Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2023
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Alerta para os recordes de enchentes na região sul, em contrapartida ao período de seca histórica. Comenta que, no presente ano, 18 ministros do Governo Federal visitaram Santa Catarina e anunciou uma verba de 70,2 milhões de reais, com 20 milhões já liberados para os municípios e o restante em situação de análise dos projetos enviados pelos municípios. Acrescenta que o Governo Federal também anunciou 90 milhões de reais solicitados recentemente pelos municípios, pois é sabido que ainda há previsões de mais enchentes. Comenta que o Governo Federal ofereceu homens da força nacional, kits de higiene, aeronaves, cestas básicas e água potável.
Relembra que no início de 2019, aconteceu uma chuva muito forte no litoral, e o presidente Bolsonaro sobrevoou os municípios atingidos, não atendeu os prefeitos e não liberou verba. Também relembra que há dois anos aconteceu uma estiagem histórica no oeste de Santa Catarina, e a Ministra Tereza Cristina e o Secretário Nacional da Defesa Civil se fizeram presentes e prometeram trazer respostas do Governo Federal, mas até hoje não as receberam.
Parabeniza o Governo Federal por anunciar 187 mil casas populares para famílias que ganham até dois salários mínimos. Faz comparação ao governo anterior afirmando que não houve construção de casas populares e habitação com recursos do Governo Federal. Também informa que o Governo Federal está chegando ao valor de um bilhão e 300 milhões de reais de investimento nas rodovias de Santa Catarina, e acrescenta que o governo anterior não investiu nada. [Taquigrafia: Northon]