Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 014ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 08/06/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, comunidade que nos acompanha pela Rádio Alesc Digital e pela TVAL, antes de adentrar efetivamente no tema do meu pronunciamento, quero falar sobre a questão das estações de telemetria implantadas no vale do Itajaí e fazer um registro do meu apoio à Associação de Pais e Amigos de Crianças Portadoras de Neoplasia, no município de Blumenau, que está passando por uma reestruturação, juntamente com a Associação de Pais Portadores de Mielomeningocele, uma entidade que faz um grande trabalho, um trabalho fundamental, diga-se de passagem, deputado Ismael dos Santos, com crianças portadoras de neoplasia, com crianças que possuem uma doença rara chamada mielomeningocele, que neste momento se unem naquele município para atender àquelas crianças que passam por necessidade e que precisam da ajuda da sociedade.
Por isso quero registrar o trabalho maravilhoso da presidente da entidade, sra. Carla Verwiebe, e solidarizar-me com a união dessas duas entidades, que fazem um grande trabalho em Blumenau e na região. Blumenau tem a característica de apoiar essas entidades, de apoiar a comunidade e apoiar quem faz um trabalho sério.
Além disso, quero registrar que neste sábado será feita a cobrança de pedágio pela Apae. É mais uma entidade que faz um trabalho muito sério, um trabalho que merece nosso crédito, que merece nosso reconhecimento. Cada pessoa que puder ajudar será muito bem-vinda. Quem puder colaborar, quando passar por uma sinaleira poderá contribuir com qualquer valor. Não importa se são R$ 0,10 ou R$ 10,00, todo recurso será muito bem-vindo, pois o importante é o gesto. São essas organizações não governamentais que merecem o nosso reconhecimento.
Por isso é que esta Casa aprovou um projeto de lei criando um dia em comemoração às ONGs, em homenagem à ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Entidades como a APACN, como a Associação de Pais Portadores de Mielomeningocele e como a Apae fazem um trabalho muito sério. Elas fazem, muitas vezes, o trabalho que o estado teria que fazer e acaba não executando. Então, essas organizações não governamentais são, com certeza, o braço social do estado catarinense, o grande braço social das nossas prefeituras. Sem elas não teríamos a qualidade de vida que todos queremos, que todos desejamos, para os catarinenses. Por isso quero, realmente, reconhecer o trabalho, fazer um apelo para que a comunidade colabore no próximo sábado, no pedágio da Apae, porque realmente essas entidades merecem.
Quero dizer da minha alegria de verificar um anúncio no Jornal de Santa Catarina sobre a implantação das estações telemétricas de monitoramento, deputado Ismael dos Santos, nos ribeirões, nos municípios. Nós, quando éramos secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDES -, fizemos um trabalho muito forte nesse sentido, calcado em dois eixos. O primeiro visava dar apoio à geração de emprego no estado, revitalizando o Pró-Emprego e o Prodec. E tivemos a oportunidade, graças a essa revitalização, de gerar mais de 30 mil empregos em Santa Catarina. O segundo se destinava especificamente ao alto vale do Itajaí e tratava do sistema de monitoramento e de recuperação das barragens que estavam depredadas.
Hoje, elas funcionam bem e possuem um acionamento via satélite, vigilância 24 horas, além das estações telemétricas, deputado Ismael dos Santos, ao longo do rio Itajaí-Açu, e essas que são implantadas nesse momento e que são extremamente importantes para garantir a tranquilidade ou, pelo menos, permitir que a comunidade possa se programar e organizar-se no momento de dificuldade.
Tenho certeza de que esse trabalho é muito bem-vindo para os blumenauenses, para os catarinenses e para todos aqueles que mais precisam dele no momento de angústia.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado, é oportuna a sua intervenção e aproveito para congratular-me com a Defesa Civil pela iniciativa. São nove estações que se agregam às outras 13 que v.exa. já declinou.
