Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2010
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. e sras. parlamentares, quero, inicialmente, cumprimentar todos e vou permitir-me, deputado José Natal, complementar o pronunciamento de v.exa., pois tive a oportunidade de, ao ocupar esta tribuna ontem, fazer exatamente uma crítica ao secretário Ronaldo Benedt, pela falta de efetivo no vale do Itajaí. No médio vale, na cidade de Blumenau, critiquei especialmente em função da falta de viaturas.
Entendo que o efetivo, aqueles homens que hoje fazem a segurança do estado, os policiais militares, os policiais civis e os agentes prisionais, faz muito pelo pouco que ganha, faz muito com a falta de estrutura existente.
Hoje o policial vive um momento muito difícil. No vale do Itajaí - e trouxe alguns números aqui, deputado José Natal -, por exemplo, para equiparar Blumenau e o médio vale de Itajaí com cidades como Florianópolis, Joinville e Criciúma, são necessários aproximadamente 70 policiais civis. Na Polícia Militar, por seu turno, são necessários aproximadamente 250 homens. Contudo, dos 900 aprovados no concurso para policial civil, deputado José Natal, para Blumenau e para o médio vale apenas 12 policiais foram confirmados. Agora prometeram mais 20 policiais para toda a região. Isso é pouquíssimo para uma região que está com a criminalidade aumentando cada vez mais!
Por isso espero que o vice-governador Leonel Pavan, na hora em que assumir o governo, realmente cumpra o seu compromisso com a Segurança Pública, mas que faça diferente do secretário Ronaldo Benedet, que muitas vezes privilegia Criciúma. Parece que ele discrimina o médio vale do Itajaí, ou seja, Blumenau, mais Gaspar e Timbó, que são os municípios que estão em volta da nossa cidade. Ele realmente parece que discrimina aquela região.
Espero, do fundo do coração, que Leonel Pavan, assumindo o governo do estado, dê para o vale do Itajaí o mesmo tratamento que a região sul do estado recebeu do secretário Ronaldo Benedet. Até pelo fato de Leonel Pavan ter sido prefeito de Balneário Camboriú, eu realmente acredito que ele vai restaurar o equilíbrio, vai fazer justiça, porque precisamos disso, diferentemente do que o atual secretário faz com o vale do Itajaí.
Eu não gostaria de estar aqui fazendo essa crítica, mas sou obrigado a fazêla porque a disparidade de tratamento entre os municípios, sras. parlamentares e srs. parlamentares, é muito grande. O tratamento que nós temos é uma vergonha! Seriam necessários, aproximadamente, 20 agentes prisionais somente para o presídio de Blumenau, para se equiparar aos outros municípios e dar-lhes condições mínimas de trabalho.
Eu não me canso de falar nesse assunto, assim como costumo falar da duplicação da BR-470, porque o cronograma vem-se arrastando dia após dia, mudam o cronograma, atrasam as coisas e agora ninguém mais fala no assunto, deixando a coisa acontecer.
Então, eu farei sempre críticas à Segurança Pública, até que sejam destinados a Blumenau o efetivo, os veículos e a estrutura necessária para que aquela comunidade possa sentir-se segura e para que os trabalhadores da Segurança Pública possam fazer o seu trabalho com mais dignidade.
Mas eu assomei à tribuna, nesta tarde, para falar também de outro assunto e sobre a minha alegria a respeito. Na quinta-feira, nós nos reunimos, no município de Blumenau, com os filiados e com as lideranças do Democratas, deputada Professora Odete de Jesus. É importante quando um partido se reúne, pois automaticamente se une. Naquele encontro esteve presente o senador Raimundo Colombo, uma pessoa ímpar, uma pessoa que fala com o coração e uma pessoa que tem muita humildade. Ele fala justamente daquilo que é mais importante, ou seja, das pessoas. Na reunião ele mostrou a vontade, o desejo efetivo de ser candidato ao governo do estado. E lá pudemos observar a vontade dos filiados, das lideranças, da comunidade e das pessoas presentes de que ele realmente seja aceito pela convenção, seja candidato do Democratas ao governo do estado.
E na verdade, catarinenses, o DEM tem plenas condições de lançá-lo candidato. É claro que o próprio senador coloca o seu desejo, a sua vontade de ser candidato, mas é importante conversar com os demais partidos, para que se faça uma grande composição para o bem de Santa Catarina. Mas eu fiquei muito feliz, deputado José Natal, quando ele colocou o seu nome à disposição do partido, para justamente ir à frente. E é por isso que o partido, em todo o estado, vem-se manifestando de forma favorável.
Quero fazer aqui um registro especial com relação ao Democratas de todo o vale do Itajaí, do alto e do médio vale, que decidiu fazer um grande encontro na próxima semana, no município de Ibirama. É uma região que foi comandada pelo empresário Genésio Ayres Marchetti, que foi prefeito por oito anos do município de Ibirama, e que agora á administrada pelo prefeito Duílio Gehrke. Ibirama é a única cidade, deputado Ismael dos Santos, de Santa Catarina que está tendo a oportunidade de ter o Democratas administrando-a durante 12 anos.
Então, teremos um grande encontro na próxima quinta-feira, dia 11, justamente para falar do projeto do Democratas e, quem sabe, deputado Ismael dos Santos, sobre uma possível candidatura do senador Raimundo Colombo ao governo do estado.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - De fato, um partido forte se faz com um significativo número de eleitos e de eleitores, mas também com um programa, com uma doutrina bem fundamentada e, acima de tudo, com uma condição ética eficiente e competente. E isso nós vemos na figura do senador Raimundo Colombo.
Então, estaremos certamente nessa festa no médio vale do Itajaí celebrando essa conquista do Democratas no estado de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Por coincidência, deputado Ismael dos Santos, dia 11, quinta-feira que vem, é o dia do aniversário da cidade de Ibirama e estaremos lá para parabenizar aquele município, parabenizar a comunidade do vale e reunir os filiados e as lideranças do Democratas justamente para discutir esse projeto que é tão importante para o nosso estado.
Tenho certeza de que o senador Raimundo Colombo tem toda condição e, acima de tudo, deputada Professora Odete de Jesus, muita humildade para governar este estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)