Pronunciamento

Ivan Naatz - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2023
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Apresenta em Plenário um vídeo da Jovem Pan News com a notícia de que um vereador do PSOL cooperou com a invasão de um imóvel privado na cidade de Campinas, SP. Diz que quem invade propriedade privada é criminoso e que o movimento MST também o é. Faz críticas ao referido movimento, e lembra que essas invasões só ocorrem em países subdesenvolvidos como o Brasil.
Fala que o Estado não pode fomentar ocupação de propriedade privada, mas sim combater os movimentos de invasão. Espera que a CPI instalada no Congresso investigue, de fato, a origem e os financiadores desses movimentos de invasão, lembrando que só existe invasão de propriedade privada no país porque as leis não funcionam. Discorre que no Governo Bolsonaro o número de invasões pelo MST diminuiu significadamente, pois a ordem era combater esse tipo de política.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Fala que a CPI do MST irá revelar grandes coisas, lembrando que, segundo investigações realizadas, o líder do movimento, José Rainha, cobrava propina para não invadir determinadas terras. [Taquigrafia: Guilherme]