Pronunciamento

Ismael dos Santos - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2011
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, pessoas que nos ouvem pela Rádio Alesc Digital e que nos assistem pela TVAL, inicialmente, gostaria de cumprimentar os nossos 700 mil alunos da rede pública estadual que retornaram aos bancos escolares e os 17 mil professores, deputado Jorge Teixeira, que na sua vocação, desempenham com determinação, com sapiência e ousadia esse mister de ensinar os nossos filhos nas 1.350 escolas públicas do estado de Santa Catarina, desejando-lhes sucesso neste ano letivo.
Srs. deputados, iniciamos 2011 mais uma vez com o chamado para enfrentar os desafios do clima em Santa Catarina. Tivemos dificuldades, deputado Kennedy Nunes, no norte do estado, em Joinville e Jaraguá do Sul. Estive acompanhando também Luiz Alves e, em especial, no alto vale, a cidade de Taió, na localidade de Passo Manso, que o deputado Sargento Amauri Soares conhece muito bem, e também, de forma especial, a pequena cidade de Mirim Doce.
Gostaria que a assessoria pudesse exibir algumas das imagens de Mirim Doce, onde estivemos dois dias depois daquela calamidade no alto vale. É uma pequena cidade com 3.000 habitantes, 193 residências, segundo a prefeita Maria Luíza, e todas elas atingidas pelas águas. Algumas foram destruídas, assim como o comércio, o banco, a prefeitura, as escolas etc. Enfim, foi literalmente uma calamidade pública.
Nunca houve uma enchente em Mirim Doce, dos 80 anos daquela região, foi a primeira vez que o rio transbordou dessa maneira, quase seis metros acima do leito normal, com perdas significativas para o comércio e, sobretudo, para a agricultura, porque 70% do município giram em torno da rizicultura.
Os recursos ainda não chegaram. E nós estamos acompanhando, deputado Jorge Teixeira, que é da região. Tivemos nesta semana em contato com o futuro coordenador desta área, o ex-senador Geraldo Althoff, que nos garantiu R$ 200 mil imediatamente, para o município.
Eu quero também destacar que as três barragens do alto vale tiveram a capacidade de reter até 1.550m3 de água nessa calamidade, caso contrário, teríamos, pelo menos, um metro a mais no nível não só no rio Taió, mas também do rio Itajaí-Açú.
Diante do que acompanhamos em Mirim Doce, gostaria, sr. presidente, srs. deputados, de protocolar, nesta manhã, um requerimento ao governo do estado, ao secretário de estado da Justiça e Cidadania e ao diretor estadual da Defesa Civil, para que, imediatamente, pensem na instalação do sistema de telemetria do rio Taió, entendendo que é responsabilidade do Poder Executivo reduzir os desastres naturais e empreender ações de prevenção no atendimento às vítimas e de reconstrução de áreas atingidas no estado. Já temos esse equipamento instalado no rio Itajaí, o que tem dado bons resultados, e gostaríamos que também fosse implantado no rio Taió, interligado com as barragens de Taió e com a barragem de Ituporanga, com o objetivo de prevenir catástrofes ocasionadas pelas enchentes. Nós entendemos que vai ser uma atitude muita positiva para toda aquela região e em especial para os municípios de Taió e de Mirim Doce.
O Sr. Deputado Aldo Schneider - V.Exa. me permite uma aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Aldo Schneider - Eu gostaria, cumprimentando o presidente, de saudar o nobre deputado Ismael dos Santos e corroborar de forma integral com todas as suas colocações. Tivemos, eu diria, o desprazer de passar por esse momento na região do alto vale, em especial Taió e Mirim Doce. Desde as primeiras horas as lideranças políticas estiveram lá, juntamente com a prefeita Maria Luiza Liebsch e todo o aparato da prefeitura municipal.
Eu queria fazer o registro aqui da agilidade e da presteza da Defesa Civil do estado de Santa Catarina, bem como do governador e do vice que, imediatamente, logo após o episódio, na segunda-feira seguinte, estiveram em Mirim Doce. A partir daquela visita, juntamente com os membros da Defesa Civil, colocamos o governo do estado à disposição daquela comunidade tão sofrida naquele momento. Hoje, graças a Deus, a situação está encaminhada. Evidentemente, que as coisas materiais ainda não foram resolvidas por completo, mas amenizou consideravelmente o retorno dessas famílias para os seus lares.
Agora, com o nosso trabalho e o trabalho de Geraldo Althoff, haveremos que levar a Mirim Doce, Taió e toda a região do alto vale uma solução para minimizar um pouco a dor destas famílias.
Com referência a essas barragens, posso afirmar que as conheço muito bem na condição de ex-secretário regional e que, com certeza, elas tiveram um papel fundamental, principalmente a barragem de Taió, pois se não houvesse o controle e a presença de um técnico, do gerente de obras hidráulicas, a desgraça seria muito maior.
Então, quero fazer um registro aqui desta Casa, agradecer ao Deinfra, em especial a essa diretoria que cuida de barragens, porque eles foram muito prestativos, inclusive, morando em Taió durante todo o tempo, para que essas decisões foram tomadas.
Corroboro plenamente com a sua fala e coloco-me à disposição para buscar as melhorias que aquela região precisa.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS -Agradeço v.exa., deputado Schneider, porque, de fato, fala com legitimidade, pois foi secretário regional e conhece muito bem toda aquela região.
Eu preciso também fazer aqui um agradecimento à presidente Dilma Rousseff, porque já está depositado na conta do governo do estado R$ 30 milhões para atender às calamidades das chuvas no mês de janeiro passado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)