Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 108ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/11/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. parlamentares, srs. parlamentares, pessoas que nos acompanham nas galerias desta Casa, pela Rádio Alesc Digital, pela TVAL e toda comunidade.
Quero aqui, primeiramente, sr. presidente, registrar a minha alegria, porque, estive, na última semana, fazendo uma visita à empresa Dudalina, no município de Blumenau, que hoje já emprega mais de 1.700 pessoas. Eu fui conhecer o trabalho social dessa empresa. Por ser uma entidade com fim social, através do trabalho de servidores daquela empresa, fizemos uma declaração de utilidade pública para a mesma.
Fui conhecer de perto o trabalho social prestado pela entidade. E realmente pude verificar o quanto é importante o trabalho feito pela entidade social da empresa Dudalina. Trata-se de uma entidade que presta um trabalho junto a várias escolas do município de Blumenau, e não somente ali, mas em todas as cidades onde a Dudalina tem sede. A entidade trabalha também a questão da qualificação do trabalhador, do amparo social aos clubes de mães e faz a própria qualificação das escolas, ajudando, enfim, os profissionais. Então, quero aqui realmente parabenizá-los!
Tomara que existam mais empresas que façam esse tipo de atividade, porque, sem dúvida alguma, esse trabalho social faz a diferença e gera qualidade de vida.
Recebi o relatório de sustentabilidade daquela empresa e fiquei muito feliz com aquilo o que vi. Pude conhecer o trabalho que fazem e realmente me interessei muito. Espero que outras empresas possam também agir dessa forma, com esse desafio de se misturar com a comunidade. Também se percebe que é uma empresa sadia, porque, além da sua questão interna, vive em consonância com a sua comunidade, interagindo com a sociedade. Assim, ajuda a cidade, o bairro, a localidade onde está inserida e as pessoas que precisam.
Sr. presidente, falamos muito nas festas de outubro, que acontecem em Santa Catarina, mas é a primeira vez que, particularmente, como deputado estadual, recebo um balanço desse tipo. E quero aqui registrar que a Oktoberfest de Blumenau, este ano, foi realizada de forma muito bem organizada. Foi uma festa padrão em Santa Catarina, que recebeu quase 600 mil pessoas. E desse número, deputado Volnei Morastoni, v.exa. que foi prefeito, 290 mil eram turistas.
É a primeira vez que recebo um balanço de uma festa realizada em Santa Catarina em que se pode perceber, pela contabilidade, o que foi vendido de ingresso, o que foi gasto de recursos com as bandas, a decoração e o lucro obtido.
Eu me lembro que há algum tempo a festa sempre empatava, zero a zero, ou dava prejuízo, e neste ano na Oktoberfest obtivemos R$ 416 mil de lucro. Tive a oportunidade de ligar para o presidente da Vila Germânica, coordenador da festa, e perguntar sobre o que iriam fazer com o lucro da festa. E fiquei muito feliz com a resposta: "Esse lucro da festa será investido justamente no Natal de Blumenau. Será realizada uma grande festa natalina para os turistas e para o povo da cidade".
Tive a oportunidade de visitar a Vila Germânica que, nesta época do ano, passa a ser chamada de Vila Noel. A iluminação e a decoração estão muito lindas e realmente vale a pena levar as crianças, a família, para uma visita.
Pude perceber que o lucro da Oktoberfest está sendo aplicado não só na Vila Germânica, que agora se chama Vila Noel, mas também nos desfiles que irão acontecer, bem como na decoração e na iluminação da cidade. Isso é algo muito positivo, ou seja, uma festa que juntou quase 600 mil pessoas e trouxe aproximadamente 290 mil turistas para Blumenau, que gerou quase R$ 500.000,00 de lucro, terá seu lucro revertido para o Natal da cidade.
