Pronunciamento

Ivan Naatz - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/07/2023
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Inicia o seu pronunciamento, mencionando que um dos maiores propulsores da economia catarinense vem sendo tratado com total desrespeito, com falta de gestão, prejudicando a região da AMFRI, principalmente Itajaí. Apresenta um vídeo com depoimentos de trabalhadores do Porto de Itajaí, que estão passando por necessidades por não receberem o seu salário, devido a esse porto estar vazio já há oito meses. Mostra o porto privado, no lado de Navegantes, onde o cais está sempre ocupado. No entanto, diz que a folha de pagamento dos comissionados, indicados pelo Governo municipal, está em dia, mesmo o porto não recebendo navios.
Explica que a administração municipal de Itajaí evitou a privatização para que os comissionados continuassem recebendo os seus salários. Informa que a gestão combateu a privatização, e que a solução foi colocar um político na administração, sendo o superintendente o vice-Prefeito de Itajaí, pois lá no porto o salário é maior. Relata que o porto não foi privatizado na gestão do Tarcísio, ele não conseguiu vender porque a administração de Itajaí não permitiu.
Ressalta que o Porto de Itajaí é um desafio de todos os catarinenses, porque ele é responsável por uma grande fatia de contribuição da carga tributária.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Critica a resistência à privatização e concorda com o colega, mencionando que desde junho do ano passado já se falava sobre o que iria acontecer, uma margem teria um porto vazio, e do outro, um porto cheio. Ressalta que quem está lucrando com isso é aquele que está lá na prefeitura com salários altos, sem fazer nada. [Taquígrafa: Eliana]