Pronunciamento

Ismael dos Santos - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/04/2015
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, sr. presidente, pela deferência, cumprimento os servidores do tribunal de Justiça, que estão de saída, desejo sucesso nesse encaminhamento, estamos juntos nesta caminhada, em especial agora na véspera do dia 1º de maio, afinal de contas, não há democracia sem justiça social e isso envolve a questão salarial.
(Manifestações das galerias)
Sr. presidente, preciso fazer referência a duas audiências públicas que participamos nesta semana, antes, porém, parabenizo a Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, deputado Rodrigo Minotto, pelos 55 anos de caminhada. Eu faço isso porque papai foi fundador dessa associação, eu era bem pequeno naquela época, mas é uma entidade que se destaca em Santa Catarina pelos trabalhos na área social e pelos investimentos, em especial no cuidado com a criança e com o adolescente.
Participamos, ontem, da audiência pública da Rede de Cooperação Para o Rendimento Sustentável, que é chamado patrimônio cultural e material, um conceito ainda um pouco desconhecido, mas que trata da proteção e fomentação de valores, não apenas no aspecto do desenvolvimento econômico, mas principalmente da nossa identidade, das nossas tradições, e aí entra a questão do cristal artesanal, dos produtos têxteis, de calçados, de material de olaria, em especial artístico, de móveis, na questão gastronômica, queijos e tantos outros produtos.
Nós participamos com muito entusiasmo, porque o Brasil tem hoje 42 registros de indicação geográfica, deputado Rodrigo Minotto, v.exa. que é da área do trabalho, temos apenas 42 registros em todo o país. Em Santa Catarina temos um só, que é lá no sul, em Urussanga, a uva Goethe. Então, precisamos dinamizar esse processo no estado de Santa Catarina.
Por fim, sr. presidente, nos dois minutos que me restam preciso fazer referência à belíssima audiência pública, muito concorrida, em Itajaí, nove deputados estaduais estiveram presentes, sobre a Unidade Operacional de Exploração e Produção Sul da Petrobras. Eles estiveram presentes ontem na Casa, e eu estava na audiência e não pude participar. Isso nos preocupa, não apenas pela questão dos 150 funcionários, mas por tudo o que significa para Santa Catarina, são R$ 7 milhões por dia a produção da Petrobras em Itajaí, deputada Ana Paula Lima, v.exa. que tem toda uma história com aquela cidade.
Por isso, não podemos permitir que simplesmente se deslocasse a liderança ou o comando para a cidade de Santos, como está previsto. Eu recebi um dossiê do sindicato que defende a questão dos investimentos das bacias, do pré-sal, enfim, a visão de futuro, e preocupei-me, sr. presidente, porque estava analisando situações como, por exemplo: Santa Catarina não possui nenhuma refinaria, e há mais de 20 refinarias espalhadas pelo país; a Petrobras não possui nenhuma usina telemétrica em Santa Catarina, e há mais de 30 espalhadas por todo território brasileiro; a Petrobras não possui em nosso estado nenhuma fábrica de fertilizantes, e temos quatro no Brasil; a Petrobras não possui nenhuma usina de etanol em Santa Catarina, e são pelo menos dez usinas em todo território brasileiro; a Petrobras não possui nenhuma usina de biodiesel em nosso estado, e são sete espalhadas pelo Brasil; não possui nenhuma Unidade de Operação de Produção de Petróleo em Santa Catarina, e temos a Bacia de Santos, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e agora querem nos levar essa importante presença da Petrobras no nosso estado, que teve uma receita de quase R$ 5,93 bilhões, em 2014. E esse é o melhor custo de estação da Petrobras, é bom que se diga isso! Com todo esse escândalo Santa Catarina é o estado que tem o melhor retorno operacional bruto da Petrobras, na Unidade de Produção em Itajaí.
Por isso, nossa palavra de ordem nesta Casa não pode ser outra que não seja de resistência e permanência da Petrobrás em Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)