Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2013
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. parlamentares, quero, inicialmente, agradecer ao secretário de Defesa Civil de Santa Catarina, sr. Milton Hobus, pela presença neste plenário.
Quero convidar os senhores membros da comissão de Defesa Civil para participarem, depois desta sessão, de uma reunião, a fim de conhecermos os projetos da referida comissão que trata, inclusive, sobre o projeto de prevenção de cheias do vale Itajaí e o trabalho que o governador Raimundo Colombo vem fazendo naquela região, no sentido de proteger a comunidade. É um projeto amplo que vai defender toda a população na questão das cheias, num trabalho de prevenção muito importante.
O governador, Raimundo Colombo, esteve, recentemente, no médio vale Itajaí e em Blumenau, trazendo obras e recursos para a nossa cidade, deputado Ismael dos Santos, como para o hospital Santo Antônio, pavimentação de vias, garantindo recursos, por exemplo, para continuação da ponte do Badenfurt, que já foi iniciada. São R$ 10 milhões de empresas que terão a possibilidade de fazer o depósito direto na conta do estado, sendo que esse recurso que o estado não abre mão será aplicado justamente na continuação dessa obra que é tão importante e que foi iniciada pelo ex-prefeito João Paulo Kleinübing, assim como também a obra da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, que são obras extremamente importantes.
Mas quero dizer que acredito efetivamente na pessoa do secretário da Comunicação, Nelson Santiago, pela sua personalidade e pela seriedade do trabalho que o ex-prefeito, João Paulo Kleinübing, realizou no município de Blumenau. Tenho certeza absoluta de que todos os fatos vão ser explicados e que ele vai ter toda a possibilidade de demonstrar que não passam de meras especulações, não passam apenas de diálogos mal interpretados. Enfim, que possa realmente fazer a sua defesa no sentido de esclarecer para a sociedade a verdade.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Jean Kuhlmann, tivemos a oportunidade de acompanhar a administração do ex-prefeito João Paulo Kleinübing e entendemos que talvez, no afã de apressar e concluir projetos para a cidade, tenha incorrido em falhas processuais e administrativas ao querer ver a obra acontecer.
Mas continuo acreditando na sua idoneidade e espero e tenho certeza de que ele fará o esclarecimento dos fatos e trará não somente para a sociedade catarinense, como também a este Parlamento, todas as informações e esclarecimentos que vão nos deixar com tranquilidade e serenidade quanto ao convênios realizados entre o Badesc e a cidade de Blumenau.
Obrigado, deputado.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - O Badesc teve um papel fundamental na execução de várias obras no município de Blumenau, deputado Ismael dos Santos, e agora, não somente no passado, para a execução, por exemplo, da margem esquerda do Rio Itajaí-Açú, a nova Beira-Rio, foram utilizados recursos oriundos do Badesc, que teve um papel fundamental, e continua tendo, tanto é que o governo do estado, deputado Kennedy Nunes, colocou à disposição de Blumenau e para outros municípios o Programa Juro Zero, recursos que virão para a execução de obras com juro zero, em que o próprio estado vai subsidiar o juro.
Então, Blumenau em nenhum momento, não podia no passado e não pode no presente nem no futuro perder esses recursos tão importantes para a cidade.
Tenho certeza de que a questão do Badesc e de outras obras que foram realizadas estão dentro da legalidade. Espero que os fatos sejam esclarecidos, porque as pessoas têm direito de defesa e não podemos vir à tribuna apenas condenar sem dar o direito de defesa.
Creio que a presidente Dilma Rousseff também não age dessa forma porque senão muitas pessoas que foram acusadas no mensalão já estariam condenadas, e elas têm o direito de se defender. É isso que temos que preservar: a democracia, o direito de defesa, o respeito à história das pessoas. Cada um tem que assumir a responsabilidade perante seus atos, mas todos devem ter o direito de se defender para poder justamente esclarecer os fatos e mostrar a verdade para a sociedade.
Por isso Blumenau nem no passado nem no presente e nem no futuro poderá abrir mão de recursos importantes para a execução de obras. Acredito que com a força do governador Raimundo Colombo, com a presença de Nelson Santiago na secretaria da Comunicação, com a presença do presidente do Badesc, João Paulo Kleinübing, Blumenau estará recebendo muitos recursos.
Ora, vir aqui pedir a saída de Nelson Santiago porque uma pessoa do Badesc falou a respeito de prazo, não tem sentido! É muita irresponsabilidade! E não podemos agir desta forma e, sim, com maturidade, responsabilidade, permitindo que cada um possa se justificar, mostrar os fatos e se defender, o que é um direito de todos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)