Pronunciamento

Ismael dos Santos - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, mais uma vez Santa Catarina acaba sofrendo com as intempéries. Desta vez a chuva de granizo atingiu, na noite de ontem, cerca de 30 municípios, boa parte deles ficando sem energia elétrica em decorrência de danos em uma linha de transmissão da Celesc, principalmente a cidade de Curitibanos, onde mais de 1.200 residências foram atingidas, provocando também o destelhamento de várias residências. Isso nos chama a atenção para a necessidade de um sistema avançado de previsão climática em Santa Catarina.
Queremos registrar a nossa solidariedade aos catarinenses que passam por essas intempéries, mais uma vez, em nosso estado. Deixamos o nosso apelo por ações ágeis, rápidas e imprescindíveis por parte da Defesa Civil catarinense.
Da mesma forma que os demais deputados que utilizaram esta tribuna, quero registrar minha homenagem ao Dia do Professor. Essa data tem sua origem no dia 15 de outubro de 1827, quando o imperador dom Pedro I baixou um decreto imperial criando o ensino elementar no Brasil. Isso fez com que cidades, vilas e pequenos locais do país pudessem ter as suas primeiras escolas de letras e, com a descentralização do ensino, com uma espécie de salário para os professores, com a possibilidade de um currículo básico em nível nacional.
Cento e vinte anos depois houve uma espécie de protesto dos professores do estado de São Paulo, que promoveram um dia de paralisação exatamente no dia 15 de outubro. E aí essa data se espalhou por todo o Brasil. Em 1963, graças ao Decreto n. 52.682, foi oficializada e consagrada em nosso país essa data como o Dia do Professor. Portanto, no dia de hoje.
É claro que não deve ser apenas mais um dia no calendário oficial, mas um dia para reflexão. O trabalho de educar é duro, é difícil, mas extremamente necessário. E apesar da remuneração insuficiente, até mesmo do questionamento do prestígio social que o professor tem hoje, a maioria continua resistindo, continua apaixonada por sua vocação.
Portanto, a data de hoje, o Dia do Professor, é um convite a todos nós, pais, alunos, políticos, governantes, enfim, a toda a sociedade para repensar o nosso papel, a nossa atitude, pois com ela podemos demonstrar o nosso compromisso com a educação que queremos, que desejamos.
Quero, nesta data, fazer uma homenagem especial àquela que foi minha professora durante quatro anos no mestrado e mais quatro anos como orientadora no doutorado, a dra. Odília Carreirão Ortiga, de Florianópolis, minha amiga, que hoje está com 78 anos, mas que ainda continua trabalhando na pós-graduação, na área de mestrado e doutorado.
A ela faço esta homenagem especial, no Dia do Professor, por sua labuta, por seu entusiasmo e por sua busca na formação de novos professores. E deixo a ela e a todos os professores do estado de Santa Catarina, em especial aos professores da rede pública, uma pequena mensagem:
(Passa a ler.)
"Não existe alguém que nunca teve um professor na vida, assim como não há ninguém que nunca tenha tido um aluno. Se existem analfabetos, provavelmente não é por vontade dos professores. Se existem letrados, é porque um dia eles tiveram professores. Se existem prêmios Nobel é porque alunos conseguiram superar seus professores. Se existem sábios é porque transcenderam as suas funções de professor. Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar e quanto mais se ensina, mais se quer aprender."
Essa é a vocação do verdadeiro mestre!
Parabéns a todos os professores!
Obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)