Pronunciamento

Ismael dos Santos - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/10/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, em nossa peregrinação pelo estado de Santa Catarina procurando conhecer de perto as demandas de cada região, acompanhamos pelos jornais e pela televisão as imagens assustadoras de mais uma intempérie que se abateu sobre nosso estado e de uma maneira muito focada e específica na região de Curitibanos e Campos Novos, onde duas mil casas foram atingidas pelo granizo, sendo destelhadas mais de 330 casas.
Imediatamente fizemos contato com a Defesa Civil do nosso estado para acompanhar toda a logística de atendimento e foram-nos passadas, naquele momento, as informações de que 30 mil telhas de fibra de cimento já haviam sido remetidas para Curitibanos. Contudo, segundo a prefeitura, ainda serão necessárias mais 30 mil telhas.
Há necessidade também de kits com gêneros de primeira necessidade e cestas básicas. Na verdade, cerca de oito mil pessoas foram atingidas somente na cidade de Curitibanos, o que equivale a 20% da população de 40 mil habitantes; quatro escolas foram intensamente atingidas, mas, felizmente, já voltaram a funcionar nesta segunda-feira; e ainda há um abrigo com 150 famílias alojadas.
Estivemos, na manhã de sábado, naquele local para acompanhar de perto a situação e gostaríamos de expor algumas imagens e também ouvir algumas pessoas, alguns catarinenses daquela região que passaram por essa calamidade.
(Procede-se à apresentação de vídeo.)
Essas imagens foram captadas no sábado pela manhã, ocasião em que falamos com algumas famílias do bairro mais atingido da cidade de Curitibanos.
Essas são algumas imagens dessa calamidade que atingiu aquela cidade, para a qual levamos a nossa solidariedade. E queremos agradecer à Associação Assistencial Nova Vida, na pessoa do sr. Ailton Buck, pela parceria que fez conosco para conseguir a doação de 700 telhas de fibra de cimento a algumas famílias daquela cidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)