Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. parlamentares que nos acompanham, quero, antes de entrar no tema da audiência pública que tivemos ontem, antes de agradecer a toda comissão de Segurança Pública por haver participado, aos parlamentares, fazer uma referência toda especial, deputado Ismael dos Santos, ao sr. Nirton dos Santos, seu pai, eis que o vi firme, saudável, pregando, realmente levando as pessoas adiante, mostrando um espírito de liderança muito grande. E tive o orgulho também de vê-lo lançando o seu 46º livro.
Deputado Reno Caramori, muita gente diz que temos que fazer muitas coisas na vida e uma delas é escrever um livro. Pois bem, o deputado Ismael dos Santos já escreveu o seu 46º. Então, já passou bastante da cota.
Deputado Ismael dos Santos, tive a oportunidade de fazer a leitura do seu livro e com certeza é uma leitura que transmite uma mensagem muito importante, independentemente do credo religioso. Seu livro traz uma mensagem muito forte e realmente todos devemos lê-lo, deputado Reno Caramori, pois ajuda a construir o ser humano e traz algo extremamente positivo para que possamos refletir sobre o dia a dia.
Parabéns, deputado Ismael dos Santos, pelo 46º livro, espero que ele seja um sucesso e que possa realmente levar a mensagem de Deus a quem precisa.
Quero também falar um pouco sobre a audiência pública que tivemos ontem em Blumenau. Inclusive, o deputado Ismael dos Santos, que me antecedeu, falou de uma forma muito concreta e firme sobre o seu pensamento com relação à audiência.
Quero agradecer de forma muito carinhosa aos deputados Maurício Eskudlark, Sargento Amauri Soares, Ismael dos Santos, Gilmar Knaesel, Ana Paula Lima, e a todos os que estiveram presentes, assim como ao deputado Marcos Vieira, que me permitiu presidir aquela audiência pública.
Sr. presidente e srs. deputados, quero dizer que foi onde mais vi representatividade na história de Blumenau. Nunca vi uma audiência pública com tantas pessoas e tanta representatividade. Realmente foi algo extremamente importante e fiquei feliz, primeiramente, pela participação da comunidade, das pessoas que foram e engajaram-se, abraçaram a causa e estão defendendo a segurança pública. Em segundo lugar, fiquei muito feliz porque o secretário de Segurança Pública deu a cara para bater, não se escondeu, como já aconteceu no passado. S.Exa. foi lá dizer o que podia e o que não podia. E agora nos cabe e à sociedade blumenauense e da região cobrar com firmeza o que ficou compromissado na audiência pública concernente à Polícia Militar, à Polícia Civil, ao Corpo de Bombeiros, enfim, a toda a segurança pública da nossa cidade.
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não, com muito prazer.
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - Sr. deputado Jean Kuhlmann, primeiramente quero cumprimentar v.exa. pela condução da audiência pública no dia de ontem, bem como pelo exemplo que deu Blumenau, através das suas entidades civis, do poder público, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores. Cumprimento ainda a Assembleia Legislativa por intermediar mais uma vez uma audiência pública.
Quero louvar também o comportamento muito transparente do secretário César Grubba, do comandante-geral da Polícia Militar e do delegado-geral da Polícia Civil, que não foram para lá enrolar, foram muito transparentes.
Existe o problema, mas para a solução tem que haver uma continuidade, um encaminhamento, porque não é possível fazer milagre. Acredito que essa audiência pública dará pelo menos um pouco de esperança para a nossa região, especialmente para Blumenau, no que diz respeito a um problema tão sério que é a segurança pública.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Obrigado, deputado Gilmar Knaesel.
Quero dizer que realmente a audiência pública foi produtiva. É claro que queríamos, como falei anteriormente, que o secretário chegasse lá com um ônibus já levando os policiais, mas isso não é possível, existe a questão legal que deve ser preservada.
Agora, sim, cabe-nos e à sociedade continuar mobilizados e é este o pedido que quero fazer desta tribuna: que todos que estiveram na audiência pública continuem mobilizados, continuem, de forma organizada, cobrando essa questão que não é uma questão partidária, mas algo extremamente importante para a sociedade blumenauense e para a região. E para isso temos que ter, acima de tudo, união e coragem, porque é assim que vamos conseguir melhorar...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)