Pronunciamento

Ismael dos Santos - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/04/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, eu quero também registrar a presença, nesta Casa, do nosso amigo vereador Jorge, de Caçador, e parabenizar, deputado Reno Caramori, o trabalho excelente da Câmara Mirim daquele município, com a cartilha O Jovem construindo a sua cidadania, de autoria da prefeitura e da Câmara Mirim de Caçador/2009.
Em Blumenau, nós também temos um programa semelhante, mas eu acho que é uma das poucas cidades de Santa Catarina que possui prefeitura mirim.
A Câmara Mirim está bastante pulverizada em todo o estado de Santa Catarina, deputado José Natal, mas em Caçador nós temos a prefeitura mirim. Inclusive estavam aqui presentes a prefeita e o vice-prefeito da cidade de Caçador.
Ficam aqui os meus parabéns pela belíssima cartilha educativa, politizando essa nova geração.
Sr. deputados, todos nós estamos acompanhando, e eu quero trazer esse tema talvez pela primeira vez a este Parlamento, a tal da gripe suína.
As manchetes de hoje trazem: "Gripe Suína deixa mundo perto do nível 5 de alerta"; "Pandêmico", diz agência da ONU. Essa doença já provocou a primeira morte nos Estados Unidos, após matar mais sete no México, com 115 casos confirmados na Áustria, na Inglaterra, na Alemanha, e infelizmente chegou também ao Brasil, já com 20 casos em oitos estados, inclusive, deputado Pedro Uczai, três casos em Santa Catarina.
E v.exa., que é da região e já foi prefeito de Chapecó, como o deputado Gelson Merísio e outros deputados, sabe da preocupação do nosso estado em relação à questão da suinocultura, o que o estado está fazendo efetivamente na questão da vigilância sanitária.
E eu acho que é até paradoxal este tema, porque todos os deputados receberam, pelo menos eu recebi em meu gabinete, da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, que tem sede em Concórdia e está preocupada com isso, o seguinte: "O Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura informaram corretamente à população que o consumo de carne suína não é objeto de qualquer tipo de restrição".
Porém, nós sabemos que esse positivo esforço de esclarecimento por parte do ministério da Saúde não é suficiente. A entidade, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, está preocupada em fazer a defesa do consumo da carne suína, esclarecendo a população de que de fato é uma alternativa de sustentabilidade econômica, não somente para o nosso estado, como para o Brasil.
E hoje, como membro da comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher, eu me dirigi à presidente da comissão, deputada Ana Paula Lima, para solicitar que sejam convidados a comparecer nesta Casa representantes da secretaria da Saúde, da Vigilância Sanitária, para avaliar como está o estado para uma eventual presença da gripe suína e para esclarecer qual o trabalho de orientação que a Vigilância Sanitária está elaborando a fim de minimizar os danos com a presença da doença no estado, sejam casos esporádicos ou até mesmo em caso de uma epidemia.
Nós acompanhamos a tragédia - todos os catarinenses e o Brasil - de Santa Catarina em 2008 e percebemos que naquele momento nem o estado nem os municípios e nem o país estavam preparados. Por isso nós não podemos correr o risco de ficarmos novamente despreparados para situações extremas como essa que estamos presenciando na mídia nacional.
Então, eu faço aqui um apelo, mais uma vez, à comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher, no sentido de que convide esses profissionais da Saúde, da Vigilância Sanitária para virem a esta Casa, a fim de trazerem mais informações a respeito dessa gripe, e a fim de sabermos quais são as medidas preventivas e os medicamentos que serão dados.
Nós sabemos que há medicamentos para combater a tal da gripe suína, mas a população catarinense precisa ser orientada sobre isso. E nós queremos saber também se há medicamentos suficientes no estado para oferecer à população.
O Sr. Deputado Décio Góes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Eu ouço v.exa. com muito prazer!
O Sr. Deputado Décio Góes - Deputado Ismael dos Santos, eu queria parabenizá-lo pelo seu pronunciamento.
Com relação à suinocultura, eu quero informar que é uma atividade econômica importante em Santa Catarina, principalmente agora que nós conseguimos, nesses últimos dias, que os agricultores familiares, que também têm atividades na suinocultura, tenham acesso ao Pronaf. Então, foram feitos investimentos e há agora a questão da gripe que preocupa.
Ontem, nós recebemos aqui a visita do vice-prefeito de Braço do Norte, que convidou todos os deputados para participarem, no início de julho, da Feagro, inclusive depois vamos reforçar esse convite. Mas vai haver um almoço lá com carne suína, para que se possa mostrar à população que não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Então, é importante esclarecer a população para que a economia de Santa Catarina não sofra com mais esta crise internacional que se abala sobre o Brasil e sobre o nosso estado.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Obrigado, deputado.
De fato ficam essas duas grandes preocupações, como o estado está preparado para enfrentar esse desafio. Nós sabemos que há medicamentos para combater a gripe suína como os antigripais tamiflu e relenza, que são eficazes no combate ao vírus. Por outro lado, fica aí o desafio das nossas autoridades públicas de manter de forma intacta as atividades produtivas e o comércio internacional da suinocultura.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)