalha por ter acertado o tiro ou jogado bem a bocha.
Eu acho que essa integração é fundamental, e é importante também que o povo da cidade receba bem o turista. Eu sempre disse, e continuo dizendo, que acredito piamente nisso, que uma cidade só é boa para o turista se ela primeiro for boa para a população da sua cidade.
Nenhuma cidade vai receber bem um turista, vai ser boa para um turista, se ela não for boa, primeiro, para o seu munícipe. E, aí sim, vamos ter uma cidade positiva e boa para o turista, assim como ela tem que ser boa para o cidadão.
Quero aqui registrar que entramos com dois projetos de lei e novamente detalhar um pouco mais sobre esse assunto e pedir o apoio de v.exas. primeiramente a um projeto que institui o dia estadual da Pastoral da Criança. Aqui, inclusive, deputado Padre Pedro Baldissera, há vários deputados que se envolvem com isso e várias pessoas da sociedade que fazem um trabalho voluntário.
Havia no Brasil uma pessoa, com certeza, que foi uma grande idealizadora que todos nós temos que homenagear, sra. Zilda Arns, que faleceu, infelizmente, mas que deixou um grande legado. É por isso que estamos entrando com esse projeto de lei, por sugestão inclusive de pessoas da Pastoral da Criança, no município de Blumenau, para criar justamente, no dia 25 de agosto, que é o dia do nascimento de Zilda Arns, o dia estadual da Pastoral da Criança.
Eu espero que possamos levar isso, em nível nacional, como um exemplo de trabalho e uma homenagem para quem com certeza merece.
É nesse sentido que quero pedir o apoio, a sugestão e o voto favorável de cada um dos srs. parlamentares.
Há também, srs. deputados, um outro projeto de lei que acredito ser de extrema importância para valorizarmos aqueles que fazem um trabalho voluntário no dia a dia. Não é só o município de Blumenau, mas o estado de Santa Catarina possui um grande diferencial de outros estados, que é o trabalho dos voluntários, o trabalho daquelas pessoas que se engajam na APAE ou a uma associação que cuida de pessoas com deficiência.
Enfim, são várias e várias entidades, várias e várias organizações não governamentais que prestam um grande serviço e ajudam a construir o diferencial que é Santa Catarina. Se não fossem hoje as nossas ONGs, as pessoas que trabalham através dessas entidades e fazem muitas vezes um serviço voluntário de doação, de dedicação, nós não teríamos um estado com a qualidade de Santa Catarina. E é por isso que entrando com um projeto para criar o dia 24 de junho como sendo o Dia Estadual das Organizações Não Governamentais, para que possamos homenagear uma pessoa como Zilda Arns, que não tem escolha partidária, deputado Ismael dos Santos, como a sra. Rute Cardoso, infelizmente já falecida, e que fez um grande trabalho social neste país e para as ONGs.
Então, nós estamos entrando com esse projeto de lei para criar o dia 24 de junho como o Dia Estadual das Organizações Não Governamentais.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Jean Kuhlmann, quero parabenizá-lo por essa iniciativa que vem em boa hora. Nós estamos há muitos anos envolvidos com o trabalho das entidades assistenciais que fazem esse trabalho de uma forma espontânea, voluntária, com determinação, com ousadia, e é preciso reconhecer, de forma oficial e legítima, o trabalho feito por essas organizações. Parabéns pela iniciativa.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Eu que agradeço, deputado Ismael dos Santos.
Nós esperamos que esse dia seja muito mais do que um reconhecimento; que ele possa ser um dia de valorização, um dia de compreensão a esse trabalho, um dia em que o poder público possa entender definitivamente que as ONGs, as Organizações Não Governamentais, são um braço do governo muitas vezes, pois fazem aquilo que o governo não tem competência para fazer, deputado Silvio Dreveck. V.Exa., que já foi prefeito, sabe que às vezes as ONGs fazem aquilo que o governo não tem competência e capacidade para fazer. Por isso as ONGs têm um papel fundamental para a execução dessas atividades.
Quero também aproveitar o momento em que conseguimos aprovar nesta Casa, na semana passada, o requerimento criando o Fórum Permanente de Acompanhamento do Processo e Duplicação da BR-470, para convidar e pedir a todos os membros indicados pelas bancadas desse fórum, após a Ordem do Dia, para que façam parte da reunião para a instalação desse fórum permanente, a fim de que possamos escolher a coordenação e já definirmos as primeiras atividades.
Gostaria de agradecer à bancada do PMDB, que indicou o deputado Aldo Schneider para fazer parte desse fórum permanente pela duplicação da BR-470; à bancada do PP, que indicou o deputado Joares Ponticelli; à bancada do PT, que indicou a deputada Ana Paula Lima, também do município de Blumenau; à bancada do PSDB, que indicou o deputado Gilmar Knaesel, e ao Democratas, que indicou este parlamentar. E também, de forma muito especial, quero convidar o deputado Sargento Amauri Soares, do PDT, o deputado Narciso Parisotto, do PTB, a deputada Angela Albino e o deputado Altair Guidi para estarem conosco depois da Ordem do Dia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)