Pronunciamento

Ismael dos Santos - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/08/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Registra que recebeu e leu parte do Currículo Base de Educação Infantil do Ensino Fundamental do Território Catarinense - 2019.
Relata algo que já aconteceu em 2015 e parece que agora repete o mesmo filme, desta forma demonstra a sua indignação quanto ao conteúdo do citado currículo, que traz na página de n. 379 - Proposta Curricular, Unidade Temática, Vida e Evolução, Objeto de Conhecimento - Sexualidade - Habilidade: selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Conteúdo = identidade de gênero.
Entende que isso é ideologia de gênero, e indaga de onde vem esta proposta. Para esclarecer tais questionamentos, traz uma série de argumentos explicando o que é a ideologia de gênero, que afirma que a "sexualidade não depende da biologia, mas de condições impostas pela sociedade". Também faz um breve histórico da ideologia de gênero, apresentando o pensamento de Marx, Horkheimeier e Marcuse.
O deputado manifesta-se veementemente contra a Ideologia de Gênero, afirmando: o seu posicionamento pró-família; defende o fortalecimento do conceito biológico, científico, jurídico e bíblico da família; não concorda com a aceleração do processo de erotização das crianças; não concorda com livros, kits e cartilhas distribuídos, influenciando crianças quanto à sexualidade.
Finalizando, reafirma: "a nossa consciência cristã e política deve nos convocar a não permitir que educadores utilizem as escolas como laboratório, expondo as nossas crianças à desconstrução do conceito de família e ao processo de erotização precoce". Além disso, adverte que - Os planos de educação devem estar limitados pela meta: "Superação das desigualdades sociais com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de toda forma de discriminação", ressaltando que este é o papel do estado, pois à escola cabe ensinar, educar é missão da família.
Apela ao secretário da Educação e ao Governador para que tomem providência, erradicando a ideologia de gênero das escolas catarinenses. [Taquígrafa: Sara]