Pronunciamento

Ismael dos Santos - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/11/2021
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Solidariza-se com a região do extremo oeste catarinense, atingida por chuvas, ventos intensos, e diz que esteve em Anchieta, reforçando a gravidade da situação em detrimento dos agricultores e pecuaristas, os quais necessitam de atenção do Governo, especificamente da Defesa Civil.
No segundo momento, parabeniza a Fundação Catarinense de Cultura, que através da Biblioteca Pública de Santa Catarina, promoveu um espaço cultural, em parceria também com a Secretaria Estadual de Educação, integrando o calendário das comemorações do Bicentenário do Nascimento da Heroína dos Dois Mundos, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras, o concurso que teve o objetivo de valorizar a memória do legado de Anita Garibaldi, incentivar à leitura e à escrita por meio de um desafio, contemplando os estudantes que escreveram os textos com as notas mais altas, também os seus professores orientadores.
Ainda sobre o assunto, conta que a aluna Nícoli Rivas Ribeiro, tirou em primeiro lugar, no concurso literário, é estudante do segundo ano do Ensino Médio, de Campina da Alegria, Vargem Bonita, cidade do Meio-Oeste Catarinense, parabenizando-a por relevante prêmio, em comemoração ao Bicentenário do Nascimento da Heroína Anita Garibaldi, extensivo à orientadora Professora Marluza Aparecida Dias da Silva Muller, e demonstra sua alegria pelo prêmio recebido.
No segundo momento, comenta que recebeu, na presente data, uma cópia da ficha de matrícula para o próximo ano dos alunos da Rede Municipal de de Pouso Redondo, entretanto, segundo informação, diz que é um modelo de ficha de matrícula acionado pela Associação dos Municípios do Alto Vale de Itajaí, e complementa dizendo ainda não conseguiu resposta do Secretário Luiz Fernando Vampiro, se isso partiu da Secretaria da Educação.
Como membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto expõe o seu protesto, além de indagar a origem do questionário da ficha de matrícula, posto que existe um campo referente a sexo, e outro que pede a orientação sexual. Rebate, dizendo que tal informação não faz sentido para uma criança! E lembra que há na ficha o acesso aos pais, que vão matricular um menino ou uma menina.
Reforça que tal conduta deve-se à ideologia de gênero, e deixa o seu protesto à Secretaria Municipal de Pouso Redondo, afirmando, ainda, caso seja estadual, irá cobrar também do Secretário da Educação, e repete que há dois sexos: masculino e feminino, ressaltando que está se embasando na questão biológica e não ideológica. [Taquígrafa: Elzamar]