Pronunciamento

Ismael dos Santos - 115ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/12/2014
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, quero me juntar às condolências do deputado Joares Ponticelli ao amigo Luizinho que nos deixou. Tive a oportunidade de conhecer a comunidade terapêutica que ele voluntariamente conduzia, além da sua atividade profissional. Ele fazia um trabalho social fantástico, em Tubarão.
Queremos registrar os nossos sentimentos à família do suplente de vereador, Luizinho, de Tubarão. E também claro ao nosso amigo, colega, um exemplo de empresário, Alcântaro Corrêa, uma figura proeminente na cidade de Blumenau e em toda região de Santa Catarina, que já foi presidente da Fiesc. Alcântaro tinha uma postura extremamente firme, às vezes até um tanto quanto intransigente, mas extremamente ética. Ele conduziu muito profissionalmente a área de cirurgia na cidade de Blumenau, especialmente algumas empresas que ele teve oportunidade de presidir nesse ramo. Enfim, sempre trouxe grandes contribuições para a cidade de Blumenau e toda Santa Catarina.
A luta pela duplicação da BR-101, da BR-470 e tantas outras conquistas sempre foram pauta do Alcântaro Corrêa que, como já foi dito, nos deixou nesta madrugada, num acidente automobilístico, na BR-101, no município de Porto Belo.
Fica o nosso sentimento à família do Alcântaro, de Blumenau, e do Luizinho, de Tubarão.
Lamentavelmente, também temos que registrar, sr. presidente, permitam um paralelo, outra morte, mas agora do ponto de vista empresarial. Lá se foi a nossa Sulfabril. Uma das empresas que fizeram nome em Santa Catarina, no Brasil, e que há 15 anos vinha tentando se reerguer como massa falida, com uma dívida de quase R$ 15 milhões. Mas infelizmente fechou as portas ontem, com a demissão de 600 funcionários. Triste para Blumenau, para o vale de Itajaí, para o estado de Santa Catarina e para o Brasil não somente do ponto de vista econômico, mas também por tudo que ela representou. Mas não mais suportando a carga da dívida, dos débitos trabalhistas, definitivamente fechou suas portas, ontem.
Fica aqui o nosso lamento e a nossa disposição em acompanhar essas famílias, para que possam reconstruir a caminhada profissional na área têxtil.
Recebi nesta manhã, sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, representantes do Proerd de Santa Catarina, para uma rápida radiografia do programa no estado de Santa Catarina, e fiquei extremamente animado com os números que me repassaram.
Em 2014, tivemos 84 mil alunos da rede pública estadual, municipal e inclusive de algumas escolas particulares, todos eles da 5ª série do Ensino Fundamental, que passaram pelo Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas. Um modelo que foi de certa forma copiado dos Estados Unidos, mas adaptado, adequado e muito bem trabalhado em Santa Catarina e em alguns outros estados, que tem feito a cabeça, por assim dizer, dos nossos adolescentes, para que fiquem longe das drogas.
Nesses últimos 15 anos são mais de dez milhões de catarinenses que passaram pelo Proerd, e especificamente estamos fechando o ano de 2014 com essa contabilidade de 84 mil alunos da 5ª série, em 256 municípios catarinenses.
Parabéns à Polícia Militar, parabéns aos nossos monitores do Proerd. E alguns municípios sabemos que até gostariam de ter o Proerd, mas não têm por falta efetivamente de policiais que estejam dispostos. Nós temos municípios com dois policiais, e se um deles for dar o Proerd, a cidade fica sem a devida proteção.
Então, quero reconhecer aqui o trabalho do Proerd, parabenizar por mais esse número e pela meta alcançada agora no ano de 2014, com 84 mil alunos, deputado Gilmar Knaesel, na 5ª série, em 250 municípios, neste ano.
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - Muito obrigado pelo aparte. Apenas quero me solidarizar com o seu pronunciamento no que diz respeito à nossa Sulfabril que é uma perda para Blumenau, para Santa Catarina, para o Brasil, que ao longo de tantos anos elevou a marca, o trabalho que a empresa ofereceu a tantos blumenauenses, catarinenses. É uma perda irreparável.
Ao mesmo tempo v.exa. também faz referência ao dr. Alcântaro Corrêa, de quem tive o privilégio de ser amigo pessoal, de conhecer a sua história. Ele começou como estafeta, na Eletro Aço Altona, aonde chegou à Presidência, depois à Presidência da Fiesc e, acima de tudo, um empresário de visão, voltado para a área social.
Santa Catarina perde um grande catarinense. E para nós de Blumenau, da nossa região, ele foi um grande amigo e grande parceiro. Então, gostaria de me solidarizar com o seu pronunciamento, cumprimentá-lo e lamentar a perda desse ilustre catarinense.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado Gilmar Knaesel. E somo ao meu rápido e breve pronunciamento desta tarde os seus sentimentos pelo Alcântaro, de Blumenau, pelo Luizinho, de Tubarão, e pela infelizmente nossa Sulfabril, marca nacional que fecha, pelo menos do ponto de vista jurídico, as suas portas, com 600 demissões.
Mas a notícia positiva a alvissareira que trago nesse rápido discurso é o número que recebemos do Proerd, nesta manhã. São 84 mil alunos em 2014 que passaram pela sala de aula com essas instruções, resgatando valores e protegendo a nossa juventude da dependência química.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Deputado Ismael, parabenizo v.exa., por seu pronunciamento.
Quero dizer também que o Proerd faz um grande trabalho em nível de mundo. É um exemplo de trabalho na prevenção e no combate às drogas. E entendo que devemos começar cada vez mais cedo nas escolas, na família, esse trabalho de prevenção às drogas.
Ao mesmo tempo parabenizo v.exa. pelo trabalho na comissão Permanente de Combate às Drogas. AS entidades hoje estão conveniadas com o governo do estado, mostrando que Santa Catarina realmente está na vanguarda dessa questão, tanto pelo Proerd, na prevenção, com trabalho nas escolas, como no de apoio àquele que foi vítima das drogas e às suas famílias, um trabalho que v.exa. conduz muito bem aqui, na Assembleia Legislativa.
Então, parabenizo o Proerd e esse trabalho realizado.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, deputado Maurício Eskudlark. De fato continuaremos aqui com o nosso slogan, o nosso mote de caminhada por uma Santa Catarina sem drogas.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)