Pronunciamento

Ismael dos Santos - 113ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/12/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, deputado José Natal, já vamos fazer referência, sim, sobre a questão da corrupção, que v.exa. está lembrando à bancada.
Eu gostaria, inicialmente, de me reportar e saudar os catarinenses portadores de deficiência, porque hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência. De fato, ainda há um quadro de marginalização em nosso país em relação a essas pessoas, quer na questão da inclusão escolar, quer na questão da acessibilidade urbana, quer na questão das fontes de renda. Há um conjunto de elementos que formam a cidadania que ainda estão ausentes na vida dessas pessoas. Sem dúvida alguma, é preciso aprimorar uma política de inclusão social aos portadores de deficiência. E nesse dia, o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência, faço essa referência especial.
Deputada Ana Paula Lima, v.exa., que é de Blumenau, assim como este parlamentar, sabe que temos sido intensamente cobrados com relação à questão do famoso viaduto da Mafisa, na BR-470. É claro que a população tem estado inquieta e impaciente, e com razão, pois são três anos de espera por esse viaduto que vai permitir o acesso de toda a população do norte da cidade, passando sobre a famosa BR-470.
Felizmente temos observado, nesses últimos dias, uma aceleração dos trabalhos, mas há uma movimentação por parte daquela população, daquela comunidade, principalmente da região norte da cidade. Inclusive, no próximo dia 18 haverá um manifesto, coordenado pelo Codeic - Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central -, em especial, no sentido de fazer com que o governo federal e o governo municipal cumpram com a sua parte no que diz respeito à desapropriação dos acessos para o viaduto.
Mas queremos somar-nos a essa manifestação da comunidade organizada com outdoor, com propaganda, a fim de que o viaduto saia imediatamente.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Deputado, realmente a comunidade não só de Blumenau, como de toda a região do médio vale do Itajaí, está esperando essa obra que dará continuidade à duplicação da BR-470, que está prevista no Orçamento da União. Mas vamos fazer justiça: a parte que cabe ao governo federal já está acontecendo. As desapropriações nas margens da rodovia Guilherme Yensen são de obrigação do governo do estado.
Então, acredito que o que está faltando é também a boa intenção, a boa vontade do governo do estado, no sentido de acelerar e concluir aquela obra o mais rapidamente possível. Mas é justa a manifestação daquela comunidade, que assino embaixo.
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputada, pela intervenção.
Felizmente o governo do estado está sinalizando com recursos para as desapropriações em função da ousadia daquela comunidade em fazer o manifesto. Eu espero que de uma forma ou de outra tenhamos, em 2010, finalmente concluído esse antigo sonho.
Quero parabenizar também, sr. presidente e srs. deputados, o Hospital Santa Isabel, que recentemente completou 100 anos, pelo quingentésimo transplante renal, ou seja, aquele nosocômio já fez 500 transplantes de rim.
Esse trabalho foi iniciado na década de 80, portanto, há três décadas, mas foi nos últimos anos que o processo acelerou, sendo que 400 pessoas vivem de forma normal, com saúde, graças à equipe médica, à qual quero parabenizar, do Hospital Santa Isabel, que é um orgulho para toda a comunidade médica do vale do Itajaí e de todo o estado de Santa Catarina.
Por último, nos dois minutinhos que me restam, quero falar sobre a referência que o deputado José Natal fez à questão da corrupção. De fato, a exatamente dez meses das eleições gerais neste país, vivemos uma semana triste, uma semana que não resta muito a explicar e sim lamentar o episódio envolvendo o governador José Roberto Arruda, de Brasília, que deixou a ética política brasileira ainda mais pobre. Já era paupérrima, mas empobreceu ainda mais com esse fato. Isso acaba, sem dúvida, respingando e atingindo toda a classe política.
Eu dizia ontem, em um dos discursos que fiz, que não importa se o dinheiro estava na meia, na cueca, o que importa é que corrupção é corrupção e precisa ser combatida com ousadia, com tenacidade e com absoluto repúdio.
Eu tenho dito nos discursos que tenho feito pelo estado de Santa Catarina, e quero reforçar mais uma vez da tribuna deste Parlamento: para que os maus governem basta que os bons cruzem os braços. Essa tem sido a minha ótica ao longo da minha caminhada de 12 anos como vereador na cidade de Blumenau. E agora, neste Parlamento, como deputado, continuo hasteando essa mesma bandeira, esse mesmo bordão.
Mas não vamos desfalecer diante desses fatos negativos, pelo contrário, vamos arregimentar novas virtudes, um novo exército, novas cabeças pensantes que queiram participar e envolver-se com o projeto político, mostrando que é possível, sim, fazer política com ética, com decência e com a vocação maior de servir à população.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)