Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/11/2010
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sra. presidente dos trabalhos, srs. parlamentares, gostaria de cumprimentar todos que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, enfim, todos que têm a oportunidade de acompanhar os trabalhos desta Casa.
Findado o processo eleitoral, que demorou tanto tempo, nós, que disputamos a eleição no primeiro turno, os candidatos à Presidência da República e os candidatos a governador que disputaram o segundo turno, temos uma nova radiografia política no país.
Temos que, com certeza, respeitar todos aqueles que saíram vitoriosos desta eleição, porque o resultado sempre diz quem o povo quer que governe e quem o povo quer que fiscalize. Não podemos fazer uma oposição burra, medíocre, uma oposição pelo simples fato de ser Oposição. Temos que ter pessoas fiscalizando e temos que ter pessoas governando, até porque em todas as esferas, inclusive na vida pessoal, deputado Silvio Dreveck, é importante que alguém esteja fiscalizando. É em função da acomodação e das facilidades que o ser humano comete equívocos, erros, e é aí que a Oposição tem um papel tão nobre, tão importante quanto aqueles que são escolhidos para governar.
Mas antes de citar nomes, antes de falar da minha visão sobre o panorama da eleição, quero fazer uma pequena reflexão.
Primeiramente, gostaria de parabenizar o Poder Judiciário, parabenizar o Tribunal Eleitoral pela condução dos processos. Houve lisura em todo o processo, agilidade, não só na apuração, mas na preparação daqueles que conduziram o dia da votação. Todo o trabalho feito anteriormente, desde o registro das candidaturas até o acompanhamento do processo, transcorreu muito bem porque tivemos uma Justiça Eleitoral extremamente eficiente e consolidada, para que este país possa manter-se firme. Tenho certeza de que sem uma Justiça Eleitoral ativa, presente, em todo o processo, inclusive na homologação das candidaturas, dos resultados, não teríamos uma democracia tão consolidada no Brasil.
Por isso quero, até quem sabe, em nome de todos os parlamentares, parabenizar a Justiça Eleitoral pela condução do processo porque realmente fez o seu trabalho de forma belíssima, com maestria, de forma firme e decisiva. Por isso, parabéns à Justiça Eleitoral, a todos os candidatos, à nova presidente da República, a primeira mulher que assume a Presidência do país.
Espero que apesar de não haver obtido um resultado positivo em Santa Catarina, ela aja, deputado Padre Pedro Baldissera, como falou, porque é através da ação e não das palavras que reconhecer uma grande estadista, alguém que tem que pensar num Brasil unido e não num Brasil dividido.
Da mesma forma que entendo que o meu partido, o Democratas, tem que respeitar quem se elegeu em nível federal e fazer uma Oposição consciente, séria, respeitosa, espero a mesma conduta do poder central com o governador eleito Raimundo Colombo, uma postura de devolver ao cidadão aquilo que ele paga de imposto. É o mínimo que o cidadão pode ter do seu governante, o retorno daquilo que ele paga. Tanto do governador e da presidente, quanto dos deputados estaduais, federais e senadores. Porque esta é a obrigação mínima de um político, lutar para que aquilo que a população contribuiu na forma de carga tributária volte em forma de educação, de saúde, de infraestrutura.
Quero aqui fazer a cobrança de uma obra que é vital não apenas para o vale do Itajaí, mas para todo o estado de Santa Catarina. Esta Casa teve a oportunidade de criar um fórum permanente para discutir, acompanhar, debater e também questionar alguns assuntos polêmicos com relação à duplicação da BR-470. E como coordenador desse fórum junto a esta Casa, quero trabalhar de forma firme cobrando da nossa presidente eleita a duplicação da BR-470. A promessa feita é que em dois anos a obra estaria concluída.
Por isso, deputados do PT, quero ser parceiro e pedir a ajuda de v.exas., para que realmente possamos cobrar a conclusão da BR-470, da BR-101, que é extremamente importante para o sul do estado. Mas, para mim, que sou natural de Blumenau, e para todo o vale do Itajaí, para toda Santa Catarina a duplicação da BR-470 é vital.
Esperamos da presidente eleita um gesto, palavras, mas, acima de tudo, ações. Acredito que estará dando uma demonstração de respeito para com o estado propiciando aos catarinenses que pagam impostos saúde, educação e infraestrutura, mas principalmente, de uma vez por todas, duplicando a BR-470, que ceifa vidas e impede o desenvolvimento da vale do Itajaí.
Por isso, parabenizo todos os eleitos, mas gostaria de dizer que, como deputado estadual eleito pelo vale do Itajaí, quero adotar uma postura respeitosa, mas crítica, cobrando esta obra que é tão importante para todos nós, a duplicação da BR-470. E quero vir aqui de forma permanente divulgar todos os atos, todos os calendários e chegar ao final do mandato da presidente parabenizando-a por haver cumprido com a sua promessa de duplicar a BR-470 em dois anos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)