Pronunciamento

Ivan Naatz - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/10/2023
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Discorre sobre o uso de aeronave pelo Governador Jorginho para voar de Chapecó a Blumenau na presença do ex-Presidente Bolsonaro. Registra que foi uma aeronave privada com a presença do proprietário que cedeu gratuitamente para trazer o Governador e o ex-Presidente a Blumenau. Explica que, sendo propriedade privada, o proprietário faz com o avião o que ele quer. Também adverte que se ficarem fazendo insinuações de que tem contrato com o Governo, vão ter que apontar e responder pelas denúncias. Considera uma perda do precioso tempo da tribuna para ficar falando desse assunto, uma vez que o Estado tem tantas urgências a serem discutidas e implementadas. Deixa uma mensagem de reconhecimento ao Deputado Marquito, que considera um parlamentar atuante e está fazendo o seu trabalho, entretanto, reforça que no uso da aeronave não teve dinheiro público.
Repercute a reportagem do jornalista Moacir Pereira, cuja manchete é: "Enchentes, um Governador presente e atuante". Apresenta imagens do Governador e a sua equipe, bem como os demais que foram convocados, em diversas reuniões, em diversas cidades, para tentar minimizar os efeitos das cheias. Enaltece o trabalho apresentado pelo Governo neste período crítico, bem como a presença da Defesa Civil com informações confiáveis para salvar vidas.
Diz que a questão das cheias é uma pauta recorrente na Alesc e, agora, com diversos projetos apresentados pelos deputados, haverá um grande pacto pelo sistema de contenção de cheias e desastres naturais cada vez mais presentes. Apela a todos pela união em torno desta pauta, considerando que não é um momento para críticas.
Deputado Carlos Humberto (Aparteante) - Espera que a acusação não seja essa, indagando qual o problema em o proprietário do avião pagar com o próprio dinheiro uma viagem ao ex-Presidente Bolsonaro. Do mesmo modo, ao olhar o passado, verifica que o Governador Moisés utilizava a aeronave do Corpo de Bombeiros para se deslocar em época de campanha. Parabeniza o Deputado Ivan Naatz pelas colocações, pontuando que o que é privado é privado.
Deputado Sargento Lima ((Aparteante) - Fala do crescimento do seu partido, que chegou em 2018 no Estado com seis representantes, hoje com onze, e futuramente serão mais de vinte. Afirma que as pessoas gostam dos representantes da direita no Estado, e se o Governador Jorginho e o ex-Presidente Bolsonaro falassem que precisavam de uma aeronave, não teriam apenas uma, mas meia dúzia seriam disponibilizadas.
Deputado Massocco (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Ivan Naatz pelas colocações, afirmando que não desrespeita o Deputado Marquito. Considera que a preocupação da esquerda deveria ser onde está o Lula, porque não veio a Santa Catarina e nem foi ao Rio Grande do Sul nos momentos de extrema dificuldade.
Deputado Marquito (Aparteante) - Esclarece que a sua fala na tribuna foi no sentido de questionar, saber a opinião dos colegas deputados. Informa que atualmente o Governo Federal está empenhado em retirar famílias e pessoas da Faixa de Gaza, prestando ajuda humanitária. Também ressalta que o Presidente Lula está se recuperando de uma doença. Registra que o Governo Federal liberou R$ 1,2 milhão do Ministério da Defesa Civil para a Secretária de Estado da Defesa Civil. Agradece a gentileza dos deputados, dizendo que o carinho é recíproco. [Taquígrafa: Sara]