Pronunciamento

Dr Vicente - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2018
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) -Refere-se à reportagem da jornalista Sônia Bridi ao Fantástico, mencionando o município de Jaraguá do Sul e comparando-o ao de Altamira, no Pará, que tem quase o mesmo número de habitantes, só que 35 vezes mais mortes. Pela reportagem observa-se que há dois tipos de Brasil, mas felizmente o que deu certo é catarinense.
Destaca a importância de refletir sobre uma questão que afeta a todos, a sensação de segurança que traz bem estar e que está cada vez mais longe. Registra que, no ano de 2000, as duas cidades tinham o mesmo índice de homicídios, 16 a cada 100 mil habitantes, mas no ano de 2015 Jaraguá havia conseguido diminuir para três por 100 mil, num esforço conjunto entre poder público, empresários e a sociedade civil organizada. Observa a explicação didática da jornalista, de que as duas cidades tiveram projetos de desenvolvimento, e também incentivos dos governos estaduais e federais, mas pressupõe que a diferença é que a iniciativa privada tem atuado em vários setores, aqui, praticando o desenvolvimento econômico sustentável.
Também verifica que um dos diferenciais da cidade é que ela vive uma situação de pleno emprego, com investimentos da indústria na área social, cultural e no seu desenvolvimento artístico. Acrescenta que a formação profissional também chega ao presídio, e neste sentido cita a importância do trabalho de ressocialização dos apenados, fazendo com que tenham a garantia de emprego depois de cumprida a sentença, reduzindo significativamente o índice de violência.
Cita, ainda, o destaque da cidade quanto à participação comunitária, que pode ser observada na administração dos hospitais e na educação, pois são várias as escolas que praticam o ensino de tempo integral, ressaltando que a maior rede de proteção social que existe é a formação e a proteção dos jovens, estimulando e dando condições de desenvolverem o seu potencial. Em poucas palavras, declara que o avanço de Jaraguá do Sul deve-se a uma mescla do envolvimento da comunidade e do comprometimento do estado.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Relata sobre o seu trabalho na Secretaria de Segurança, que priorizou a ressocialização, dando aos apenados oportunidade de trabalho, pois aquelas pessoas que hoje estão nos presídios devem voltar ao convívio social, e a sociedade deve estar preparada para recebê-los, e os mesmos devem sair com vontade de viver e não de cometer novos delitos. [Taquígrafa: Sara]