Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/12/2007
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Gostaria, inicialmente, de cumprimentar os srs. parlamentares, as sras. deputadas e cada um daqueles que nos acompanham neste momento aqui no plenário e também em suas residências.
Nobres deputados, é uma alegria e uma honra muito grande estar retornando, nesta tarde, deputado Peninha, a esta Casa, depois de ter estado durante 11 meses à frente da secretaria de estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
Queremos aqui, primeiramente, fazer um agradecimento a todas as pessoas que permitiram que pudéssemos desempenhar o nosso papel à frente daquela secretaria que tem a árdua tarefa de promover toda a articulação e a promoção do desenvolvimento das políticas estaduais nas áreas de desenvolvimento econômico, meio ambiente e ciência e tecnologia, fazendo uma grande articulação nesse campo e, com certeza, prospectando tudo aquilo que queremos do estado de Santa Catarina para os próximos anos.
Dentre as várias pessoas que foram importantes nesse processo, gostaria, inicialmente, é claro, de agradecer a minha família, em especial a minha esposa que, talvez, no momento mais difícil da sua vida soube compreender a minha ausência. E o motivo foi assumir um compromisso e cumpri-lo com o cidadão catarinense e com o governo do estado.
Quero agradecer a cada cidadão da minha região, o Vale do Itajaí; ao governador Luiz Henrique da Silveira pela oportunidade; a cada colaborador daquela secretaria e também aos órgãos vinculados, como, por exemplo: a Fapesc, a Fatma, a Ciasc, a Junta Comercial, a Agesc e o Inmetro. Todos foram parceiros nessa caminhada que nos permitiu, srs. deputados, e através do apoio desta Casa, encaminhar e aprovar a nova Lei do Prodec, a alteração da Lei do Pró-emprego, cujas legislações estão permitindo que o estado de Santa Catarina assista a uma grande revolução nos próximos anos.
Hoje nós temos previstos, nobres parlamentares, investimentos privados para o nosso estado superiores a R$ 12 bilhões, que vão gerar renda, qualidade de vida para o povo catarinense e, acima de tudo, dignidade para o cidadão mais humilde.
Além do Prodec e do novo Pró-emprego, outras questões também foram marcantes na nossa passagem na secretaria. Por exemplo, toda elaboração que foi feita durante o ano, e que hoje está tramitando nesta Casa, da nova Lei de Inovação Tecnológica, que vai permitir que o estado se modernize na relação com as empresas e as universidades. A Lei do Cooperativismo, que está quase concluída e que será remetida no início do próximo ano a esta Casa, também é importante.
Cito outras legislações, como o Código Ambiental, que também está praticamente finalizado - depois de uma luta, deputado Antônio Aguiar, com a questão da Fatma, com os servidores, buscando o melhor entendimento de qual legislação ambiental queremos para Santa Catarina, dentro do possível, dentro do fundamental para o crescimento do estado - e será remetido a esta Casa.
Ainda menciono outras ações, como, por exemplo, no Vale do Itajaí, algo que me levou a tomar uma posição decisiva no momento de aceitar o convite por parte do governador e de várias entidades da comunidade do Vale do Itajaí. E aí os nobres deputados da região conhecem muito bem, assim como todos vocês, o problema das enchentes naquela região. A recuperação das barragens no Alto Vale, deputado Rogério Mendonça, é algo extremamente importante para aquela comunidade.
Faço referência à implantação do novo sistema de telemetria. Tivemos a oportunidade, ainda antes de sair da secretaria, de assinar esse convênio que irá permitir que em todo o Vale do Itajaí seja feita a modernização do sistema de telemetria, garantindo para o cidadão, através de uma parceria da Furb, da Epagri e de outras instituições do estado, juntamente com a comunidade local, a antecipação da previsão do nível do rio em dez horas.
Ou seja, nós estávamos trabalhando com afinco e com vontade. Além, de outras questões também importantes para o estado como um todo.
Por isso gostaria, neste meu primeiro pronunciamento, no retorno a esta Casa, nobres deputados, de agradecer de coração a cada um e a cada uma que nos ajudaram no trabalho durante esses meses, e de realmente chegar a uma conclusão: que independentemente, srs. parlamentares, de estarmos na função de deputado ou de deputado-secretário, o importante é trabalharmos para a nossa comunidade; o importante é darmos tudo de nós para a comunidade e que realmente possamos lutar por quem nos elegeu e dar a cada cidadão o retorno daquilo que ele contribui e merece.
O Sr. Deputado Cesar Souza Júnior - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O SR. Deputado Cesar Souza Júnior - Deputado Jean Kuhlmann, quero cumprimentá-lo, companheiro democrata, pelo seu retorno a esta Casa Legislativa para a qual v.exa. foi eleito pelo povo, principalmente pelo povo do Vale do Itajaí, depois de um brilhante trabalho junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, onde foi lançada a base de um grande trabalho que certamente terá sua continuidade, através do nosso companheiro Onofre Santo Agostini.
Bom retorno a esta Casa. É muito bom tê-lo de volta ao nosso convívio diário. Certamente v.exa contribuirá muito para o desenvolvimento e para o crescimento deste Poder e do estado de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Agradeço o aparte de v.exa., deputado Cesar Souza Júnior, que, com certeza, é uma revelação neste Plenário, assim como a toda minha bancada, sem dúvida alguma, que esteve sempre ao nosso lado, de maneira participante e ativa. E eu tenho certeza de que agora, reintegrando a bancada, estaremos juntos novamente em prol do desenvolvimento deste estado.
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - Deputado, em nome da bancada do Partido Progressista desejo que seja bem-vindo a esta Casa. Com certeza o seu trabalho será o de defender não só os interesses da sua região, mas também de todo o povo catarinense.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, nobre deputado.
Gostaria de falar muito sobre tudo o que vivemos na secretaria. Poderia falar sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos, sobre os planos de cada bacia hidrográfica que iremos desenvolver a partir do ano que vem e, além disso, sobre um grande problema que foi discutido durante o ano, que conseguimos resolver agora, nobres deputados, que é a questão da outorga da água para as PCHs...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)