Pronunciamento

Ismael dos Santos - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/04/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, quero aproveitar a intervenção do deputado Elizeu Mattos, que falou das razões pelas quais defendeu abertamente a aprovação do Código Ambiental. Nós temos recebido, deputado Giancarlo Tomelin, vários e-mails, críticas, inclusive, e questionamentos na imprensa para saber por que votamos a favor do Código Ambiental.
A primeira coisa que eu me pergunto, e aí devolvo a indagação ao jornalista, é se ele leu o Código Ambiental. Eu li as 84 páginas do Código Ambiental e as oito páginas do relatório do deputado Romildo Titon. Li e reli. E de fato convenceram-me por várias razões. Em primeiro lugar porque o Código Ambiental é uma síntese de muitas leis que estavam por aí, mais de 26 leis estaduais sobre a questão ambiental. Em segundo lugar, porque o Código Ambiental foi debatido em dez audiências públicas, durante seis meses, num debate acirrado em todos os cantos do estado de Santa Catarina. Votei favoravelmente no projeto Código Ambiental porque entendo que ele está em harmonia, está sintonizado com o art. 225 da Constituição Federal, que trata de um ordenamento jurídico ambiental brasileiro. Votei a favor do Código Ambiental com muita serenidade, com muita convicção, porque entendo que ele buscou o desenvolvimento sustentável à biodiversidade.
É verdade, e concordo com a bancada do PT, que poderia ter havido outros avanços, mas votei favorável ao Código Ambiental, sobretudo, porque regularizou a situação dos pequenos agricultores.
Como já foi dito aqui várias vezes, 90% das propriedades rurais em Santa Catarina são formadas por estabelecimentos de pequenos agricultores, estabelecimentos familiares com menos de 50ha. São mais de 150 mil pequenos agricultores que têm agora a sua situação regularizada.
Eu votei a favor também do Código Ambiental porque entendo que veio favorecer todo o sistema de defesa do meio ambiente, a partir da própria secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fatma, da Polícia Ambiental e, sobretudo, pela perspectiva da criação do Fundo de Compensação Ambiental. Por tudo isso eu tenho respondido à imprensa e à comunidade da convicção do meu voto no que diz respeito ao Código Ambiental.
Sr. presidente e srs. deputados, eu também gostaria de fazer uma homenagem, nesta tarde, a um cidadão chamado pastor Woldemar Kinas, pois hoje, 8 de abril, faz 30 anos que ele fundou uma magnífica entidade chamada Lar Betânia.
Há alguns anos eu tive a oportunidade de escrever, deputado Kennedy Nunes, o livro Um Apóstolo de Crianças, narrando a história, a biografia do reverendo Woldemar Kinas, hoje com 87 anos. Esse lar surgiu na década de 70, deputado Narcizo Parisotto, depois de acontecer em Blumenau uma tragédia - a deputada Ana Paula Lima já fez referência a esse assunto, a essa tragédia -, em que duas crianças de quatro e seis anos morreram carbonizadas em uma casa. Morreram sozinhas brincando com fogo. Daí surgiu a necessidade, para sensibilizar a comunidade, em especial a comunidade da Assembléia de Deus, da criação do Lar Betânia, que começou com apenas 30 crianças sendo atendidas. Ao longo dos anos, a entidade foi-se aprimorando e hoje atende, na cidade de Blumenau, cerca de 400 crianças até seis anos, e depois, na complementação escolar, até 14 anos.
O Lar Betânia representa a fibra, a determinação e a seriedade do reverendo Woldemar Kinas. Esse lar, hoje, está dando assistência médico-odontológica, nutricional e orientação profissional. Oferece ainda o primeiro curso semi-oficial de padeiros do estado de Santa Catarina, que funciona muito bem, além de cursos de informática, numa parceria com a Furb e com o Unicef, e de costura industrial. Por tudo isso, o Lar Betânia merece os nossos aplausos.
Surgiu, posteriormente, o Lar Betel, numa outra região da cidade, mas sempre vinculado ao Lar Betânia.
O Lar Betânia conquistou, recentemente, o troféu Amigo da Comunidade, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; e conquistou o troféu Amigo de Santa Catarina, do governo do estado. Enfim, são 30 anos de caminhada que merecem os nossos aplausos e os nossos elogios.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Sr. deputado Ismael dos Santos, quero parabenizá-lo por esse pronunciamento e somar-me ao seu pronunciamento a respeito do Lar Betânia, que realmente realiza um trabalho com profundidade, um trabalho que faz toda a nossa região mais forte, porque está ao lado da comunidade.
Quero parabenizar v.exa. e o Lar Betânia pelos 30 anos.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado.
Hoje, pela manhã, tivemos uma belíssima festa de celebração desses 30 anos, contando com a presença do senador Raimundo Colombo, de várias autoridades civis, militares e religiosas. Foi uma grande festa.
Nossos parabéns aos funcionários, à diretoria e aos colaboradores do Lar Betânia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)