Pronunciamento

Dr Vicente - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/04/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Reconhece o trabalho essencial que os servidores da Aprasc e do sistema prisional catarinense realizam, e menciona que são a melhor alternativa para enfrentar as dificuldades agudas que estão ocorrendo na sociedade, principalmente na segurança das escolas.
Comenta sobre o aniversário de 60 anos no dia de hoje da Indumak, empresa de Jaraguá do Sul, que é uma pujança econômica, e parabeniza os senhores Célio Bayer, Egon Schmidt e Eduardo Schmidt.
Ao se referir à presente data em que se comemora o Dia da Liberdade para dois povos - Itália e Portugal, faz a seguinte citação: "A liberdade de uma Nação é o bem mais precioso para o seu povo. E, portanto, 25 de abril representa a data de vitórias sobre ditaduras para alguns povos".
Na sequência do seu discurso, discorre sobre a celebração que acontece na Itália - Festa da Liberação, em que se comemora a liberação das tropas fascistas e nazistas, inclusive com a ajuda da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Faz comentários de fatos históricos que marcaram a citada data no idioma italiano, como a frase dita por Sandro Pertini, ex-político italiano, que disse: "À mais perfeita das ditaduras, eu preferirei sempre a mais imperfeita das democracias".
Fala, também, que em Portugal a referida data marca a Revolução dos Cravos - movimento político e social, que levou centenas e milhares de pessoas às ruas e depuseram o regime ditatorial vigente na época, declarando 25 de abril como o Dia da Liberdade, que é comemorado com festividades assim como na Itália. [Taquígrafa: Sílvia]