Pronunciamento

Dr Vicente - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/08/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Faz um agradecimento à Secretária da Saúde, Carmen Zanotto, por ter participado da instalação do serviço de cirurgia cardíaca, em Jaraguá do Sul, abrangendo toda a região, havendo uma redução no número de óbitos. Informa que, dia 28 próximo, será estabelecido ao Hospital São José para que comece a marcar as cirurgias cardíacas, representando um total êxito na ação de uma luta constante para que isso acontecesse.
Refere-se ao projeto de autoria do Deputado Mauro de Nadal, que acrescenta, na lei sobre direitos das pessoas com deficiência, dispor sobre o prazo de validade do laudo que ateste o transtorno do Espectro Autista. Questionando o fato de que essas pessoas têm que renovar os seus atestados para provar suas deficiências.
Menciona que ao projeto foram apensadas iniciativas análogas dos Deputados Julio Garcia, Sergio Guimarães e do próprio Deputado, estendendo para as demais deficiências, alterando o prazo de validade sem data definida, colocando apenas dentro do relatório as questões de evolução da doença. Esclarece que isso significa uma política pública de inclusão para as pessoas que não têm condições, que dependem totalmente dos serviços públicos. [Taquígrafa: Eliana]