Pronunciamento

Ismael dos Santos - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/03/2011
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sra. deputada, srs. deputados, quero cumprimentar, desta tribuna, além dos telespectadores e ouvintes da Rádio Alesc Digital, aqueles que prestigiam esta sessão, em especial o prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke, que esteve conversando conosco nesta tarde, como também o vereador Ernani Wogenianki, de Três Barras, que é já patrimônio da Câmara de Vereadores, está no sétimo mandato - acho que é recordista de Santa Catarina - como parlamentar na cidade de Três Barras, no planalto catarinense. É uma satisfação tê-lo conosco neste Parlamento.
Deputado Maurício Eskudlark, permita-me anexar ao seu discurso o debate sobre a questão das drogas. V.Exa. falava, inclusive, no discurso anterior sobre as Farc e o narcotráfico. Infelizmente, talvez seja, hoje, a segunda maior indústria, no que diz respeito à questão de divisas, o narcotráfico no mundo. E eu acompanhava hoje, atentamente, o artigo de um especialista na área, uma autoridade na questão de drogas, o sr. Walter Maierovitch, que trata da nova onda das drogas sintéticas.
Nós já tivemos uma onda na década de 70, 80 e agora, além do crack, da cocaína, da maconha, mais uma vez o país, o nosso Brasil, deputado Jean Kuhlmann, é invadido pelas drogas sintéticas. São drogas produzidas em laboratórios e algumas chegam até nós via Paraguai, mas boa parte delas é produzida em nosso território, em Santa Catarina, sendo que o grande problema, em termos de saúde pública e de riscos à nossa juventude, é o que se chama de mistura ou as impurezas dessas drogas sintéticas.
Segundo a Agência Internacional de Controle de Narcotráficos, existe, hoje, um boom de ofertas dessas drogas que de uma forma mais veloz, muito mais constante, muito mais arrojada e destruidora, tem chegado até nós. Os consumidores chamam essas drogas de "balas" e, segundo estimativas em 2010 na Europa, surgiram pelo menos 61 novos tipos de drogas sintéticas que estão chegando ao Brasil, como eu já disse, especialmente pelo Paraguai. Daí a nossa preocupação constante na Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, quer na prevenção, quer na repressão, quer na reabilitação, mas também no desafio de não somente agir contra essas drogas tradicionais, mas também contra essas novas propostas que estão no mercado, as chamadas drogas sintéticas.
Sr. presidente e srs. deputados, no tempo destinado ao nosso partido, com permissão da liderança, eu gostaria de ressaltar, mais uma vez, a nossa participação, ontem à noite, no templo da Assembleia de Deus, na cidade de Itajaí, das festividades do aniversário de 80 anos das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus em Santa Catarina.
O Movimento Pentecostal, como dizíamos na nossa intervenção ontem, na aprovação de um requerimento por esta Casa, surgiu em Los Angeles, nos Estados Unidos, na Azusa Street, em 1906, numa união de várias denominações evangélicas. Daí o nome Assembleia de Deus, reunindo várias assembleias, que chega no Brasil em 1910 através de dois jovens missionários evangélicos chamados Daniel Berg e Gunnar Virgren. Eles se instalaram em Belém do Pará, e hoje a Assembleia de Deus no Brasil completa 100 anos, ou seja, o seu centenário.
Em Santa Catarina, através também de um jovem chamado André Bernardino, a Assembleia de Deus surgiu na cidade de Itajaí. Ele foi trabalhar no Rio de Janeiro, ficou muito doente, estava morrendo em um navio no cais, naquela cidade, quando foi visitado por Daniel Berg e Gunnar Virgren. Restabelecido da sua saúde, retornou a Santa Catarina e exatamente no dia 15 de março de 1931 deu início à Igreja Evangélica Assembleia de Deus neste estado.
Hoje, a Assembleia de Deus no Brasil consta de mais de dez milhões de adeptos; em Santa Catarina são mais de 200 mil membros, e por isso queremos aqui parabenizar os assembleianos pela ação religiosa, bíblica, como também assistencial. É, de fato, uma igreja que se mostra uma forte agência de transformação social.
Por tudo isso, mais uma vez registramos os nossos parabéns especialmente ao pastor Antônio Bordin, da Assembleia de Deus de Itajaí, que ontem fez essa celebração toda especial pelos 80 anos da Assembleia de Deus no estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Deputado Ismael dos Santos, quero ter a liberdade de me associar a essas congratulações à Assembleia de Deus pelo grande trabalho espiritual e social que as igrejas evangélicas, inclusive os gideões.
Eu tenho dito que grande parte dos nossos apenados ou aqueles que praticam algum tipo de delito são reinseridos na sociedade através da fé em Deus. E esse trabalho é feito, às vezes, anonimamente pelos pastores, pelos pregadores, enfim, por todos aqueles que procuram fazer esse tipo de atendimento. Também recebi o convite e espero participar algum dia na Assembleia de Deus de Itajaí a essas congratulações e ao trabalho que as missões evangélicas têm feito no país e no mundo.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Obrigado, deputado Maurício Eskudlark.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - Deputado Ismael dos Santos, da mesma forma que o deputado Maurício Eskudlark, quero dizer que a questão do trabalho da Assembleia de Deus vai muito mais além da questão dos tempos, da questão da aproximação a Deus, que é, acima de tudo, a formação do ser humano.
A Assembleia de Deus tem um papel extremamente importante na vida das pessoas, como também à família que congrega essa igreja. Eu tenho certeza de que a sociedade reconhece isso, em todas as denominações, seja da Igreja Católica, seja da Igreja Luterana, como é o meu caso. Todos nós respeitamos o trabalho feito pelos membros da Assembleia de Deus, pela sua direção, porque é um trabalho feito de coração, com princípios, com respeito, com ética e um trabalho que leva sempre a família e as pessoas para mais próximo de Deus, para que possam ter realmente uma construção do lado social na nossa comunidade.
Por isso que eu quero parabenizar a Assembleia e aproveitar para fazer um parêntesis também. Há uma pessoa que completou 80 anos, que nasceu junto com a Assembleia de Deus em Santa Catarina, que é o seu pai, deputado, o pastor Nilton dos Santos, que com certeza também merece os parabéns, porque se hoje a igreja faz esse trabalho social e é forte no estado de Santa Catarina é graças ao trabalho de seu pai que construiu, dia a dia, chuva a chuva, sol a sol, um trabalho dando exemplo para todos nós.
Parabéns à igreja e parabéns ao seu pai, porque graças a ele hoje a igreja é o que é em Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado Jean Kuhlmann. Boa lembrança! O aniversário de papai é na mesma data. Os dois nasceram juntos. Em 15 de março de 1931 nascia o pastor Nilton dos Santos e também nascia a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Catarina. Pelos valores, pelos princípios e pela batalha dessa organização religiosa, nós registramos nesta Casa, mais uma vez, os nossos parabéns.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)