Pronunciamento

Ismael dos Santos - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, primeiramente eu quero registrar, com muita satisfação, a presença, nesta Casa, do empresário Ronaldo, de Sangão, no sul do estado, e do vereador Alício Bittencourt, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruna, quiçá, futuro prefeito.
Sejam bem-vindos a este Parlamento.
Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, o Brasil celebra a 10ª Semana Nacional Antidrogas, iniciada no último dia 19, que vai até o próximo dia 26 de maio, com a temática Prevenção na Comunidade, que busca conscientizar a sociedade brasileira sobre a prevenção ao uso de drogas.
E eu quero aqui enaltecer três atitudes, deputada Ana Paula Lima, do presidente Lula na Semana Nacional Antidrogas. A primeira delas é a sanção ao projeto de lei, esta semana, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais. Houve um amplo debate com toda a sociedade brasileira, através da mídia, e finalmente o presidente tomou coragem para sancionar, esta semana, essa lei em homenagem à Semana Nacional Antidrogas.
A segunda atitude dele é o lançamento do programa Prevenção Fé e Vida, da secretaria nacional Antidrogas, que busca capacitar gestores que desempenham papel de líderes religiosos nas comunidades para contribuir na prevenção ao uso de drogas e também em situações que requeiram encaminhamento à rede de serviços existentes na comunidade.
E uma terceira iniciativa do presidente Lula na Semana Nacional Antidrogas, que merece os nossos aplausos, é a de equipar, até 2011, todas as viaturas da Polícia Rodoviária Federal, em todo o território nacional, com aparelhos de aferição de álcool no sangue, com o respectivo treinamento dos policiais.
Mas nós, deputado José Natal, que trouxemos a esta Casa, já que estamos falando do combate às drogas, o debate e o nosso posicionamento contrário à tal da Marcha da Maconha, precisamos fazer mais uma vez uma nota de repúdio ao ministro Carlos Minc - agora o assunto não está relacionado ao Código Ambiental, que foi debatido exaustivamente nesta Casa -, que esteve participando da Marcha da Maconha no Rio de Janeiro. Ele esteve lá, no dia 9 de maio, inclusive com microfone na mão. E o pior, srs. deputados, é que aquela marcha foi organizada por uma instituição clandestina, que fazia a apologia do uso dessa substância nociva. Claro que o ministro poderia dizer: "Bem, estou aqui como cidadão". Ora, a partir do momento que está investido do cargo como ministro, ele não poderia, e não podemos admitir isso, como agente político do mais alto escalão, estar presente naquela marcha induzindo a um crime contra a saúde pública, sim, porque aquela marcha é um crime contra a saúde pública!
Por isso, deputado José Natal, fica aqui o nosso repúdio a essa atitude do ministro Carlos Minc. Inclusive, vou preparar uma moção repudiando a participação dele como ministro de estado na Marcha da Maconha no Rio de Janeiro.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Deputado, é só um repeteco do que eu já disse aqui antes: quando o senador Mão Santa, em algumas vezes que assomou à tribuna do Senado da República, disse que o presidente Lula tinha alguns aloprados ao seu lado, que cometem grandes loucuras, com certeza deveria estar-se referindo ao ministro Carlos Minc como um deles! Ele é um aloprado que tem cometido grandes loucuras contra o Brasil e contra a sociedade.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado, pela sua intervenção. Certamente nós faremos essa moção, para a qual espero contar com a aprovação dos srs. deputados, em repúdio à presença do ministro naquela marcha, que de fato é uma marcha contra a vida.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Ouço, com muita satisfação, o deputado representante da região norte do estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Nobre deputado, eu apenas estou pedindo um pequeno aparte a v.exa. porque percebi que o nobre deputado quer fazer uma moção que vai criar, eu tenho a impressão, outra polêmica, outra celeuma enorme aqui. Por isso serei obrigado a votar contra a sua moção, mas entrarei em detalhes quando ela estiver em plenário. Não me leve a mal, deputado, mas tenho algumas convicções que certamente vão bater de frente com as suas.
Obrigado!
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Respeito a sua posição, mas tenho certeza de que os milhões de dependentes deste país, os milhões de pais que sofrem com a questão das drogas, certamente vão estar conosco nessa moção repudiando essa atitude do ministro. Só quem trabalha na ponta, como nós, que temos uma casa de reabilitação por onde já passaram mais de mil jovens, sabe do aperto, da angústia e, sem dúvida alguma, a maconha é a porta para outras drogas pesadas neste país.
Para concluir esta intervenção sobre a Semana Nacional Antidrogas, quero fazer, inclusive, um apelo ao Fórum Parlamentar Catarinense, para a qual estou encaminhando as seguintes considerações:
(Passa a ler.)
"Considerando que apesar dos esforços e do interesse da sociedade em contrário ao consumo desenfreado de bebidas alcoólicas;
Considerando que as futuras gerações não estão livres das garras das bebidas com alto teor alcoólico;
Considerando que o consumo de álcool tem provocado trágicos acidentes, como esse que acompanhamos em noticiário de um deputado do Paraná, na semana passada;
Considerando que o álcool tem contribuído para um clima de medo e insegurança nas estradas de todo o país;
Eu vou fazer um apelo, uma solicitação à Frente Parlamentar Catarinense para que elabore um projeto de lei proibindo que qualquer profissional da área dos esportes participe de comerciais em mídia nacional que faça apologia ao uso de bebidas alcoólicas."
Eu espero contar com a parceria do meu amigo, o deputado Kennedy Nunes, nessa moção. Tenho certeza de que estará comigo, pois não é possível admitir que ícones do esporte estejam fazendo apologia das drogas, desvirtuando, infelizmente, as futuras gerações.
Por tudo isso, os nossos aplausos e a nossa posição em relação à 10ª Semana Nacional Antidrogas!
Obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)