Pronunciamento

Ismael dos Santos - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2015
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Eu gostaria, sra. presidente, de parabenizar os nossos jornalistas pelo Dia do Jornalista, em especial, àqueles que trabalham nesta Casa.
Aproveitando o discurso do deputado Dr. Vicente Caropreso também quero fazer a nossa saudação especial ao Dia Mundial da Saúde. E na pessoa do nosso secretário de estado, João Paulo Kleinübing, quero cumprimentar todos os profissionais, enfermeiros, médicos, motoristas de ambulância, que fazem um trabalho fantástico no interior de Santa Catarina. E é claro, mais uma vez, o nosso desabafo aqui, pois não é possível que os nossos municípios continuem investindo de 25% a 30% na Saúde e o estado também nessa média de 20% e a federação apenas 4%. O mínimo que nós precisamos é chegar em 10% de investimento para que de fato tenhamos uma revolução na tabela do SUS.
Falar em saúde é falar também de um estado sem drogas. Essa é a nossa temática e não poderia me furtar da palavra, nesta tarde, porque há uma semana lançamos a fase 2 do Programa Reviver, que teve a sua primeira fase em 12 meses, num investimento de R$ 12 milhões. Na última terça-feira, dia 31 de março, com a presença do governador, no auditório da Fapesc, fizemos com muita determinação o lançamento da fase 2 do Programa Reviver. A assinatura de compromisso entre o governo do estado e a Fapesc, juntamente com a Fapeu - Fundação de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina - que passa a valer não só a validação de mais um contrato de 12 meses com as 70 comunidades, mais a possibilidades de termos mais 20 comunidades inseridas no Programa Reviver, a partir do mês de março.
Temos uma reportagem, que a nossa gerência de comunicação da Casa teve o cuidado de nos repassar. E, portanto, gostaria de compartilhar com os senhores catarinenses.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Gostaria de agradecer mais uma vez à comissão, aqueles que puderam estar presentes no lançamento desse programa e de dizer da nossa determinação de avançar nos cinco eixos fundamentais que trabalhamos já no início, na abertura dos trabalhos da comissão. Aliás, a comissão está bem representada, agora, com três médicos e uma enfermeira, a deputada Ana Paula Lima.
Quero dizer que vamos enfatizar a prevenção, e já há um chamamento para o Proerd para estar na comissão e apresentar o programa para 2015. Também queremos avançar na reabilitação, com a chamada de novas comunidades terapêuticas, na questão da ressocialização, que é outra esfera necessária para essa caminhada, a questão da repressão, em que é preciso estar permanentemente vigilantes. E quanto à questão da legislação há muita coisa que, além da esfera federal, pode-se fazer aqui nesta Casa e nas Câmaras de Vereadores.
O Sr. Deputado Dr. Vicente Carapreso - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Dr. Vicente Carapreso - Deputado, é bom ver um deputado tratar de uma questão que muitos reputam como algo que não dá voto, em que há quase um rejeito por parte da sociedade. Trata-se de um trabalho sem fronteiras, que busca dar um fio de esperanças a essas almas humanas e colocar de volta essas pessoas no convívio normal com a sociedade.
Esse é um projeto que deve ser valorizado porque, sobretudo, aposta na capacidade humana de voltar a produzir e conviver, sempre trazendo o apoio seja espiritual, médico, enfim de toda uma equipe multidisciplinar, que é necessário para fazer essa pessoa voltar a pulsar como qualquer um de nós.
Sabemos que a droga é uma desgraça mundial e precisamos de pessoas como v.exa., de pensamentos como o do governador para realizar projetos dessa natureza. Parabéns!
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Agradeço a v.exa.!
Concluo, parabenizando a Comunidade Terapêutica Ebenezer, em Imbituba, que no último sábado inaugurou a sua sede. Estivemos lá com o prefeito, os vereadores. Trata-se de uma casa com capacidade para 25 internos, que vai atender de forma pioneira a região de Imbituba no acolhimento de dependentes químicos.
Então, aqui o nosso sincero reconhecimento ao nosso amigo Jairo que comandou todo esse processo de construção. Eu fiquei muito feliz porque ao adentrar naquele pavilhão a primeira coisa que vi foi um quadro com mais de dez alvarás de licenciamento. É muito bom quando a comunidade começa e começa bem, com alvará de licença de vigilância sanitária, enfim, todos os alvarás necessários, começando de forma muito positiva.
Portanto, nota dez à Comunidade Terapêutica Ebenezer, de Imbituba, e em seu nome eu cumprimento todos aqueles que de forma espontânea, voluntaria, dedicam-se a esse trabalho de reabilitação do dependente químico.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)