Pronunciamento

Ismael dos Santos - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero ratificar aqui o meu cumprimento ao ex-deputado Vânio de Oliveira, que vem da cidade de Criciúma, no sul do estado, prestigiar o debate desta tarde.
Eu gostaria, sr. presidente, antes de abordar a temática axial da minha intervenção, de agradecer a presença do sr. governador ontem em Blumenau, na audiência pública sobre segurança. É claro que a comunidade sempre busca novas expectativas em relação à segurança do município, mas o sr. governador anunciou ontem a ida de 30 policiais civis e 15 bombeiros para Blumenau, um novo batalhão para a região das Itoupavas e também uma boa notícia para Blumenau e região, a penitenciária industrial, além de um mutirão na Segurança Pública, já que as delegacias de polícia em Blumenau acumulam hoje mais de 1.000 inquéritos que aguardam encaminhamento para o Ministério Público.
Eu quero também registrar a satisfação que tive de receber, em meu gabinete, a visita do ex-deputado Adelor Vieira, diretor da Casan, preocupado também com a questão da estiagem em mais de 100 municípios em Santa Catarina, deputado Padre Pedro Baldissera, que tem acompanhado o problema. E, deputado Gelson Merísio, no oeste catarinense existe a questão dos rios minguantes, dos açudes secos. Nove das 12 hidrelétricas estão paradas.
O ex-deputado Adelor Vieira falava-me, em nome da Casan, das iniciativas do governo estadual: a perfuração de 270 poços produtivos nas regiões oeste e meio-oeste; o decreto do governo com mais de R$ 20 milhões de recursos para a perfuração de poços artesianos profundos no oeste; a distribuição, por parte da Casan, de 1.000 caixas d'água no oeste catarinense, para mais de um milhão de litros; investimentos na limpeza do Lajeado São José, em Chapecó, e projetos de captação de água principalmente do rio Uruguai.
Fico satisfeito com essas decisões tomadas pela Casan e faço o nosso agradecimento pela resposta rápida quando aqui indagávamos das políticas públicas do governo do estado em relação à estiagem no oeste catarinense.
Mas, srs. deputados, eu gostaria, nesta tarde, de registrar a visita do meu amigo, ex-deputado Vânio de Oliveira, que atua na área de reabilitação de dependentes químicos. Aliás, o ex-deputado Vânio foi pioneiro, pois a primeira casa de reabilitação para dependentes químicos do estado de Santa Catarina foi fundada por ele, na cidade de Criciúma. Se não estou equivocado, já tem 24 anos de existência ali no sul do estado.
Eu gostaria, com a permissão da Presidência, de solicitar à assessoria técnica da Casa, por favor, que abrisse para nós uma reportagem do Fantástico, no último domingo, que traz um pouco dessa preocupação em nível nacional, mas que diz respeito a todos nós.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
O crack é a droga da vez no país destruindo milhares de famílias. Só em Blumenau, conforme relatório da delegacia regional, ex-deputado Vânio de Oliveira, há cinco mil dependentes de crack. Depois dessa reportagem - e não tive a oportunidade de acompanhá-la no domingo à noite, recebi depois essas imagens -, recebi o telefonema, ainda no domingo à noite, de uma mãe preocupada indagando: "Como posso saber se meu filho está usando drogas?" Aí demos algumas orientações.
E quero colocar-me à disposição para isso. É claro que para se tratar com dependente, acima de tudo, é preciso carinho, paciência, cuidado, atenção e também orientação de um profissional, mas aí estão as nossas casas de reabilitação. E quero aqui tomar a liberdade de colocar o Centro Terapêutico Vida, casa que fundamos ali em Blumenau, à disposição do povo catarinense, nessa nossa bandeira do combate às drogas, através do telefone: (47)33229100.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)