Pronunciamento

Ismael dos Santos - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/04/2015
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, telespectadores da TVAL, não poderíamos deixar de prestar a nossa solidariedade aos catarinenses do oeste. E deputado Maurício Eskudlark, coincidentemente, eu estava saindo de Chapecó às 14h na segunda-feira e passei às 15h em Xanxerê, às 16h em Ponte Serrada, com muita dificuldade, muitas árvores no caminho. Embora fosse um evento muito rápido de cinco a dez minutos, a gente percebeu ao longo da rodovia o estrago. Eu cheguei a Blumenau mais de meia-noite. E nós queremos aqui ratificar a nossa preocupação e solidariedade aos amigos de Xanxerê, de Passos Maia, de Ponte Serrada, não só pelos estragos do ponto de vista patrimonial, e sabemos que 200 mil catarinenses ficaram sem energia elétrica, dois mil ficaram desabrigados em Xanxerê e centenas de casas foram destelhadas, mas, em especial, lamentamos os dois óbitos em Xanxerê.
É claro que nesta hora nós temos sempre um misto de impotência, deputado Gabriel Ribeiro, v.exa. que passou recentemente, em Lages, por algo parecido, com aquela chuva de granizo, mas queremos somar a essa impotência a nossa solidariedade e, acima de tudo, como homens públicos, queremos exigir, de fato, que haja esse gabinete de crise que possa gerenciar do ponto de vista da Defesa Civil, da Saúde, da Segurança Pública e, principalmente, na liberação de recursos. Acho positiva a manifestação do governo federal na questão da liberação do Fundo de Garantia, mas é preciso avançar com ações do governo do estado nesta questão de recursos para que a vida retome a normalidade no oeste catarinense.
Eu gostaria, sr. presidente e srs. deputados, de fazer uma menção especial à visita que recebi nesta tarde do nosso colega Dalçoquio, que aqui esta no plenário da Casa, ele que representa uma empresa muito conhecida e que é orgulho para todos nós catarinenses, deputado Manoel Mota, v.exa. que foi caminhoneiro e sabe muito bem do que estou falando. A empresa Dalçoquio é um orgulho para todos os catarinenses, possuindo 800 carretas e mais de 25 pontos espalhados pelo Brasil, motivo de orgulho para todos os catarinenses. Mas eu fico mais feliz ainda, porque o empresário veio hoje em visita ao nosso gabinete para fazer uma proposta de parceria. Eles têm a marca Cowboys do Asfalto, muito conhecida já país e até fora dele, com vários produtos, e há uma preocupação que me chamou a atenção. Nós acompanhamos neste último final de semana, no ferido, um carreteiro, infelizmente, embriagado na BR-101, bateu em outra carreta, derrubou um poste e continuou o caminho. Anotaram a placa e lá na frente a Polícia Federal pode detê-lo e ele nem sabia o que tinha feito.
A proposta dos Cowboys do Asfalto é exatamente essa conscientização, não apenas na questão do uso de drogas, mas também numa questão maior ainda, roubos de cargas, e trabalhando com critérios, com princípios, com valores que eu desconhecia, deputado Manoel Mota. E fiquei muito feliz em recebê-los em nosso gabinete observando o interesse deles nessa parceria em fazermos, de fato, uma prevenção junto aos caminhoneiros neste país.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Ouço v.exa. que por mais de três décadas esteve pilotando caminhões por este país afora.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eu quero cumprimentá-lo e dizer que v.exa. levanta um tema importante. Eu na época que tinha caminhões, eu puxava combustível de São Paulo, do Rio de Janeiro. O Augusto é uma pessoa extraordinária, um homem que começou como caminhoneiro e que hoje tem essa grande empresa que é um orgulho para todos nós. Seu filho foi o vice-prefeito de Itajaí e o outro é um empresário que cuida das ações, mas ele também tem uma carreta, que é a Cowboys do Asfalto. É um espetáculo. Então, quero cumprimentá-lo e dizer que nós temos uma empresa que é o orgulho de Santa Catarina na área do transporte, que é uma parcela importante do PIB brasileiro.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Obrigado, deputado Manoel Mota, que fala com muita legitimidade do assunto, porque foi perito, piloto inclusive de corridas, de disputas acirradas de caminhões.
Fico feliz em saber que Cowboys do Asfalto não é apenas uma marca, mas é também uma proposta de família, uma proposta de orientação aos caminhoneiros que hoje tem uma pauta longa e vasta a ser discutida em nível nacional, como a questão dos fretes e dos pedágios, mas também essa preocupação com a segurança dos caminhoneiros, com a segurança nas estradas a partir de um projeto de parceria, de prevenção.
Nós queremos colocar a nossa comissão de Prevenção e Combate as Drogas à disposição dessa organização, para trabalharmos em programas de prevenção junto aos caminhoneiros de Santa Catarina e do Brasil.
Parabéns pela iniciativa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)