Pronunciamento

Ismael dos Santos - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/06/2011
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, quero inicialmente fazer um contraponto ao discurso da deputada Ana Paula Lima, no começo desta tarde. De fato, reconhecemos a ação da presidente da República no sentido de contribuir para que possamos reconstruir a cidade de Blumenau após a calamidade de 2008, especificamente no que diz respeito à entrega de 580 apartamentos, que ocorrerá amanhã, quinta-feira, às 15h, no bairro Passo Manso.
Mas é preciso que se reconheça também que, além da participação do governo federal, através da Caixa Econômica Federal, houve, sim, a participação especial da prefeitura de Blumenau. Entendo, deputado Jean Kuhlmann, que a prefeitura de Blumenau teve um papel especial, importante na entrega dos 580 apartamentos, até porque houve um grande apoio logístico a essa operação, especialmente pela secretaria de Assistência Social, sob o comando do colega Mário Hildebrandt.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Ouço v.exa. e depois posso ceder-lhe mais cinco minutos do meu tempo.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - Deputado Ismael dos Santos, gostaria de dizer que lamento muito, mas é muita cara de pau, é muita falta de vergonha na cara! Primeiramente, ocupa-se a tribuna dizendo que a Caixa Econômica Federal não vai conseguir entregar porque a prefeitura não fez a sua parte, e quando a prefeitura faz a sua parte, a Caixa Econômica Federal pode gabar-se do feito, mas a prefeitura não! Quer dizer, quando é para botar a culpa diz-se que a prefeitura tem que fazer alguma coisa; quando termina e dá certo, a prefeitura não fez nada?! Qual é o critério? Tem que ser um trabalho em conjunto, em equipe!
Se v.exa. quiser, deputado Ismael dos Santos, pode pedir à deputada Ana Paula Lima para falar daqui, do microfone de aparte, e não ficar incomodando-o na tribuna. Seria interessante.
Gostaria de dizer, deputado Ismael dos Santos, que acho que todos participaram desse processo, inclusive a população, que paga prestação todo mês, pois há uma parcela que não é gratuita, não! O povo tem que pagar! Ou seja, o povo faz a sua parte, a Caixa Econômica Federal faz a sua parte, a Presidência da República faz a sua e a prefeitura de Blumenau também faz.
O que temos que fazer é aprender que na hora da desgraça, do desastre, ou nos unimos e paramos com picuinhas políticas, deputado Ismael dos Santos, ou o povo vai continuar sempre julgando mal a classe política. É por esse motivo que o povo fala mal dos políticos, porque não se olha o conjunto, não há a preocupação de que todos ajudem, porque ainda há algumas pessoas que em vez de construir estão preocupadas apenas em falar mal dos outros.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado Jean Kuhlmann.
Retomo aqui a minha colocação inicial, até porque a deputada Ana Paula Lima não estava presente quando iniciei o discurso, dizendo, deputada, que reconhecemos o trabalho do governo federal, reconhecemos o empenho da Caixa Econômica Federal, mas entendemos também que a prefeitura teve uma participação especial no apoio logístico de acompanhamento dessas famílias, no que diz respeito a toda a coordenação do processo da entrega dessas casas.
É bem verdade que a participação maior é do governo federal, que na verdade está dando um retorno daquilo que Blumenau e o vale do Itajaí arrecadam para o país. São impostos que o contribuinte blumenauense paga, que as empresas blumenauenses pagam, dos quais muito pouco retorna para Blumenau e para Santa Catarina.
Por tudo isso, concordo, deputado Jean Kuhlmann, que é necessário de fato um trabalho de unidade, de equipe para que possamos de fato superar a calamidade de 2008.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Ouço, de forma muito educada, a deputada Ana Paula Lima.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada, deputado Ismael dos Santos. V.Exa. sempre foi muito gentil, até na colocação das palavras, diferentemente de outras pessoas.
Mas quero dizer que em Blumenau, realmente, os investimentos foram do governo federal e fruto de uma luta nossa muito grande, deputado Ismael dos Santos, e v.exa. sabe disso porque esteve juntamente com esta deputada pedindo a construção de casas para Blumenau. Agora, o que a prefeitura fez foi escolher as famílias, tardiamente. O que temos que resolver, e queria que v.exa. nos ajudasse, até porque as pessoas estão brigando entre si pelos empreendimentos em Blumenau, é que nesse local onde estão os apartamentos que as pessoas vão morar, construídos no terreno comprado com o dinheiro que o povo brasileiro doou, não há creche, não há posto de saúde e não há escola. Então, esse é um problema para a prefeitura resolver, mas até agora nada! Lá no bairro Passo Manso, deputado Jean Kuhlmann, v.exa. tem que ir lá para ver, o salão da igreja está sendo alugado para atender 600 crianças. O salão da igreja!
Resolvam esse problema e depois venham falar alguma coisa neste microfone!
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputada Ana Paula Lima.
O partido ainda tem cinco minutos, que cedo para o deputado Jean Kuhlmann, que já estava escalado para este momento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)