Pronunciamento

Ismael dos Santos - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/08/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Registra a sua participação e o sucesso do evento promovido pela comissão de Prevenção e Combate às Drogas, da Alesc, a qual preside, que aconteceu em Chapecó, no dia 12, no seminário Viver, a Melhor Escolha, onde também estiveram presentes o historiador Everson Mendes e o psiquiatra Rodrigo Assunção.
Destaca e agradece a parceria da Escola do Legislativo no evento que contou com a presença de mais de 150 líderes comunitários, agentes da área da saúde e educação, assistência social e políticos para discutir a questão da depressão, do suicídio e automutilação, numa perspectiva com a comissão, porque trata-se de causas que envolvem o consumo de drogas sintéticas, a questão do álcool e da dependência química, que levam à depressão e passam a ser uma antessala do suicídio.
Cita dados estatísticos: a cada 40 segundos acontece um suicídio em alguma parte do mundo, a cada 45 minutos um suicídio no Brasil, são 32 suicídios por dia em média no Brasil, é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, e é a segunda causa de morte no mundo.
Agradece a Alesc pela oportunidade do evento que iniciou a caminhada. Agradece também a Câmara de Vereadores de Chapecó, onde se realizou o encontro, agradece a cobertura da TVAL e da Rádio Alesc, e de tantos outros meios de comunicação, como a Rádio Condá e a RICTV Record.
Comenta que o próximo circuito será em Criciúma, dia 27 de setembro, e dia 18 de novembro em Itajaí, completando três reuniões este ano, sendo que no primeiro semestre de 2020 acontecerão em outras cinco regiões: Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages e provavelmente Rio do Sul.
Fala que na presente data acontecerá o pré-lançamento do livro Deserto Noturno, que passa a ser uma cartilha do seminário Viver, a Melhor Escolha, uma proposta de captar o dilema de quem mergulha na depressão. O lançamento oficial do livro acontecerá no domingo, às 19h, na comunidade Bola de Neve, em Balneário Camboriú, deixando também um convite para que prestigiem o acontecimento.
Agradece especialmente a todos que colaboraram com o livro e com o seminário, e explica que escrever um livro é um ato de responsabilidade social, esperando poder disseminar cada vez mais a literatura, e poder contar sempre com inspiração e bons parceiros para continuar distribuindo gratuitamente, como já fez com mais de 500 mil livros, na proposta de formar novos leitores.

Deputada Paulinha (Aparteante) - Cumprimenta pela iniciativa, pelo belo trabalho, porque além das atividades de parlamentar, o deputado dedica-se aos cuidados da alma das pessoas. Registra que tem muito orgulho de ser sua colega no Parlamento, cumprimentando-o pelo lançamento de mais uma edição de um livro, que busca auxiliar o próximo.

DEPUTADO JULIO GARCIA (Presidente) - Parabeniza o deputado Ismael dos Santos pela iniciativa, afirmando que o seu trabalho enaltece a Assembleia Legislativa e contribui de forma indelével com a melhoria da sociedade catarinense. [Taquígrafa: Sara]