Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/11/2021
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Registra que teve a honra de ter sido indicado pela Alesc para representar o Parlamento catarinense no Encontro da COP-26, na Escócia. Comenta que o evento já foi notícia, porque o Governo brasileiro não aceitou assinar os termos de compromisso com a responsabilidade das mudanças climáticas. E, por isso, os Governadores vão participar do evento para assinar estes termos de cooperação. Alerta que, futuramente, quem não tiver os termos assinados terão dificuldade na relação internacional, principalmente com os países europeus.
Chama atenção para as mudanças climáticas que estão acontecendo no Estado, citando como exemplo as estiagens. Também o desmatamento da Amazônia, que interfere nas chuvas no Sul do Brasil. Fala que muitos poços artesianos estão sendo perfurados em Santa Catarina, com isso prejudicando muito o solo e não permitindo que a água chegue até a superfície. Sugere ao Governo recompense os proprietários que preservam nascentes e córregos nas suas terras, mantendo esta água superficial.
Comenta sobre as dificuldades dos agricultores e produtores de leite, salientando que muitos estão se reunindo para jogar o leite fora, pois o preço dos insumos aumentou, o preço pago para o agricultor baixou, mas no mercado o preço não baixou e o povo não está consumindo a mesma quantidade de leite. Considera a situação muito triste, tendo em vista que vários agricultores pretendem parar com a atividade.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Diz que o que estão fazendo com a agricultura é um crime, desde a situação climática aos insumos. É preciso abraçar esta causa pela importância do agricultor na produção de alimentos. Parabeniza o Deputado pela sua fala. [Taquígrafa: Ana Maria]