Pronunciamento

Dr Vicente - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Sra. presidente, srs. deputados, sra. deputada Ana Paula Lima, presente no plenário, nossa presidente da comissão de Saúde.
Hoje, sras. deputadas e srs. deputados, é um dia importante, depois de tantos anos de fundação da Organização Mundial de Saúde em 1948.
Nós temos um carinho muito grande, não apenas por sermos da área, como médico, formado há mais de 35 anos, aqui nessa bela capital catarinense, mas, sobretudo, pelo nosso trabalho diuturno nas instituições e também na saúde pública.
Passei em concurso em 1980 para o ministério da Saúde e desde então trabalhei um ano e pouco lá em Blumenau, 1983, e depois me transferi e estou até hoje em Jaraguá do Sul, onde desenvolvi sempre a minha atividade como médico do ministério da Saúde. Fiz atendimentos como neurologista, como clínico, depois de 2004 como médico da Vigilância Epidemiológica e como auditor de alta complexidade e realizando os eletroencefalogramas de toda a região de Jaraguá do Sul.
Também batalho ainda hoje como médico voluntário da Apae. São 32 anos de trabalho. Inclusive, mesmo durante o mandato, arranjo um tempinho para dedicar-me a uma instituição que tem dentro do coração da minha família uma história toda de prestação de serviço à comunidade. Justamente minha falecida mãe com o meu falecido pai fundaram a Apae de Blumenau há 50 anos. Sei que a deputada Ana Paula Lima, que é de Blumenau, que mora naquela cidade, estará presente numa grande comemoração na ocasião desse cinquentenário, dessa extraordinária contribuição que vem dando a Apae de Blumenau para todas as outras Apaes e para inúmeras outras situações que ocorrem na prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência.
Pois bem, senhores, hoje comemoramos este Dia Mundial da Saúde mais voltado para a nutrição, ou seja, para qualidade dos alimentos. Aqui quero dar um grande abraço à minha amiga Adriana Stollmaier, que hoje representa, dentro da prefeitura, segurança alimentar do governo do nosso amigo Napoleão Bernardes, um jovem empreendedor, prefeito da minha cidade natal, que guardo no fundo do meu coração, está levando informação de qualidade alimentar na Praça Dr. Blumenau, lá no centro da cidade, às pessoas que por lá trafegam numa grande mobilização.
É uma demonstração de levar ao público, às pessoas comuns, por exemplo, a higiene correta dos alimentos e das mãos, a conservação e organização dos alimentos na geladeira. Vejam, são coisas simples, mas que representam economia e, acima de tudo, afastam o problema de contaminação alimentar, da interpretação, da informação nutricional nos rótulos dos alimentos e no incentivo, na explicação e elaboração da própria horta da pessoa e orientações em relação à separação do lixo sólido também para a coleta. E é isso aí!
Quando pensamos em saúde pensamos apenas em receber do governo, mas acredito que a função não é apenas do governo para com a sociedade, mas, sim, a sociedade participando ativamente dos núcleos setoriais de saúde e também das organizações de saúde que fomentam de qualquer maneira o bem-estar de todos, pois saúde é um bem de todos, e eu interpreto isso, no país que julgo cidadão, depois de 1988, quando encontramos muito mais direitos do que deveres.
Acho importante, neste Dia Mundial da Saúde, pararmos e refletirmos sobre o papel de cada um de nós em relação a esses valores. Hoje temos que comemorar - e tenho batido muito nessa tecla - que este ano o boletim sobre a situação da dengue em Santa Catarina confirma 1.078 casos, ou seja, uma epidemia em uma cidade de nosso estado, no caso, Itajaí, que, graças a Deus, tomara seja logo debelada. E à custa de quem? Da população conjuntamente com a parte pública que é o mais importante.
Eu entendo que os funcionários, que o povo, as pessoas quando bastantes incentivadas se doam, elas participam, e é essa a tônica que temos como deputados, como representantes do povo: fazer, incentivar, chegar a todos os níveis.
E como tem dentro da minha região e da minha cidade, quero ressaltar aqui o valor de algumas pessoas que fazem doações, benemerência para várias casas de saúde, não apenas de Jaraguá do Sul, mas de Blumenau, Joinville, Guaramirim, São Bento do Sul, de Pomerode, alguns grandes empresários que não apenas se contentam com as suas empresas indo da melhor maneira possível economicamente, mas vão e passam daquele limite que todo mundo acharia que assim está bom
Temos o sr. Wander, sr. Egon, sr. Geraldo, já falecido, o sr. Werner e o sr. Vicente Donini, e tantas outras famílias que poderiam hoje estar acumulando milhões e milhões, mas doam para os hospitais, entidades e fazem esse complexo de saúde pulsar forte na minha comunidade. Por isso, tenho a dizer que me orgulho de morar em Jaraguá do Sul e me orgulharia muito mais ainda, nosso sempre governador, senador Leonel Pavan, que esse modelo de Jaraguá do Sul se prestasse a várias outras partes de Santa Catarina e do Brasil em que as pessoas pudessem doar e incentivar cada vez mais à saúde.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Pois não!
O Sr. Deputado Leonel Pavan - Em primeiro lugar, quero cumprimentá-lo pelo brilhante pronunciamento, que faz um relato de algo verídico e que nós sentimos todos os dias.
O que seria dos governos, deputado Vicente Caropreso, v.exa. que é uma pessoa ligada à saúde, de grande experiência. Uma pessoa que é voluntária atendendo às Apaes e que gratuitamente faz um serviço de generosidade.
O que seria dos governos se nós não tivéssemos pessoas como estas que v.exa. acabou de citar, todos esses nomes. Outras tantas em Blumenau, outras tantas em Caçador, em Chapecó. Estou citando algumas cidades, pois quando governador, ia visitar os hospitais levando recursos e encontrávamos empresários doando parte do que tinham para ajudar as pessoas mais necessitadas, apenas pela generosidade, pelo coração, por serem pessoas que reconhecem a necessidade daquelas pessoas mais humildes e mais pobres.
Acho que o seu pronunciamento, citando essas pessoas que se doam, que contribuem, essas realmente merecem ser citadas e elogiadas pelos governos municipais e o governo estadual.
Parabéns pelo seu brilhante pronunciamento, já que v.exa. além de deputado, é uma pessoa que se doa, voluntariamente, há muitos anos, para a Saúde, não apenas de Jaraguá, mas para toda Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO DR. VIENTE CAROPRESO - Muito obrigado pelo aparte, deputado Leonel Pavan.
Eu não poderia deixar, como funcionário público federal, e tendo passado dez anos também à disposição do governo estadual desenvolvendo as minhas atividades, de mandar um abraço a todos os funcionários do ministério da Saúde, e também da secretaria estadual de Saúde. São pessoas que se doam, e aqui quero abrir um parêntese, se nós formos pensar no salário congelado há décadas, como o meu e como o de vários outros funcionários do estado, realmente era para sair da atividade pública.
Mas Santa Catarina pode ter certeza, na Divisão de Vigilância Epidemiológica, na DIV, assim como em outros setores, são pessoas de alto espírito público, cabedal de pensamento e de preparo, realmente, para, como em outras situações graves de saúde pública, de risco de epidemias, se comportar de uma maneira altiva, fazendo não política partidária nem política de aparecer, mas sim a política correta de saúde, empregando ensinamentos e colocando em prática para proteger a população.
Então, fica aqui registrado o meu abraço aos profissionais de Saúde, o meu abraço ao Ministério da Saúde, aos profissionais das Secretarias Municipais e também do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado, srs. deputados, sras. deputadas.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)