Pronunciamento

Dr Vicente - 020ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/03/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Informa que, no dia 26 de março, comemora-se o Dia Roxo, que trata da conscientização sobre a Epilepsia. Relata que, como médico neurologista, tratou inúmeras pessoas com Epilepsia e é o autor da lei que instituiu o dia 26 de março como o Dia Estadual da Conscientização Sobre a Epilepsia.
Notifica que neste dia os profissionais da Saúde e ativistas vestem-se de roxo para conscientizar a população sobre a Epilepsia e pontua os objetivos da referida data: difundir informações e esclarecimentos sobre a Epilepsia para evitar discriminação; promover a inclusão profissional e qualidade de vida, melhorando o acesso às formas de tratamento existentes. Menciona diversos personagens históricos portadores dessa síndrome, informando que todos podem ter uma vida normal desde que as crises sejam controladas.
Historicamente, informa que, em 1873, o neurologista inglês John Hughlings Jackson conseguiu categorizar os diferentes tipos de Epilepsia e diagnosticar as crises. Desde então, os tratamentos vêm se aperfeiçoando para que os sintomas possam ser controlados de forma eficiente.
Divulga que os maiores desafios enfrentados pela saúde pública é a melhoria na consulta com profissionais de Neurologia, exames complementares e a ineficácia de alguns medicamentos. Relata que, em 2017, quando atuou como secretário de estado da Saúde, adotou medidas para reiniciar o tratamento de vários casos de Epilepsia refratária, evitando que os pacientes necessitem ir a outro estado efetuar as cirurgias.
Informa que mais de 100 mil pessoas com Epilepsia vivem normalmente, integrados à sociedade, graças ao diagnóstico, tratamento adequado e conscientização, representando os melhores caminhos para a inclusão social e pleno exercício da cidadania dos portadores dessa síndrome.
Finaliza, reiterando que o Dia Estadual da Conscientização sobre a Epilepsia representa a luta de todos os deputados para prover a melhoria no atendimento dos epiléticos.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo discurso e informa que também apóia os epiléticos, inclusive porque sua filha tem essa síndrome. [Taquígrafa: Elzamar]