Pronunciamento

Ismael dos Santos - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/03/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público que prestigia o debate desta tarde, srs. prefeitos, srs. vereadores, comunidade do Parque da Serra da Tabuleiro e ecologistas, sejam as minhas primeiras palavras de agradecimento a Deus por retornar a esta Casa, depois de uma rápida passagem no ano de 2008, quando quatro meses aqui estivemos.
Quero agradecer ao deputado Julio Garcia pela deferência e pela oportunidade de mais uma vez aqui estar, à minha bancada, ao deputado Jean Kuhlmann, ao deputado Cesar Souza Júnior, líder da nossa bancada, ao vice-presidente Gelson Merísio, aos 26 mil eleitores, que mais uma vez me oportunizam de aqui estar nesta Casa Legislativa.
Após 12 anos de atuação no legislativo blumenauense e, como disse, quatro meses passando por esta Casa, chego a este Parlamento com a convicção de que na vida pública, sr. presidente, precisamos evitar dois extremos: por um lado a presunção e por outro lado o pessimismo.
A presunção leva o homem público a pensar que pode fazer todas as coisas, e o pessimismo pode levar o homem público a pensar que não pode fazer nada. É preciso encontrar o equilíbrio; é preciso encontrar o meio termo; é preciso encontrar o compromisso com a vocação de homem público e de legislador.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Eu só quero que fique registrada a satisfação que temos de receber v.exa. nesta Casa, que foi um grande companheiro por muito pouco tempo. E esperamos tê-lo aqui novamente durante este tempo que vai ficar.
Tenho certeza absoluta de que a sua presença aqui só engrandece este Parlamento. Seja bem-vindo a esta Casa.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - Deputado Ismael dos Santos, eu gostaria, de forma muito carinhosa e fraterna, em nome da bancada dos Democratas e também em nome da bancada dos deputados de Blumenau - o deputado Giancarlo Tomelin e a deputada Ana Paula Lima - desejar boas-vindas a v.exa.
V.Exa. esteve aqui por pouco tempo, mas deixou a sua marca. E tenho certeza de que agora retorna para ficar muito mais tempo nesta Casa. Seja bem-vindo. E que nós possamos trabalhar em conjunto, porque efetivamente através da união quem ganha é Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, sr. deputado.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Deputado Ismael, em nome da bancada do PMDB, nós recebemos novamente v.exa. nesta Casa, desejando um profícuo trabalho e que as suas aspirações se realizem.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, sr. deputado.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Deputado Ismael, grande companheiro, amigo que conhecemos já de longa data, grande parceiro neste Parlamento, tenho certeza de que a sua estada no desenrolar das coisas será muito maior que os 60 dias que vai estar conosco. Com certeza alcançaremos aí 2010 com a sua presença, que é algo muito bom para este Parlamento.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, sr. deputado.
Com certeza a nossa caminhada durante o período que aqui vamos estar terá como foco a reconstrução do vale do Itajaí; queremos nos unir aos esforços com o deputado Jean Kuhlmann, o deputado Giancarlo Tomelin, a deputada Ana Paula Lima, nesse grande desafio de reconstruir a nossa região.
É verdade que eu chego num momento de polêmica nesta Casa, quando vem à tona o Projeto de Lei n. 0347, que reavalia e define os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Inclusive, procurei, quando sabendo que viria a esta Casa, inteirar-me do assunto. Acompanhei pela imprensa as informações, a questão das desapropriações, dos hectares, dos municípios envolvidos, e tive o cuidado de ler e reler as cerca de cem páginas do projeto de lei.
Li sobre o manejo dos humanos na natureza com bases sustentáveis; li sobre o modelo de agronegócio; li sobre as áreas com relação ao desenvolvimento sustentável; li sobre a regularização fundiária, a ocupação do solo, a proteção dos mananciais hídricos, sobre os cordões litorâneos. Enfim, fiz uma leitura do projeto na medida do possível. E quando eu estava lendo o projeto, veio-me à mente uma visita que fiz recentemente à vila Itoupava, uma região bucólica de Blumenau.
Conversando com um agricultor ele citou um provérbio que eu gravei com muito carinho. Dizia ele: "Quem quiser leite fresco, coloque a vaca na sombra", deputado Pedro Uczai.
Eu tenho a homenagem aos nossos amigos que se fazem presentes aqui, muitos deles agricultores, e gostaria de dizer que após ler esse projeto e refletir sobre todos os seus itens, em nome das futuras gerações, voto nesta tarde pelo disciplinamento do solo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)