O governo do estado também participa, ajudando neste Natal, mas é importante dizer que uma parte da festa é feita com o lucro da Oktoberfest, bem como o apoio das empresas das cidades, do Clube de Mães, de entidades sociais. Enfim, todo mundo está se mobilizando e querendo realmente mostrar que Blumenau, que o vale de Itajaí pode fazer um Natal como fazia antigamente, muito mais bonito e tão famoso quanto o de Gramado.
Ultimamente todo mundo falava no Natal de Gramado, mas agora podemos ter orgulho novamente de falar do Natal de Blumenau, do Natal do vale do Itajaí. E, com certeza, vai-se tornar com o passar do tempo, deputado Aldo Schneider, cada vez melhor. Nos próximos três anos o Natal de Blumenau será muito mais bonito do que o Natal de Gramado. Assim como Ibirama também já tem o seu Natal, que é belo. E com certeza temos que trabalhar esse espírito natalino em todo o estado.
Por isso, quero parabenizar a Vila Germânica, o CDL, todas as entidades envolvidas com a questão do Natal de Blumenau. Realmente vale a pena ir até lá! Vale a pena conferir.
Quero também, neste tempo que me resta, sr. presidente, srs. parlamentares e sras. parlamentares, registrar que ontem tive a oportunidade de representar a Assembleia, esta Casa, no seminário Blumenau 2050. Esse seminário trata do planejamento da cidade.
Foi discutida a questão do planejamento urbano da cidade, da ocupação do solo, o que se pretende fazer na questão turística, quais os investimentos de infraestrutura, o que se pretende ter em longo prazo, o que se pretende da cidade quando se chegar aos 600, 800 mil habitantes, como manter a qualidade de vida das pessoas, como aumentar a qualidade de vida existente atualmente.
Então, isso foi muito discutido. Quero parabenizar a secretária de Planejamento, a prefeitura municipal, por estarem discutindo, sim, o eixo do desenvolvimento, as questões que envolvem a cidade para os próximos 40 anos. A cidade é o local mais importante; aliás, é no município que deveria ficar a maior parte dos recursos e não no governo federal. A cidade é onde vivemos, criamos a nossa família; por isso, precisamos valorizá-la.
Quero parabenizar o prefeito João Paulo Kleinübing, o secretário Walfredo Balestieri, os técnicos que independentemente de questão política tratam o projeto de Blumenau 2050 como sendo um projeto da cidade e não o projeto de um governo.
Acho que esse é o grande desafio! E aos prefeitos que nos acompanham neste instante quero fazer este desafio: que possam projetar a sua cidade para os próximos 30 anos, 40 anos e não cometer os erros que os gestores anteriores cometeram. Por exemplo, na cidade de Blumenau, a rua XV de Novembro era uma picada. E ela segue a curva como foi criada; não foi feito um planejamento na concepção de estruturação da via; por isso, hoje é uma rua estreita.
Então, precisa haver planejamento, independentemente do tamanho, pode ser uma cidade pequena, média ou grande. Todas precisam ter planejamento, porque é através dele que se garante a qualidade de vida. E o Blumenau 2050 realmente surpreende todos. Graças ao planejamento, muitas ações que estavam para ser executadas a partir de 2013 já começaram, porque se planejou, porque se viu a necessidade de fazê-las com antecedência e se buscou recursos. Tanto é que a prefeitura vem buscando recursos de financiamento via Badesc, via BNDES e aplicando-os de forma planejada. Isso permite um direcionamento correto do crescimento da cidade.
É necessário, sim, investir muito em infraestrutura, educação, saúde, qualidade de vida das pessoas. E esse planejamento vem ajudar muito. Não é à toa que Blumenau em 2005, quando não existia esse planejamento, era a 11ª cidade do estado em qualidade de vida, segundo a Firjan, e hoje, graças ao Blumenau 2050, graças ao planejamento dos técnicos que adotaram o projeto como sendo algo para a cidade e não um projeto político, Blumenau tornou-se a primeira cidade do estado em desenvolvimento municipal. Isso se deu graças ao planejamento e graças a todos que se envolveram e defendem Blumenau independentemente de partido político.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)