Comunicação

Frente parlamentar na Alesc quer estreitar laços entre Santa Catarina e a Polônia


Marcelo Espinoza
23/06/2026 - 20h30min

Frente parlamentar foi lançada na tarde desta terça-feira (23), em evento na Alesc

Frente parlamentar foi lançada na tarde desta terça-feira (23), em evento na Alesc

FOTO: Ana Quinto/Agência Alesc

A Alesc lançou na tarde desta terça-feira (23) a Frente Parlamentar Santa Catarina-Polônia. Sugerido e coordenado pelo deputado Ivan Naatz (PL), o grupo tem como objetivos incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre o estado brasileiro e o país europeu, além de fomentar relações econômicas, sociais, culturais e educacionais.

O ato de lançamento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a presença de representantes da Embaixada da Polônia no Brasil, autoridades de municípios catarinenses com ligações histórico-culturais com o país europeu, além de entidades ligadas à cultura polonesa. Pela Alesc, participaram os deputados Antídio Lunelli (MDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Maurício Eskudlark (PL), que é descendente de poloneses.

Conforme Naatz, a criação da frente um reconhecimento à importância da imigração polonesa em Santa Catarina. “A Alesc tem fomentado intercâmbios com as comunidades mais tradicionais de nossa história. E a comunidade polonesa tem uma participação significativa na nossa história. Temos poloneses no Sul, em Brusque, no Planalto Norte. E eles mantêm suas tradições e se orgulham muito disso.”

O parlamentar acredita também que a frente pode atuar para estimular o intercâmbio cultural, educacional e comercial entre o estado e o país. “A Polônia é um dos países que mais cresce no mundo e certamente tem muito a nos oferecer em oportunidades. Santa Catarina é esse estado que tem portas abertas ao mundo, e essa frente é uma grande oportunidade para estreitarmos esses laços.”

O cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, afirmou que a frente da Alesc poderá atuar no incremento das relações comerciais bilaterais, principalmente com a recente promulgação do acordo para a eliminação da dupla tributação entre Brasil e Polônia.

“Agradecemos ao deputado e à Assembleia pela iniciativa”, declarou. “Precisamos incrementar o comércio, e o apoio político é muito importante. Temos 15 empresas polonesas que investem no Brasil, mas não temos empresas brasileiras lá. As empresas catarinenses são muito bem-vindas na Polônia.”

O evento de lançamento da frente teve apresentações culturais do Coral Polonês de Massaranduba e do Grupo de Dança Folclórica de São Bento do Sul. Participaram do ato o desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC); a presidente da Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB-SC, Débora Pinter; o representante de Câmara de Comércio Brasil-Polônia, Marco Aurélio Viliczinski; e o conselheiro da Embaixada da Polônia Maciej Brodowicz.

Além de Ivan Naatz, fazem parte da frente parlamentar os deputados Mário Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Volnei Weber (MDB) e Sargento Lima (PL).

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias