Pronunciamento

Ismael dos Santos - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/03/2009
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, gostaria inicialmente, agora com a ausência do deputado Sargento Amauri Soares, de expressar a nossa preocupação também em relação à Segurança Pública. Temos acompanhado seus depoimentos nesta Casa e quero dizer ao deputado que uma das primeiras iniciativas que tomamos ao saber que retornaríamos a esta Casa foi entrar em contato com o secretário da Administração, o democrata José Ney Ascari, que nos garantiu avanço nas proposições para a Segurança Pública, em especial no que diz respeito à remuneração dos nossos policiais.
Espero e vou cobrar, deputado Sargento Amauri Soares, do secretário da Administração um avanço e, quiçá, uma aproximação maior com a categoria.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Obrigado, deputado Ismael dos Santos, queria agradecer o seu empenho, pois felizmente não erramos com relação à avaliação das pessoas.
Como falei ontem, sem nenhum interesse, sempre tive muito apreço por v.exa. e é uma satisfação saber que está conosco nesta Casa. Quero agradecer-lhe de antemão por essa preocupação com o conjunto de servidores da Segurança Pública e também por ter conversado com o secretário Antônio Gavazzoni. Nós estamos inteiramente à disposição para qualquer diálogo no sentido de superar essa crise e resolver essa situação.
Muito obrigado pelo seu empenho.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - A recíproca é verdadeira, deputado.
Falando em Segurança Púbica, eu gostaria de deixar aqui um convite. Na tarde de hoje, às 17h, estaremos inaugurando a delegacia civil da região norte da cidade de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, onde resido. Depois de muitos anos de luta, felizmente se estabelece hoje a delegacia civil na região de Itoupava Norte, que vai facilitar a descentralização das investigações na região norte da cidade. Hoje, portanto, às 17h, daremos esse importante passo a mais na Segurança Pública para a região do vale do Itajaí.
Falando do vale do Itajaí, não poderia deixar, nesta oportunidade, de tecer alguns comentários sobre a calamidade havida na cidade de Blumenau após três meses do ocorrido. Eu sei que os deputados Jean Kuhlmann, Giancarlo Tomelin e a deputada Ana Paula de Lima já estiveram aqui, com muita legitimidade, com muita propriedade, falando sobre a questão da calamidade na cidade de Itajaí, mas gostaria também de tecer os meus comentários.
O Sr. Deputado Cesar Souza Júnior - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Cesar Souza Júnior - Nobre deputado, antes de v.exa. iniciar a sua explanação, gostaria de manifestar, em nome da bancada dos democratas, a satisfação de tê-lo de volta na Assembléia Legislativa. V.Exa. tem uma responsabilidade muito grande, já que entra na vaga do sempre presidente desta Casa, o deputado Julio Garcia.
Tenho certeza de que v.exa., como já demonstrou na sua anterior passagem por este Parlamento, vem para fazer um trabalho sério. V.Exa. é uma pessoa de consenso, de diálogo e nós estamos muitos felizes e orgulhosos de poder contar com a sua presença nesta Casa, pois tenho certeza de que vai representar muito bem toda a comunidade de Blumenau e todo o estado de Santa Catarina.
Parabéns pelo seu retorno a esta Casa e vai ser um prazer tê-lo novamente aqui em nosso convívio.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Obrigado pela deferência, deputado Cesar Souza Júnior.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Pois não!
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Deputado Ismael dos Santos, ontem tive a alegria de registrar a nossa satisfação, não só de minha parte, mas da bancada do PSDB, de tê-lo novamente aqui na Assembléia Legislativa, pela sua inteligência, coerência, sua forma verdadeira e humana de ser, olhando nos olhos e dizendo a verdade. É assim que o político moderno tem que se comportar.
Mas quero dizer a v.exa., com relação à questão da Segurança Pública e da reconstrução de Blumenau, que hoje teremos uma grande reunião, às 19h, capitaneada por Rui Altenburg, por Alcantaro Corrêa e por todas as forças envolvidas na reconstrução da nossa cidade, que ainda sofre as conseqüências daquela calamidade. Esse tema da reconstrução não pode ser objeto de política partidária, de aproveitamento eleitoral, de discursos inflamados.
Eu acho que esse tema é muito importante e sei que v.exa., com a sua ponderação, a sua forma retilínea de condução, vai somar esses esforços para que essa questão seja tratada com muita responsabilidade diante da gravidade da situação que se apresenta ainda em Blumenau.
Se não temos o ideal, temos o real, que é a situação existente lá. Se não temos o ideal, que seria a solução plena, vamos trabalhar todos aqui irmanados para fazer o possível para amenizar o sofrimento da nossa gente que ainda está nos abrigos na cidade de Blumenau.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Perfeitamente, deputado Giancarlo Tomelin.
Quero dizer que, na verdade, quando convivemos com aquela situação no final de novembro de 2008, pelo menos três sentimentos nos assaltaram. Primeiro, o sentimento até de estarmos estupefatos por algo inusitado, na perspectiva geológica e climática, que se abatia sobre a cidade. O que aconteceu em Blumenau talvez tenha sido a maior calamidade geológica do século no país, com mais de três mil casas desmoronadas, outras duas mil comprometidas. Mas também tivemos um sentimento de impotência. Tenho certeza, e os deputados vão concordar comigo, de que naquele momento, ao tentarmos fazer alguma coisa, vimo-nos limitados na expectativa federal, estadual e municipal.
Felizmente, ao longo dos meses as coisas estão-se desencadeando. Tivemos também o sentimento de solidariedade, não só da classe política, mas, sobretudo, do povo brasileiro, do povo catarinense. E coloco da tribuna desta Casa, mais uma vez, ratificando aqui o que os deputados já devem ter feito, a nossa gratidão ao povo catarinense pela solidariedade naquele momento.
Quero dizer que há uma preocupação neste momento. A reconstrução está muito bem colocada, mas pelo que temos acompanhado apenas 10% do que foi sinalizado de verbas, quer em nível federal ou estadual, chegaram aos cofres públicos. Assim, precisamos agilizar isso, acelerar esse processo. Precisamos ter um cuidado ainda com os desabrigados neste momento de transição, quando estão abrigados em alguns galpões, em algumas fabricas que foram transformados em alojamentos, até porque ainda hoje estamos com nove escolas interditadas.
Por tudo isso, acho que é preciso, sobretudo a bancada que representa o vale do Itajaí, que estejamos unidos para que consigamos fazer valer a nossa voz nesta Casa no sentido da reconstrução da nossa região.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)