Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/10/2019
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Fala de um tema extremamente importante, que é a saúde, a qualidade de vida, principalmente para as pessoas acima de 55, 60 anos, pois a expectativa de vida tem aumentado muito, em Santa Catarina há uma expectativa de vida de praticamente 80 anos, evoluindo e logo será 85 anos, com isso não se pode esquecer que as políticas públicas para estas pessoas também precisam evoluir.
Neste sentido criou-se em Joinville, em 2014, um projeto chamado Mexa-se, com o principal objetivo de dar oportunidade às pessoas acima de 55 anos de praticarem atividade física, acesso ao lazer e socialização, com resultados satisfatórios no passar dos anos. Desde 2014 até hoje, 2.500 pessoas participaram do Mexa-se, com quase 50 mil atendimentos, e números impressionantes, como diminuição de triglicerídeos, colesterol, diabetes, e principalmente depressão na terceira idade.
Diz que está apresentando uma indicação para sensibilizar o governo do estado e a Alesc a abraçarem esta causa, criando no estado um programa como esse, quem sabe através da Fesport, e também seria importante que os municípios se engajassem nesta causa, pois cada um real investido em prevenção, são três reais economizados mais adiante.
Relata que o Ministério da Saúde investia até 99% do seu Orçamento em doença, e não especificamente em Saúde. Diz que, em reunião com o Ministro Mandetta, foi informado desta defesa que o mesmo está fazendo do atendimento da saúde primária, atenção básica em primeiro lugar, antes mesmo da alta complexidade.
Entende que, se o foco não for saúde primária e atendimento básico, não haverá hospital suficiente nos municípios, no estado, não terá medicamento suficiente daqui a alguns anos, quando a expectativa de vida aumentará muito.
Apresenta slides sobre o Projeto Mexa-se, de Joinville, que atende 2.572 pessoas, 82 turmas, 66 núcleos espalhados pela cidade, um total de 48 mil atendimentos, e 35 professores, representando uma grande economia para os cofres públicos, pois estas pessoas não estão nas filas das unidades básicas de saúde ou pegando medicamentos. Também traz depoimentos de pessoas que afirmam a melhora da qualidade de vida depois que passaram a participar do projeto, através da atividade física e do convívio social.
Acrescenta que hoje 13.5% da população do Brasil está acima de 60 anos, e em duas décadas chegaremos a quase 25% da população, por isso a importância de preocupar-se com o bem estar destas pessoas para evitar problemas futuros.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo trabalho realizado em Joinville, e por trazer a esta Casa a importância da atividade física, sobretudo na terceira idade. [Taquígrafa: Sara]