Pronunciamento

Ismael dos Santos - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, quero cumprimentar o público, em especial as crianças, os adolescentes, os alunos que vieram de São Bento do Sul. Sejam todos bem-vindos a esta Casa!
Sr. presidente, estamos encerrando, nesta semana, a 10ª Semana Nacional Antidrogas, e o nosso discurso vai nessa esteira de combate às drogas, sobretudo com o debate que levantamos aqui, deputado José Natal, em relação à tal da Marcha da Maconha. Ainda temos uma moção que vai ser votada nesta Casa, de repúdio ao ministro do Meio Ambiente. Inclusive, tive o cuidado de dar uma vasculhada em alguns jornais: "Comissão da Câmara convoca Minc para explicar ida à Marcha da Maconha".
Portanto, não é só um debate nesta Casa, é também no próprio Congresso Nacional: "Câmara quer que Minc explique ida à Marcha da Maconha", e assim vai a matéria.
Eu gostaria, srs. deputados, data venia, de pedir permissão para apresentar um vídeo com alguns depoimentos que vêm ratificar essa nossa postura de que de fato a maconha passa a ser a porta de entrada para drogas pesadas.
(Procede-se à exibição de um vídeo.)
Portanto, nessa 10ª Semana Nacional Antidrogas fica o nosso alerta às novas gerações na questão do perigo também do uso da maconha.
Eu tenho aqui alguns recortes de jornais que dizem: "Maconha aumenta o risco de enfarte e derrame", "Uso regular de maconha pode aumentar o risco de surgimento de psicoses" - uma pesquisa alemã mostra o perigo, inclusive, no uso chamado moderado da maconha.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado Ismael dos Santos, eu não poderia deixar de fazer colocações reforçando esse assunto pertinente que v.exa. levantou nesta tribuna, que diz respeito à preocupação com o uso da droga em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.
A droga está-se constituindo, como v.exa. disse, num grande mal deste século. E quero aproveitar para parabenizar o Grupo RBS pela campanha que lançou contra o uso do crack no estado de Santa Catarina.
Para concluir, deputado Ismael dos Santos, gostaria de dizer que 80% dos crimes no nosso estado e país derivam do uso da droga, infelizmente.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado Darci de Matos. Inclusive, a nossa comissão, presidida pela deputada Ana Paula Lima, já encaminhou uma moção do reconhecimento de mérito ao Grupo RBS, com essa belíssima campanha que está fazendo no combate às drogas.
Finalizando, sr. presidente e srs. deputados, queremos dizer que nós, mais uma vez, colocamo-nos contrários à presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na chamada Marcha da Maconha, no Rio de Janeiro - quando, inclusive, tomou do microfone, fez uma manifestação de apoio -, porque entendemos que o ministro, em um local como esse, representa, sem dúvida alguma, o governo. E não podemos concordar que seja permitida a chamada descriminalização do uso da maconha, porque faz apologia ao uso de drogas pesadas. Descriminalizar a maconha, fazer um discurso favorável a ela, como fez o ministro, é permitir apologia a outros desvios, como o homicídio, o racismo, a corrupção, pois tudo se resumiria ao final à livre manifestação de pensamento.
Por isso o nosso protesto contra a presença do ministro na Marcha da Maconha.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)