Essa foi uma deficiência que percebemos na calamidade de 2008, na perspectiva de disparar alarmes não somente para as autoridades, mas também para a população. Acho que a grande conquista, neste momento, com essas nove estações telemétricas junto aos ribeirões da cidade de Blumenau, é exatamente essa perspectiva tecnológica de, via internet, deixar em alerta também todos os moradores da nossa cidade e da região.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Com certeza, deputado Ismael dos Santos, esse é um avanço muito importante na questão do monitoramento. Mas temos que trabalhar além dessa questão do monitoramento dos ribeirões. Há necessidade, sim, de ampliarmos também o monitoramento e a vigilância quanto à ocupação das áreas de risco, para impedir a ocupação clandestina, fazendo com que as pessoas não se instalem em local inseguro. Ontem, por exemplo, ocorreram ventos de quase 100km/h no município de Blumenau, que com certeza acarretaram problemas para essas localidades.
Então, através da prevenção das enchentes e dos deslizamentos é que vamos realmente garantir a segurança que todos precisam. E aí é necessário, independentemente da questão partidária, que todos apóiem essa iniciativa e que possamos buscar recursos municipais, estaduais e federais para resolver os problemas que afetam os blumenauenses e todos os moradores do vale do Itajaí.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Deputado Jean Kuhlmann, realmente recursos federais não têm faltado para essas áreas, mas quero reportar-me à sua primeira fala sobre as neoplasias.
V.Exa. sabe o que é neoplasia? Então, v.exa. deve estar preocupado porque Blumenau perdeu o credenciamento para o tratamento de crianças com neoplasia. Antigamente esse tratamento era feito no Hospital Santo Antônio, resultado de uma luta, inclusive, desta deputada, do ex-secretário Edson Adriano e de toda uma equipe, juntamente com a dra. Patrícia. Credenciamos o Hospital Santo Antônio para fazer o tratamento de crianças portadoras de neoplasia, para que elas não se deslocassem de Blumenau para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, ou para hospitais de Curitiba.
Em Blumenau foi construída uma casa de apoio para receber as pessoas vindas da região, cuja presidente era a dona Nair. Gostaria que v.exa. ajudasse a trazer de volta esse atendimento, porque agora as crianças têm que se deslocar da cidade de Blumenau e ir para a cidade de Itajaí para fazer o tratamento.
Quero parabenizar essa casa de apoio, essa associação, mas temos que trazer de volta o credenciamento oncológico para o tratamento dessas crianças, para que elas não necessitem deslocar-se para outros municípios e façam o tratamento na nossa cidade, onde era muito bem feito.
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Quero dizer a v.exa. que concordo em parte com as suas colocações, até porque as crianças que são de Blumenau continuam tendo o seu tratamento no Hospital Santo Antônio, porque a diferença é remunerada pela prefeitura de Blumenau para as crianças de Blumenau. O grande problema está nas crianças que são de outros municípios e que não têm o apoio das suas prefeituras, a exemplo da prefeitura de Gaspar, que não quer aportar os recursos da diferença no Hospital Santo Antônio. E aí as crianças de Gaspar são obrigadas a se deslocar para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
Concordo com a deputada, mas acho que é importante que cada prefeito faça a sua parte, assim como faz o prefeito de Blumenau, colaborando com o Hospital Santo Antônio e ajudando as crianças do seu município. O prefeito de Blumenau não pode ser culpado porque a prefeitura de Gaspar não quer ajudar o Hospital Santo Antônio. Cada prefeitura tem a sua responsabilidade e cada prefeito tem que ajudar. Concordo que o atendimento teria que ser feito lá, mas aí cada prefeito tem que assumir a sua responsabilidade e não achar que o prefeito vizinho tem que pagar a conta.
Voltando à questão da telemetria...
A Sra. Deputada Ana Paula Lima (Intervindo) - Antigamente era diferente, deputado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Deputada, sempre que quiser, pode pedir um aparte que concederei para que v.exa. não interrompa o pronunciamento dessa forma.
Quero dizer que o município de Blumenau sempre pagou a conta das outras prefeituras e que agora ele não tem mais como as pagar. Cada prefeitura tem a sua responsabilidade. Então, que o prefeito de Gaspar e os demais prefeitos façam sua parte, porque Blumenau está fazendo. Não adianta colocar na conta do cidadão de Blumenau a conta que cabe às outras prefeituras!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)