Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/03/2012
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. parlamentares e srs. parlamentares, hoje o objetivo de usar a tribuna destina-se, primeirmente, as servidoras desta Casa, todas as mulheres do Brasil e do mundo. E quero aqui fazer esse cumprimento em nome de minha esposa, que no próximo dia 10 faz aniversário. Cumprimento-as pelo Dia Internacional da Mulher, parabenizo-as pela luta, pela garra, pois ajudam a construir um Brasil cada vez melhor.
Eu comecei a pensar como fazer para homenagear as mulheres da tribuna. E aqui quero dizer que talvez trazendo uma notícia do Senado Federal seja a melhor forma de parabenizar e de homenagear as mulheres nesse dia. O projeto aprovado no Senado Federal talvez seja o melhor presente que as brasileiras possam ganhar, pois prevê a punição financeira das empresas que pagarem salários menores às mulheres que realizam as mesmas funções que os homens.
Deputado Neodi Saretta, um projeto de lei para ter que punir uma empresa que paga um salário menor para a mulher do que para um homem que fazem a mesma função talvez seja um presente para a mulher. Mas acho que esse projeto de lei também tem que servir para uma reflexão neste país que vivemos, pois um país que tem que fazer um projeto de lei garantindo igualdade de salário, um país que tem que estabelecer cotas nas universidades, que tem que tratar, através de lei, o respeito e a igualdade dos seres humanos é um país que tem que refletir muito.
As mulheres vêm conquistando os seus espaços não graças a esse tipo de projeto, mas ao trabalho que desempenham no dia a dia, graças ao seu empenho, graças a sua dedicação, graças à qualidade do seu trabalho e graças ao zelo que a mulher tem no seu dia a dia pelo trabalho que desempenha.
Esse projeto de lei pode, sim, ser uma homenagem às mulheres e uma promessa de uma sociedade mais justa, mas, com certeza, o que fará a igualdade cada vez maior é a raça, a fibra, a vontade de trabalhar da mulher.
Por isso, quero aproveitar este dia para parabenizar todas as mulheres e desejar-lhes muito sucesso, mas que continuem lutando e batalhando pelo seu espaço, porque a mulher, e digo isso com muita tranqüilidade, quando vai desempenhar uma função normalmente o faz com mais vontade, mais garra e com mais qualidade do que o homem, porque a mulher sempre tem mais compromisso, mais vontade de cuidar da sua família e ela leva justamente esse lado da família para a sua vida.
Por isso, a união, o trabalho conjunto entre os homens e as mulheres é fundamental para o crescimento da sociedade.
Desejo que as mulheres continuem desempenhando com qualidade as suas atividades e que possamos ter cada vez mais a participação feminina na administração, nos governos, nas empresas, não exclusivamente, mas de forma conjunta com os homens, porque é através da diversidade, mas também através da união que construiremos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária.
Por isso, parabéns a todas as mulheres pelo seu dia, apesar de, para nós, todos os dias serem dias das mulheres.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)