Pronunciamento

Ismael dos Santos - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/09/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sra. presidente e srs. deputados, gostaria de registrar um voto de pesar à família do colega Rubens de Oliveira, que partiu no último domingo, mais uma vítima da BR-470, deputada Ana Paula Lima. O Rubens chegou a ser presidente do Sindicato de Corretores de Imóveis de Blumenau, uma figura extremamente comunitária, atuante, que infelizmente foi vítima da rodovia, perto de Apiúna, no último domingo, num acidente.
Tivemos 983 mortes nessa década. E mais do que nunca precisamos fazer alguma coisa. Quando estávamos no velório do Rubens, as pessoas nos indagavam, questionavam, sobre o que o Parlamento catarinense está fazendo pela BR-470.
Deputado Serafim Venzon, v.exa. também tem testemunhado as nossas intervenções no sentido de sensibilizar as autoridades, sobretudo o governo federal, para acelerar o projeto de licença ambiental, para que tenhamos de fato a tão sonhada duplicação da BR-470.
Mas ficam aqui os nossos votos de pesar pela partida do amigo Rubens de Oliveira.
Como fez o deputado Jean Kuhlmann, não poderíamos deixar de mencionar os 38 anos do Jornal de Santa Catarina. Nós, que atuamos durante 12 anos como vereador na cidade de Blumenau, sabemos da importância desse jornal, desse diário, não só para Blumenau, mas, em especial, para a região do vale do Itajaí.
Esse jornal foi fundado de 22 de setembro de 1971 e tem pautado a sua caminhada, o seu editorial, por isenção jornalística, por independência editorial, sobretudo por um intenso envolvimento comunitário. Por isso, registro também os nossos votos de congratulações ao Jornal de Santa Catarina pelos seus 38 anos completados no dia de hoje.
É claro que também queremos congratular-nos, deputado Cesar Souza Júnior, e peço perdão por ocupar o espaço do partido, neste momento, pelo Dia Mundial Sem Carro. É um dia naturalmente para reflexão, um momento em que se pretende mostrar a importância de se usar outros meios de transporte que não o carro, além de discutir novas formas de mobilidade humana. Esse dia foi criado há mais de uma década na Europa e tem como mérito servir não só para reflexão na questão do trânsito, mas também nas questões ambientais.
Em Blumenau, deputada Ana Paula Lima, reconhecemos, sim, o trabalho do então prefeito Décio Lima em favor da implementação das ciclovias, das ciclofaixas. Acompanhamos de perto, na época como vereador, esse trabalho. E é claro que reconhecemos e parabenizamos o trabalho do prefeito João Paulo Kleinübing na atenção ao programa de aluguel de bicicletas, ao sistema municipal de locação de bicicletas, uma novidade que só havia no Rio de Janeiro. Portanto, Blumenau é a segunda cidade do país, a primeira de Santa Catarina, deputado Kennedy Nunes, e saímos na frente de Joinville! São seis estações espalhadas pela cidade, com dez bicicletas em cada estação, que funcionarão das 6h às 22h, sendo que os 30 primeiros minutos são gratuitos para quem faz a locação da bicicleta, deputada Ada De Luca.
Eu quero também, nos minutos que me restam, registrar de fato o momento muito alegre, muito feliz, que foi a Marcha Para Jesus, à qual a deputada Professora Odete de Jesus já fez menção nesta tarde.
Eu gostaria de registrar algumas imagens. E peço à nossa assessoria que exiba as imagens dessa marcha que aconteceu no último sábado, aqui na capital.
(Procede-se à exibição de imagens.)
A Guarda Municipal estimou que cerca de 50 mil pessoas participaram da Marcha para Jesus. Está aí um pouco da juventude, dos grupos que se fizeram presentes, trios elétricos, coreografias, cantores gospel, como Marcelo Aguiar e Cassiane. A deputada Ada De Luca, o governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito Dário Berger, de Florianópolis, além de outras autoridades, também estiveram conosco. Foi um momento muito bonito e já são 20 anos da Marcha para Jesus em todo mundo e a 12ª edição na cidade de Florianópolis.
Neste ano, a temática foi marchando para derrubar gigantes, numa alusão ao texto bíblico, à história bíblica de Davi enfrentando o gigante Golias, naturalmente numa analogia aos problemas que o Brasil enfrenta como a desigualdade social, a corrupção, a violência. E a ênfase da marcha foi a de que a violência é a ausência de Deus, a ausência de Cristo nos corações. E é através dessa perspectiva de uma intimidade com Deus que poderemos trazer paz para a nação.
Parabéns a todos os organizadores da 12ª edição da Marcha para Jesus na capital.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)